Postagens

Mostrando postagens de Abril 7, 2016

FÁTIMA: CONSAGRAÇÃO DAS DIOCESES DE PORTUGAL VAI ASSINALAR FIM DA VISITA DA IMAGEM PEREGRINA

Imagem
Agência Ecclesia 07 de Abril de 2016, às 14:40         Cerimónia vai decorrer no dia 13 de maio, na peregrinação presidida por D. Manuel Clemente
Fátima, Santarém, 07 abr 2015 (Ecclesia) – O encerramento da visita das Imagem Peregrina de Nossa Senhora vai ser assinalado na peregrinação do dia 13 de maio, presidida pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, com a consagração das Dioceses de Portugal a Nossa Senhora de Fátima.
A proposta de “consagração das Dioceses de Portugal a Nossa Senhora de Fátima” foi feita pelo reitor do Santuário ao episcopado português na Assembleia Plenária que hoje terminou, onde o padre Carlos Cabecinhas salientou também a grande participação de todas as dioceses na visita da Imagem Peregrina”, ainda a decorrer.
De acordo com o Comunicado Final da Assembleia Plenária, a consagração das Dioceses de Portugal a Nossa Senhora de Fátima é o “modo de envolver todas as Dioceses no acolhimento da Imagem Peregrina na celebração do próximo dia 13 de maio”.

FAMÍLIA: CARDEAL-PATRIARCA ESPERA «MUITO» SOBRE EXORTAÇÃO «A ALEGRIA DO AMOR»

Imagem
Agência Ecclesia 07 de Abril de 2016, às 13:41         D. Manuel Clemente destaca publicação «muito importante» para os crentes
Lisboa, 07 abr 2016 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa considera que perante as “muitas circunstâncias negativas na sociedade” se pode esperar “muito” da exortação apostólica dedicada à família «A Alegria do Amor», do Papa Francisco, quer vai ser publicada esta sexta-feira.
“Acho muito importante o que ela vai trazer para a vida dos crentes. Ainda não a li mas o que ela vai trazer, estando de acordo com toda essa reflexão onde o próprio Papa nos incluiu, não quis fazer um documento sozinho, é encararmos a família, quer na Igreja, quer na sociedade como a base de tudo o mais”, disse D. Manuel Clemente.
À Agência ECCLESIA, considerou que tudo quanto seja “reforçar a vinculação familiar”, quer na Igreja, quer na sociedade, é fundamental, por isso, pensa que esse vai ser “o grande contributo” do documento Papal.
“Quer depois saibamos, como se costuma diz…

IGREJA/SOCIEDADE: BISPOS REFORÇAM «TOTAL REJEIÇÃO» DE LEGALIZAÇÃO DA EUTANÁSIA

Imagem
Agência Ecclesia 07 de Abril de 2016, às 14:37         Assembleia Plenária da Conferência Episcopal pede aposta nos cuidados paliativos
Fátima, Santarém, 07 abr 2015 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reforçou hoje em Fátima a sua posição de “total rejeição” de uma eventual legalização da eutanásia no país.
“A Assembleia reafirmou a total rejeição da eutanásia, que elimina a vida de uma pessoa, matando-a. A Igreja nunca deixará de defender a vida como bem absoluto para o homem, rejeitando todas as formas de cultura de morte”, refere o comunicado final da reunião, que decorreu desde segunda-feira.
O organismo máximo do episcopado católico em Portugal debateu o tema “a partir da recente nota pastoral do Conselho Permanente” da CEP, com o contributo de “alguns peritos na área do direito e da medicina”.
Para o episcopado português, é necessário promover uma “cada vez mais uma efetiva proximidade junto dos que mais sofrem” e intensificar “a rede de cuidados paliativos c…

OS RIOS QUE CORTAM MINHA VIDA

Imagem
domtotal.com Conto viaja pelas paisagens da Amazônia com sensações que lembra o universo
Em que canto navego depois de tantos mares? O que afinal procuro quando a vida me cobra os minutos? Por Ricardo Soares *
Uma chata, uma barcaça desengonçada, sobe  o Rio Amazonas contra a correnteza. Na verdade não dou conta de que, apesar de parecer ser uma chata tropical, ela sobe é contra a correnteza do rio Sena, atravessando Paris.  Percebo isso súbito quando ao tentar espantar uma gaivota suja de óleo  dou de cara com a catedral de Notre Dame.
A gaivota se espanta e "vaza". Momentos depois volta acompanhada de várias amigas enfezadas que passam a defecar ferozmente em mim tentando me expulsar das visões idilicas de Paris e me devolver para o meio do Rio Amazonas , quase chegando a Macapá, pois vejo de longe a fortaleza de São José apontando seus canhões para o infinito. Na verdade tenho muito calor e já não sei se é febre ou a elevada temperatura e elevadíssima umidade relativa do ar.…

'FOGO NO MAR' ABRE HOJE O É TUDO VERDADE

Imagem
'Fogo no Mar' abre hoje o É Tudo Verdade Vencedor do festival de cinema de Berlim, Fuocoammare, Fogo no Mar abre festival em SP. Fuocoammare, Fogo no Mar abre festival em SP. Em menos de três anos - entre setembro de 2013 e fevereiro deste ano -, o italiano Gianfranco Rosi fez história vencendo dois dos maiores festivais de cinema do mundo. O fato, por si só, seria notável, mas ele ainda venceu com documentários e a tradição mostra que, na maioria das vezes, os júris não sabem como proceder diante de obras do gênero, preferindo, invariavelmente, as ficções. Rosi venceu em Veneza com Sacro Gra e, este ano, em Berlim, com Fuocoammare, Fogo no Mar. O segundo abre nesta quinta (7), em São Paulo, o Festival de Documentários É Tudo Verdade e depois terá mais uma exibição no evento, antes de estrear na quinta (28).
No Rio, o festival começa na sexta (8), com As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana, nacional de Paola Vieira e Cláudio Lobato. Em ambas as capitais, encerra-se dia 17 e,…

ECONOMIA A ECOLOGIA A PARTIR DA REALIDADE SOCIAL

Imagem
Marcus Eduardo de Oliveira 07/04/2016 A cada dia a população mundial aumenta em 220 mil pessoas, já descontadas as mortes.
Nenhuma abordagem sobre a situação ecológica atual, notadamente relacionada à perda de biodiversidade e ao esgotamento dos serviços ecossistêmicos, pode ser levada a sério se não incluir, nesse contexto analítico, as realidades sociais e econômicas do mundo, especialmente em torno dos níveis de desigualdades de renda e riqueza e as possibilidades determinantes do consumo global, que separa de um lado os 20% mais ricos – consumindo mais de 80% de toda a produção econômica – e, de outro, os 80% mais remediados – consumindo o que sobra, pouco menos de 20% da produção mundial.
De tal forma, isso implica lançarmos um atento olhar sobre o modo como estamos construindo – e agindo sobre - o futuro do planeta. Por isso é tão urgente entender a ecologia a partir das realidades sociais e econômicas do mundo, o que requer, de modo análogo, entender a dinâmica da cultura glob…

ÓPERA DO TEMPO

Imagem
domtotal.com
O sumiço intrigava o garoto. Por que seu pai e seu tio se escondiam? Óperas, talvez pelo excesso familiar, jamais entraram em seu cardápio musical.
Por Luís Giffoni*

Os dois irmãos eram vizinhos. Gostavam de ópera. De vez em quando, o mais novo ia à casa do outro ouvi-las. Trancavam-se numa sala, punham os velhos discos de 78 rotações nas alturas, Enrico Caruso de preferência, cantavam juntos os libretos que sabiam de cor, atropelavam-se nas árias, sumiam do mundo.
O sumiço intrigava o garoto. Por que seu pai e seu tio se escondiam e não permitiam que nem as esposas entrassem na sala? Numa tarde, resolveu investigar. Quando o berreiro começou, observou o dueto pelo vidro de uma das janelas. Os irmãos cantavam e choravam. Ou se abraçavam e choravam. O tio segurava um lenço enorme para conter o tsunami do rosto.
O garoto, então com dez anos, achou a performance idiota. Seu pai, quase sessentão, severo em casa, desmanchava-se ao lado do irmão por conta de uma música ridícul…

