Postagens

Mostrando postagens de Maio 3, 2017

Brasileiros que superaram o 'ensino chato' e viraram campeões da matemática

Imagem
Fernanda da Escóssia Do Rio de Janeiro, para a BBC Brasil iStock O que une um rapaz da zona sul do Rio e uma moça da zona rural que passou oito anos como noviça? A distância entre eles diminui graças à paixão por números: o garoto da zona sul, Artur Avila, se transformou no primeiro brasileiro ganhador da medalha Fields, uma espécie de Nobel para matemáticos até 40 anos; a moça, Lucy Degli Esposti Pereira, desistiu de ser freira, voltou a estudar e abocanhou quatro medalhas em concursos nacionais. Mas casos assim ainda são exceção. O abismo da matemática no Brasil persiste, e os resultados do país nos exames internacionais são sofríveis. Dados de 2015 mostram que 70,3% dos estudantes brasileiros de 15 e 16 anos estão abaixo do chamado nível 2 em matemática no exame do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), avaliação realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Nesse nível, espera-se que os jovens interpretem e reconheçam situações "…

Paul McCartney confirma show no Mineirão em outubro

Imagem
Ex-Beatle volta a Belo Horizonte após apresentação histórica há quatro anos no Gigante da Pampulha. Disco dos Beatles Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band deve ter destaque nos shows (Matheus Soares/ Mile4 Assessoria) Atualizada às 8h57 do dia 3 de maio de 2017. Para alegria dos mineiros, o ex-Beatle Paul McCartney vai falar “uai” de novo. Ele retorna ao Brasil para quatro shows, incluindo um em Belo Horizonte, no Mineirão, onde tocou em maio de 2013 para delírio de 53 mil fãs na época. A apresentação na capital mineira está marcada para 17 de outubro.
Os outros três shows também serão em outubro: Porto Alegre (Beira-Rio, em 13 de outubro); São Paulo (Allianz Parque, em 15 de outubro) e Salvador (Fonte Nova, em 20 de outubro). O disco dos Beatles Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, que completa 50 anos em 2017 e é considerado um dos importantes da história da música pop, deve ter destaque nas apresentações. Para clientes com cartão ELO, a pré-venda exclusiva começa nesta se…

Exposição mostra percurso de Lu Marini por 22 estados brasileiros durante nove anos

Imagem
Em fotos, vídeos e objetos, 15.042 quilômetros de terras brasileiras são expostos. O caminho corresponde à rota do piloto Lu Marini, que, por nove anos, viajou por 22 estados em seu paramotor. Sob curadoria de Gabriela Alejandra Nebot, a exposição "Pelos Ares: 15.042km de Brasil" mostra aos visitantes o Atlântico, o Pantanal, a Transamazônica, o Rio Tietê, o Rio São Francisco e o Rio Doce. A abertura da exposição será nesta quinta-feira, e ela poderá ser visitada até o dia 2 de julho. Para marcar a abertura da visitação, o piloto autor do material estará presente para visitação guiada do público. Haverá ainda um simulador de realidade virtual que permitirá que os visitantes se sintam voando como Marini em seu paramotor ao percorrer paisagens brasileiras. A mostra leva seu público para ver de cima desde áreas polêmicas como a Transamazônica e o Rio Doce até a realidade da população que vive às margens de um dos rios mais poluídos do País e as belezas do litoral brasileiro de…

Filmes de guerra são exibidos no Cineteatro São Luiz

Imagem
A Mostra Gêneros de Cinema apresenta neste mês de maio nove filmes de guerra, dos dias 2 a 7 de maio, no Cineteatro São Luis. A ideia do evento é trabalhar com filmes que, através da comédia ou do drama, abordam o antibelicismo. "O Grande Ditador" de Charlie Chaplin, "Dr. Fantástico", de Stanley Kubrik, e "O Pianista", de Roman Polanski, estão entre os títulos que serão exibidos no equipamento.  O público que quiser assistir aos filmes terá acesso gratuito.  Nos três primeiros dias de evento, três filmes serão exibidos em duas sessões seguidas. Nesta terça-feira, o longa "Sem novidade no front", dirigido por Lewis Milestone, entra em cartaz às 16h e às 18h45. "Inferno Pacífico", de John Boorman, e Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick, fazem parte da agenda do Cineteatro na quarta e quinta-feira respectivamente, no mesmo horário. Na sexta-feira, 5, dois filmes assinados por Clint Eastwood terão duas sessões seguidas em exibição. "A con…

Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco a partir de julho

Imagem
Cálculo de juros e multa do boleto atrasado serão feitos automaticamente Da redação, com Agência Brasil Um novo sistema para pagamentos de boletos começa a funcionar em julho: o boleto, mesmo vencido, poderá ser pago em qualquer banco. Além disso, o cálculo de juros e multa do boleto atrasado será feito automaticamente, o que reduzirá a necessidade de ir a um guichê de caixa e eliminará a possibilidade de erros no cálculo. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está apresentando o novo sistema para empresas e jornalistas em várias cidades. Hoje, foi a vez de Brasília. Na apresentação, o diretor adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu, lembrou que a nova plataforma vem sendo desenvolvida desde o ano passado, devido ao elevado número de fraudes em boletos. “A Nova Plataforma vai trazer mais segurança”, disse Tadeu. Ele acrescentou que o sistema atual tem mais de 20 anos de existência. Tadeu explicou que as informações de todos os boletos emitidos pelos bancos estarão na nova…

Curso ensina a combater o tráfico humano

Imagem
Vários especialistas nacionais e internacionais integram o painel de formadores do curso sobre «Prevenção, identificação e combate ao tráfico de seres humanos», que vai realizar-se entre 17 e 23 de maio, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. 
A ação de formação está dividida em seis módulos, onde serão abordadas diferentes áreas relativas ao tráfico humano, numa perspetiva teórica e prática. Podem inscrever-se desde advogados a profissionais do sistema de justiça penal, membros das forças de segurança, professores, agentes económicos, membros das organizações não governamentais, investigadores e estudantes. 
No primeiro módulo, agendado para o dia 17, a partir das 18h00, será dada uma perspetiva global do tráfico de seres humanos, traçado um quadro da situação em Portugal neste domínio e analisado o quadro legal a nível nacional, europeu e internacional, aplicável a este tipo de crime.

Fátima Missionária

Fotos «inéditas» de Fátima no Consolata Museu

Imagem
«Fotografias inéditas da Cova de Iria da década de 40 do século XX» podem ser vistas a partir da próxima sexta-feira, 5 de maio, no Consolata Museu, em Fátima. As imagens integram a exposição «A minha romagem à Fátima | Padre João De Marchi». A mostra «homenageia este missionário da Consolata italiano», que chegou a Fátima em 1943 e que logo no ano seguinte fundou o primeiro Seminário de Nossa Senhora de Fátima da Consolata de Portugal. 
A exposição apresenta as primeiras edições do livro «Era uma Senhora mais Brilhante que o Sol», publicado pelo sacerdote italiano em 1945. Com 300 páginas, o livro tornou-se num «best-seller», tendo sido traduzido para italiano, inglês, espanhol, francês, alemão e holandês e considerado como «uma das obras de referência sobre Fátima».
Entre as fotos únicas em exposição, uma delas mostra o fundador dos Missionários da Consolata em Portugal com a Irmã Lúcia, em 1946, aquando da sua visita a Fátima após «deixar as Irmãs Doroteias para entrar no Carmelo de …

Reformulação no Cadastro Nacional de Adoção deixará o processo mais transparente e ágil

Imagem
O Cadastro Nacional de Adoção (CNA), da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), passa por reformulação para agilizar a identificação de pais e as crianças a serem adotadas em todo o país.Foto: Arquivo CNJConforme o CNA, há cerca de 7,4 mil crianças cadastradas para adoção no país A juíza auxiliar da Corregedoria, Sandra Silvestre Torres, disse que um conjunto de medidas estão sendo adotadas para que até o próximo semestre os dados do cadastro de adoção estejam mais transparentes e deem maior rapidez aos processos. A magistrada está à frente do grupo de trabalho de infância e juventude, instalado pela Portaria n. 36/2016 da Corregedoria, para fazer essa reformulação dos cadastros.
O CNA é uma ferramenta digital de apoio aos juízes das Varas da Infância e da Juventude na condução dos processos de adoção em todo o país lançado em 2008 pela Corregedoria Nacional de Justiça. Conforme demonstra o cadastro, há cerca de 7,4 mil crianças cadastradas para adoção no país, ou seja, c…

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

O STF é uma vergonha

Dom Aloísio em nossos corações

Além das aparências