Postagens

Mostrando postagens de Julho 7, 2018

Museu de Valores do BC abre aos sábados neste mês de julho

Imagem
O Museu de Valores e a Galeria de Arte do Banco Central (BC), em Brasília, abrem aos sábados durante o mês de julho, das 14h às 18h. De terça à sexta-feira, a visita ocorre das 10h às 18h.
Segundo o BC, um diferencial para esse período especial será que, aos sábados, os visitantes também poderão apreciar o grande painel Descobrimento do Brasil, de Candido Portinari, que fica no Salão Nobre de Reuniões, no mesmo andar da Galeria de Arte. O painel uma composição em têmpera e óleo sobre tela de 1955, tem cinco metros de altura por quatro de base. Ele está exposto na mesma sala em que ocorre o primeiro dia das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).
Acervo em exposição No Museu de Valores do BC, além da exposição permanente de cédulas e moedas do Brasil, é possível visitar a exposição temporária interativa Os Valores do Futebol, com detalhes sobre as moedas usadas nos países que participam da Copa do Mundo 2018, informações sobre a história do esporte no país-sede do torneio nes…

'Medicina do Além'

Imagem
Paulo Eduardo Mendes* Nossa leitura é abrangente a tudo que possa interessar, notadamente no aspecto de jornalismo. O fascínio pela notícia, pela boa informação, faz parte do todo que nos cerca nesta seara de comunicação. Os livros são auxiliares diretos dessa "conversa" silenciosa com as obras mais portentosas em todos os setores da vida. "Medicina do Além" é um desses livros cujo título despertou nossa atenção. O autor Ismael Alonso revela, de plano, ser um trabalho percebido em psicofonia, através de João Berbel. A matéria enfocada trouxe o aval precioso de Allan Kardec, conforme destaque na Revista Espírita de número 1865. Kardec enfatiza: "Os Espíritos vêm ajudar o desenvolvimento da ciência humana e não suprimi-la". Concordamos em gênero, número e grau, por entender a mecânica dessa preciosa comunicação vinda dos planos "além da vida". Nada foi criado ao sabor de ideias ficcionais. Tudo foi colocado no papel com a respeitabilidade de estud…

Documentário mostra os acertos do escritor e erros do homem

Imagem
por Gustavo Fioratti - Folhapress O escritor Arthur Miller (1915-2005), em imagens do documentário dirigido por sua filha O documentário "Arthur Miller: Writer", que a HBO exibe desde o fim de junho (disponível também na plataforma digital do canal), investe em um ponto de vista privilegiado e particular: quem filmou o retrato do autor de "Morte de um Caixeiro Viajante" foi sua própria filha, a cineasta Rebecca Miller ("O Plano de Maggie"). Estamos, portanto, dentro do ambiente familiar de um escritor famoso que dedicou boa dose de sua atenção aos relacionamentos de pais e filhos, de maridos e esposas e também a um olhar cético em relação ao sonho americano. Mas há um porém. Se o espectador tem a possibilidade de ver este, que é um escritor fundamental da dramaturgia moderna nos Estados Unidos (1915-2005), tão de perto, sobra ao final um detalhe inconcluso e de difícil digestão para o entrevistado: Arthur Miller teve um filho com síndrome de Down, do qual …

Editoras independentes injetam fôlego novo na produção e consumo literário do País

Imagem
por Diego Barbosa - Repórter Historicamente ligado à década de 1970, o movimento conhecido como Geração Mimeógrafo fomentou práticas que até hoje ecoam no mercado editorial brasileiro. A forma artesanal na qual os impressos eram concebidos, o número reduzido de cópias fabricadas – destinadas a um público seleto – e a liberdade temática presente no conceito de cada obra assinada: tudo isso ainda norteia o trabalho de editores e autores do campo literário. Projetos capitaneados por editoras independentes talvez sejam o exemplo mais nítido da ressignificação dessa “escola”. Contudo, sob outro espectro: se, antes, o que ditava os rumos do movimento era, em parte, a dificuldade de inserção do material escrito em grandes editoras, num país sob ditadura, hoje há perspectivas que dialogam com outras variáveis. > Editoras abrem veredas para a experimentação Nesse sentido, entram em foco, por exemplo, um maior esmero no processo de concepção gráfica de cada exemplar publicado e a oportunidade…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil