Em Portugal há idosos em lares contra a sua vontade e que desconhecem o valor da sua reforma, denuncia a APAV que vai realizar um curso de apoio aos técnicos que têm de lidar com estas pessoas
Segundo a responsável, a associação recebe denúncias sobre idosos que estão em lares contra a sua vontade, e relatos de casos de negligência, maus-tratos, violência física e psicológica em instituições. Outros idosos nem sequer sabem o valor da sua reforma. «Muitas vezes quando questionamos os idosos sobre o valor da sua pensão, muitos não sabem, porque não gerem o seu próprio património», explicou.
Uma vez que nos equipamentos sociais e de saúde que acolhem idosos se verifica «um grande desgaste emocional» dos trabalhadores, que lidam diariamente com a morte, a APAV lança segunda-feira, 3 de outubro, um curso de formação para profissionais de várias áreas e forças de segurança.
O curso destina-se aos que desejam «adquirir mais competência de como agir e identificar este tipo de situações e quais os recursos que podem acionar, porque ainda existe muito desconhecimento» em relação a algumas situações contra os idosos, realçou a responsável, em declarações à agência Lusa.
Fátima Missionária
Comentários
Postar um comentário