Postagens

Mostrando postagens de Setembro 9, 2016

Inaugurado na Índia 1º hospital dedicado a Madre Teresa

Imagem
Hospital com 25 leitos estava em construção há quatro anos e tem estrutura para lidar com doenças como tuberculoseDa Redação, com Rádio Vaticano A Diocese de Miao, no Estado de Arunachal Pradesh, nordeste da Índia, inaugurou o primeiro hospital dedicado à Santa Teresa de Calcutá. A cerimônia de inauguração foi nesta quinta-feira, 8. O pequeno hospital, de 25 leitos, estava em construção há quatro anos e representa uma bênção para os habitantes do distrito. “Na região, havia extrema necessidade de um hospital”, afirmaram funcionários presentes na inauguração. O bispo de Miao, Dom George Pallipparambil, explicou o motivo para dedicar o hospital à Madre Teresa. “Este Instituto quer recordar que Madre Teresa e a misericórdia caminham juntas. Estamos muito orgulhosos de poder dizer que Madre Teresa visitou a nossa diocese. Depois de muitas dificuldades, visitou Arunachal Pradesh em 1993. A diocese de Miao pretende unir-se à celebração da canonização de Madre Teresa, honrando-a com este hos…

G-20

Imagem
Gonzaga Mota*
Nesta semana estiveram reunidos na China o grupo formado pelos 20 países mais ricos do mundo. Tomamos conhecimento, através da imprensa, que os debates e as propostas apresentadas visaram alcançar melhores dias para a comunidade internacional, pois os problemas são vários e significativos. A ganância de determinados países motiva uma desconfiança que prejudica o entendimento, de um lado, e gera desigualdades e desequilíbrios políticos, econômicos, sociais e culturais, de outro. Nessa linha de raciocínio, surgem a exploração desordenada dos recursos naturais não renováveis, a miséria crescente de milhões de pessoas, a corrida armamentista, a falta de solidariedade humana, a ausência de uma paz estável, dentre outros problemas. O radicalismo tem influenciado de forma negativa as alterações de comportamento e de organização social.  Crises, desemprego, miséria e violência decorrem de movimentos radicais que não buscam soluções, mas modelos errôneos do ponto de vista polític…

Curso Introdução à Literatura Gay apresenta panorama histórico da homoafetividade

Imagem
Aula será realizada neste sábado, no centro multicultural Aldeia, em Porto Alegre Por: Alexandre Lucchese

Samir Machado de Machado ministra o curso neste sábado, a partir das 14hFoto: Paty Tessmann / Divulgação Oculta por metáforas ou escondida nas entrelinhas dos relacionamentos, a homoafetividade está presente desde sempre na literatura: basta uma leitura atenta para perceber que o amor sempre transcendeu gêneros. É o que defende o escritor Samir Machado de Machado, que ministra neste sábadodas 14h às 17h, a primeira edição do curso Introdução à Literatura Gay. O encontro, promovido pela agência Lalô 3051, será realizado na Aldeia (Santana, 252) – as inscrições custam R$ 40 e ainda estão abertas pelo e-mail aldeia252@gmail.com. Durante o encontro, Machado pretende traçar o panorama da homoafetividade ao longo da história da literatura ocidental. O roteiro explora desde textos clássicos de Platão e Bocaccio até romances juvenis recentes, como Dois garotos se beijando, de David Levi…

Fortaleza recebe Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio nesta sexta

Imagem
Hoje e amanhã os eventos realizados pela CVV estimulam o debate, a difusão e a conscientização sobre o assunto com participação do Movimento Setembro Amarelo; saiba maisPara aproveitar a data e divulgar a causa da prevenção do suicídio, o CVV realiza desde 2011 um Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio (Foto: Divulgação/CVV) Acontece hoje às 19 horas o debate “As dificuldades da abordagem do suicídio na mídia” no Hotel Recanto Wirapuru, localizado na avenida  Alberto Craveiro, 2222, no bairro Dias Macedo. O Evento compõe o VI Simpósio Internacional de Prevenção ao Suicídio, que acontece nesta sexta-feira, 09, no mesmo local às 14 horas. Organizados pelo Centro de Valorização da Vida realiza (CVV)para integrar à campanha Setembro Amarelo, o evento chega pela primeira vez na região nordeste e é aberto ao público e gratuito. O simpósio conta com a participação do colunista do Jornal O POVO e apresentador do Debates do Povo na Rádio O POVO CBN, Plínio Bortolotti, e os convidados:…

Em livro, Bento XVI 'agradece a Deus' pela sua renúncia

Imagem
Livro de entrevistas revela detalhes do primeiro papa a renunciar em sete séculos.


om limitações da idade, Bento XVI optou por ter uma vida mais reservada longe do poder. O papa emérito Bento XVI não se arrepende por ter renunciado ao cargo e "agradece a Deus" por essa decisão, que lhe deu "sua liberdade" - segundo um livro de entrevistas que será lançado na Alemanha nesta sexta-feira (8). "Agradeço a Deus que essa responsabilidade, que já não podia carregar, não pese mais sobre mim, que possa, em absoluta humildade, avançar em Sua direção, poder viver com os amigos e que os amigos me visitem", declara Joseph Ratzinger na obra "Conversas finais" (tradução livre), do jornalista alemão Peter Seewald. Ele reconhece a dificuldade de sua decisão, tomada em fevereiro de 2013, de ser o primeiro papa em sete séculos a renunciar ao pontificado - "é claro que não foi fácil" -, Ratzinger afirma que "era o momento adequado". O papa emérit…

Cuba triplicou zonas wi-fi de conexão à Internet

Imagem
Zonas wi-fi ficam em praças, parques e espaços abertos, atraindo dezenas de pessoas.


Seguindo dados oficiais, 348 cubanos em cada 1.000 tiveram acesso à Internet em 2015. Cuba triplicou o número de áreas com wi-fi para conexão à Internet, passando de 65 em 2015 para mais de 200 em setembro de 2016 - informou a estatal Empresa de Telecomunicações (Etecsa). "Até este 5 de setembro já existiam 200 zonas wi-fi em toda Cuba", disse o diretor de Comunicação da Etecsa, Luis Díaz, ao jornal Juventud Rebelde. Embora o plano da empresa fosse estender o serviço a mais 80 zonas em 2016, "entre janeiro e setembro, a Etecsa montou outras 135 zonas wi-fi, número que demonstra a vontade de dar acesso à rede em nosso país", acrescentou. As zonas wi-fi ficam em praças, parques e espaços abertos, onde diariamente dezenas de pessoas são vistas conversando no viva-voz com amigos e familiares em outros países, olhando para a tela de seus smartphones. Em Cuba, ainda não existe o serviço d…

Falece gêmeo do abraço viral que comoveu o Facebook

(ACI).- Hawk Buchmeyer, um dos gêmeos que se tornaram os mais famosos bebês no Facebook depois que seus pais compartilharam uma terna fotografia de ambos abraçados aos 11 dias de nascidos, faleceu nesta quarta-feira nos Estados Unidos devido a uma condição congênita rara. “Nossos corações estão tristes nesta manhã, quando nosso doce homenzinho foi à casa do Pai para estar com Jesus. Ele se foi em paz e sabemos que ele não está mais sofrendo. Por favor, nos deem algum tempo para lamentar e tentar iniciar o processo de cura”, escreveram seus pais Tommy Buchmeyer e Brandy Guettler, que nunca deixaram de pedir orações para seu pequeno filho. Como mostra na foto, logo que os gêmeos perceberam um ao outro, uniram-se em um terno abraço.

Adolescente é liberada para voltar ao Brasil após 18 dias em abrigo nos EUA

Imagem
José Romildo – Correspondente da Agência Brasil Chicago - Depois de passar quase 20 dias detida, Liliana Matte e sua mãe Anaíde passearam pelo Lago Michigan antes de voltar ao Brasil: "Para conhecer o local e nos distrair", diz AnaídeArquivo pessoal/direitos reservados





















Depois de passar 18 dias em um abrigo para menores em Chicago, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, a adolescente brasileira Lilliana Matte foi liberada para voltar ao Brasil. Lilliana embarca hoje (9) em um voo para São Paulo, onde deverá chegar amanhã. Este é o terceiro caso de adolescentes brasileiras apreendidas este ano em aeroportos norte-americanos. A liberação de Lilliana, de 17 anos, foi autorizada ontem (8), pelas autoridades americanas, sem maiores explicações e sem que o caso fosse levado para a Justiça, como normalmente acontece em situação de apreensões de menores, segundo informou a mãe da jovem Anaíde Matte. Lilliana foi barrada por funcionários da imigração norte-americana em 22 de agosto úl…

Fórum Global 2016: Papa falará a líderes da economia mundial

Imagem
Os participantes refletirão sobre melhores condições de trabalho e desenvolvimento e sobre formas para erradicar a pobreza e a crise dos refugiadosRádio Vaticano O Vaticano receberá nosTime, que elegeu Francisco como “homem do ano” em 2013.dias 2 e 3 de dezembro o Fórum Global 2016 “The 21st Century Challenge: Forging a New Social Compact” (Desafio do século 21: Forjando um novo pacto social). A iniciativa é promovida pela revista estadunidense  Inspirados pelo convite do Papa Francisco à “nobre vocação” que ajude a criar uma economia mais inclusiva e humana, os responsáveis pela economia mundial refletirão sobre melhores condições de trabalho e desenvolvimento e como criar formas duradouras para erradicar a pobreza e o problema dos refugiados. Participação de grandes nomes Em um comunicado publicado no dia 06 de setembro, Joe Ripp, presidente e administrador da revista Time fala que o evento inédito contará com a presença de  diretores-gerais das 500 empresas mais bem-sucedidas da at…

MADRE TERESA, PATRIMÔNIO REFERENCIAL

Imagem
Padre Geovane Saraiva
A canonização da Madre Teresa pelo Papa Francisco em 4 de setembro de 2016, por ocasião do 19º aniversário de sua morte, é causa de grande alegria e júbilo para os cristãos e para as pessoas de boa vontade do mundo inteiro. Como é admirável seu coração grande, nos generosos gestos e atitudes, quando, ao se expressar, indicava para os seguidores, na proposta do Reino de Deus, o valor inexprimível das boas obras: “As mãos que fazem valem mais que os lábios que rezam”. 
Por se tratar de uma dadivosa figura humana e patrimônio universal, não só referencial, mas totalmente identificada e configurada com Jesus de Nazaré, que se fez pobre, fiel e obediente até à morte, e morte de cruz, Santa Teresa de Calcutá nos ajude a compreender sempre mais a poderosa e misteriosa força transformadora do amor.
O momento é favorável e apropriado, no sentido de guardar na mente e no coração o dom maravilhoso da vida de Madre Teresa, tendo como prioridade a defesa da vida humana, mas de…

Mais Visitadas

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

A Palavra Não