HOJE FAZ TRÊS ANOS QUE O PAPA FRANCISCO TOMOU POSSE COMO BISPO DE ROMA

Imagem
Papa Francisco na Cátedra de Roma, 7 de abril de 2013/ L’Osservatore Romano.
VATICANO, 07 Abr. 16 / 11:30 am (ACI).- Em um dia como hoje, há três anos, o Papa Francisco tomou posse da Cátedra (cadeira na qual se senta o bispo nos ofícios litúrgicos) do Bispo de Roma, em uma cerimônia realizada na Basílica de São João de Latrão, a Basílica papal que também é Catedral da capital italiana.
Esta Missa foi celebrada no Segundo Domingo de Páscoa ou da Divina Misericórdia de 2013. Estiveram presentes o Vigário de Roma, Cardeal Agostino Vallini, o Vigário Emérito e ex-presidente da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Camillo Ruini, bispos auxiliares, sacerdotes da Diocese, diáconos, religiosos e fiéis leigos.
Após a celebração, o Pontífice apareceu no balcão das bênçãos da Basílica e saudou os fiéis presentes no local com estas palavras:
“Irmãos e irmãs, boa tarde! Agradeço-lhes pela sua companhia na Missa de hoje. Muito obrigado! Peço-lhes que rezem por mim, pois necessito. Não se esque…

O QUE HÁ POR TRÁS DA ADOÇÃO GAY? EXPLICA UM PERITO JURISTA

Imagem
Por Bárbara Bustamante
Imagem referencial / Crédito: Domínio Público
SANTIAGO, 06 Abr. 16 / 07:00 pm (ACI).- A ofensiva do lobby gay a fim de que permitam a adoção de crianças por casais homossexuais conseguiu alcançar o seu objetivo em distintos países do mundo. Em novembro do ano passado, a Colômbia se somou à lista e no Chile o debate começou no Parlamento.
O grupo ACI conversou acerca deste tema com o advogado e acadêmico da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Álvaro Ferrer, que alertou sobre uma série de perigos por trás da adoção gay.
Segundo Ferrer, “sob o pretexto da igualdade de direitos se quer legitimar um modo de comportamento livremente eleito por adultos. Tal legitimação pretende que esse modo de comportamento – o comportamento homossexual – seja legalmente imune de toda consideração, assumindo que é inofensivo, mas em si mesmo positivo”.
“Isto se vê claramente na pretensão de que os casais homossexuais possam adotar: querem legitimar a convivência homossexual com…

O FACEBOOK PROIBIDO DE LETÍCIA SABATELLA

Imagem
ARTIGOS 6 DE ABRIL DE 2016 O bloqueio de sua página no Facebook, ainda que tenha sido apenas temporário, confirma os tempos de razão obscura e corações raivosos que vivemos. Por Roberto Malvezzi (Gogó)* A primeira vez que vi Letícia pessoalmente foi quando ela veio visitar Frei Luis, em Sobradinho, quando ele estava em greve de fome. Desde então ficamos amigos. Eu dirigia o carro e íamos de Juazeiro a Sobradinho quando o telefone tocou e era o aviso que a mãe da colega que estava com ela tinha acabado de falecer. Sem saber o que fazer, encostei o carro e perguntei o que faríamos. Ambas choravam, mas a colega dela disse que era para seguirmos em frente.
Depois, em Sobradinho, à medida que a consciência saiu do choque, vi Letícia fazendo o que pudesse para arrumar um meio da colega voltar ao Rio. Enquanto não resolveu, não sossegou. Naquele dia veio uma tempestade feroz na região, depois de sete meses sem chuva. A energia aos pés da barragem de Sobradinho foi embora. Nossa celebração da …

Mais Visitadas

José, servo bom e fiel

Nossos escritores

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior