Postagens

Mostrando postagens de Novembro 28, 2019

ABL apresenta “Casamento suspeitoso”, de Ariano Suassuna na Leitura Dramatizada de novembro

Imagem
Academia Brasileira de Letras e a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena formaram uma parceria em 2019 e promovem apresentações teatrais da peça “O casamento suspeitoso”, entre outras, adaptadas para o formato de leitura dramatizada. O espetáculo tem a direção de Eduardo Almeida e o elenco é composto por alunos e ex-alunos da Escola. São eles: Matheus Racinne, Fabricio Sigales, Jhô Teodorio, César Vieira, Vivianne Baptista, Teo Pasquini, Miriã Duarte, Bruna Morais e Janice Fernandes. A leitura Na história, Lúcia vem do Recife, acompanhada do seu amante e de sua mãe, para casar-se com um ingênuo herdeiro de uma fortuna na cidade de Taperoá, interior da Paraíba. Os golpistas, porém, não esperavam se deparar com a esperteza da dupla de empregados, Cancão e Gaspar, que armam várias situações para provar que Lúcia é uma impostora e interesseira. Mas ao perceber que será desmascarada, a trambiqueira tentará reverter a situação, criando uma cilada para os dois serviçais. Em quem o …

Livro relata jornada contra o Parkinson

Imagem
O primeiro sinal veio em 2005: ao caminhar, o jornalista George Alonso sentiu uma ligeira dificuldade para caminhar, como se algo "travasse" o passo, especialmente o do pé esquerdo. Depois vieram as dores, especialmente naquela perna, que o impediam de ficar durante muito tempo sentado. Uma peregrinação por médicos só terminou no ano seguinte, quando surgiu o diagnóstico certo: doença de Parkinson, distúrbio no sistema nervoso que diminui a produção de dopamina, neurotransmissor que, entre outras funções, controla os movimentos. A forma com que Alonso vem lutando contra a doença degenerativa desde então inspirou a escrita do livro Os Últimos Dias Antes dos Próximos (Editora Referência), relato sincero sobre sua jornada. "Comecei a escrever como um desabafo", conta o jornalista, que decidiu publicar a obra ao perceber que há muita desinformação sobre a doença, a qual ele passou a chamar de 'Fera'. Em suas pesquisas, Alonso descobriu mais detalhes sobre como…

Festival Choro Jazz traz música e formação gratuita a Fortaleza e Jericoacoara

Imagem
A função social é uma das grandes responsabilidades de um evento voltado à cultura. Fincar elos com uma região específica e com isso facilitar o acesso à educação pode ser determinante dentro de uma comunidade. Completando 10 edições, o Festival Choro Jazz entra para a história como uma manifestação artística capaz de criar raízes profundas na sociedade cearense. Seguindo uma tradição elogiada, o projeto chega a 2019 festejando a música brasileira aliada à arte do encontro e da formação. Fortaleza e Jericoacoara sediam a iniciativa. A primeira parada acontece de hoje (28) até sábado (30) no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Já em dezembro, de 3 a 8, os craques da música instrumental fincam as bases na paradisíaca Jericoacoara. Neste ano, o homenageado especial é o compositor Paulo César Pinheiro. Arismar do Espírito Santo faz show em Jericoacoara no encerramento do festival Luiz Alves Um time estrelado entra em campo para decifrar toda uma programação. É uma…