Postagens

Mostrando postagens de Novembro 7, 2017

3.186 detentos farão o Enem e o Encceja neste ano

Imagem
A expectativa de crescimento e mudança no futuro também é uma realidade no sistema prisional cearense. A vontade de voltar ao convívio social, aliada ao trabalho dos professores e dos agentes penitenciários, fez com que o número de inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para pessoas privadas de liberdade batesse o recorde de inscritos em relação a dados anteriores. A informação é do assessor educacional da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), Rodrigo Moraes. Ao todo, 3.186 internos se inscreveram nas duas avaliações. Neste ano, o Enem teve 996 inscritos, enquanto o Encceja reuniu 2.190 alunos, sendo 1.162 para obter a certificação do Ensino Fundamental e 1.028 do Ensino Médio. O número é expressivo e surpreende os dados históricos, de acordo com Rodrigo. Para ele, essa oportunidade serve para avaliar os resultados do trabalho de educação em prisões, além de possibilitar que os interno…

Fortaleza recebe, a partir de hoje, uma seleção das obras que integraram a 32º Bienal de Arte de São Paulo

Imagem
Realizada em 2016, a última Bienal Internacional de Arte de São Paulo, em sua 32º edição, escolheu a “Incerteza viva” como tema. A proposta era refletir sobre as atuais condições de vida e as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher nossas dúvidas. Entre setembro e dezembro daquele ano, mais de 900 mil pessoas passaram pelo pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. Foi a a maior visitação da Bienal de Arte na última década. No total, 81 artistas participaram do evento - e pela primeira vez o número de artistas mulheres foi maior que o de homens. Parte da Bienal está circulando pelo País, em uma mostra itinerante que deve passar por doze cidades no Brasil e duas no exterior. Em Fortaleza, obras de 15 artistas e coletivos estarão expostas a partir de hoje, 7, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), no Centro Dragão do Mar. Além da exposição, também serão realizadas algumas ações educativas, parceria com o Porto Iracema das Artes. Obra da artista sul-africana…

Feira do Livro de Sobral inicia hoje com palestra de Maurício de Souza

Imagem
Escritores de diferentes origens e pulsões literárias se encontram a partir de hoje, 7, na primeira edição da Feira do Livro de Sobral. Em apenas um espaço, o evento vai colocar na mesma rota de colisão nomes como Ana Miranda, Socorro Acioli, Talles Azigon, Raymundo Netto, Carmélia Aragão e o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa. O evento, que é gratuito, acontece no Centro de Convenções de Sobral e vai até quinta-feira, 9. Mendes Júnior, um dos organizadores da feira, destaca a necessidade de aproximar as populações do livro como bem físico. “Queremos que a população de Sobral converse mais sobre livros, compartilhe com a família e os amigos estas experiências e seja atraído, apaixone-se. Queremos, ainda, dentro de uma missão que nos impusemos, diminuir a distância entre o livro - ‘objeto’ que ainda provoca medo - e o olhar do futuro leitor”, diz. A ligação entre livro e leitor vai passar pela presença de uma figura determinante no processo de leitura: o autor. “Esse tipo d…

100 anos da Revolução Russa

Imagem
Isabel Filgueiras Correspondente em são paulo isabelfilgueiras@opovo.com.br O centenário da Revolução Russa marca a data em que o ideário dos pensadores Karl Marx e Friedrich Engels ganhou uma chance de se tornar real. Em 1917, o mundo via um governo socialista pela primeira vez, sem saber o que esperar dele ou se o chamado “socialismo utópico” seria realmente possível. Liderada por Lênin, a mudança que culminou no fim do Império Russo e da dinastia Romanov abriu as portas para novas perspectivas. Cuba, Coréia, China, Vietnã seguiram caminhos similares. A Revolução de Outubro, pelo calendário gregoriano, seguido pelo Brasil, ocorreu em novembro. À época, no entanto, o império czariano seguia o calendário juliano, 13 dias “atrasado”. Portanto, os eventos da tomada de poder dos bolcheviques narrados no fim de outubro, na verdade, aconteceram em novembro. A partir deste ponto na história, tornou-se possível o surgimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Com ela, nasceu…

Liberdade de expressão precisa ser incorporada à alma do povo, diz Google

Imagem
Sanchez participou do seminário "As liberdades na era digital e os limites do Estado". Sanchez participou do seminário "As liberdades na era digital e os limites do Estado". (Divulgação)
O advogado Guilherme Sanchez, defensor do Google Brasil, disse nesta segunda-feira, 6, que ainda falta muito para que os direitos à liberdade de informação e de expressão sejam incorporados "à alma do nosso povo". Sanchez participou nesta noite do seminário "As liberdades na era digital e os limites do Estado", promovido em Brasília pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub) e pelo Instituto Palavra Aberta.
"O alcance e a dimensão da internet potencializam e aprofundam a tensão entre a liberdade de informação e outros direitos fundamentais. O Brasil não é um país de direitos absolutos e a liberdade de expressão não é um direito absoluto. Só que o nível de liberdade e autonomia do nosso povo e a qualidade da nossa democracia têm relação direta com o apreço…

Coletânea de Contos, organizada por Socorro Acioli, é lançada na Livraria Cultura

Imagem
O Livro Farol é resultado das atividades do Ateliê de Narrativas Socorro Acioli, promovido pela Livraria Cultura desde março deste ano. Vinte e nove escritores participam da coletânea de contos. Todos as histórias são ambientados no Ceará. 03/11/2017 29 escritores participaram da Coletânea Contos Foto: Divulgação/Evento O próximo dia 16 de novembro será especial para a turma de formandos do Ateliê de Narrativas Socorro Acioli, da Livraria Cultura. O livro de contos Farol, fruto das oficinas de escrita de nível intermediário, será lançado ao público, na Livraria Cultura, às 19 horas, pela Editora Moinhos. Aos 75 anos, a física e advogada Ana May é uma das autoras. A experiência de vida não lhe tira o friozinho na barriga de ter sua escrita literária publicada pela primeira vez. Para ela, a escrita a conecta com as mudanças do tempo. “Penso que o viver só tem a acrescentar ao ato de escrever. Escrevendo me incluo na atualidade”, reflete. Uma atualidade que Belle Leal, com 14 anos, a mais…

Candidatos surdos comemoram tema da redação do Enem e novo recurso da videoprova

Imagem
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil* O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que tratou dos desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, surpreendeu muitos professores e candidatos por abordar uma questão tão específica. Mas para cerca de 6 mil alunos com surdez ou deficiência auditiva que fizeram a prova, o assunto foi uma oportunidade para debater os problemas vividos no dia a dia. A estudante Gleice Genaro diz que não consegue descrever a emoção que sentiu ao ver o tema da redação do Enem. Ela é surda congênita e estudou em escolas de surdos até o ensino fundamental. “No ensino médio, comecei a estudar em uma escola pública onde não tinha a acessibilidade, mas meus amigos me ajudavam muito. Hoje também já enfrento as barreiras na faculdade. Eu não tenho a acessibilidade e, além disso, faltam intérpretes de Libras [Língua Brasileira de Sinais] nas aulas”, conta. Esta foi a segunda vez que a estudante fez o Enem. Ela já ingressou na …

Mais Visitadas

Amigos e familiares relembram Patativa do Assaré em especial na TV Verdes Mares

Ednardo deve ser atração no Réveillon de Fortaleza

Campanha "Eu Te Dedico", lançada pelo Verso, incentiva declaração de amor aos livros