Pular para o conteúdo principal

Idosos em lares contra a sua vontade

Em Portugal há idosos em lares contra a sua vontade e que desconhecem o valor da sua reforma, denuncia a APAV que vai realizar um curso de apoio aos técnicos que têm de lidar com estas pessoas

Os profissionais que trabalham com idosos têm de «estar alerta» para detetar casos que possam constituir um crime contra estas pessoas, defende Maria de Oliveira, coordenadora do centro de formação da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), a propósito do Dia Internacional das Pessoas Idosas, assinalado a 1 de outubro.


Segundo a responsável, a associação recebe denúncias sobre idosos que estão em lares contra a sua vontade, e relatos de casos de negligência, maus-tratos, violência física e psicológica em instituições. Outros idosos nem sequer sabem o valor da sua reforma. «Muitas vezes quando questionamos os idosos sobre o valor da sua pensão, muitos não sabem, porque não gerem o seu próprio património», explicou.


Uma vez que nos equipamentos sociais e de saúde que acolhem idosos se verifica «um grande desgaste emocional» dos trabalhadores, que lidam diariamente com a morte, a APAV lança segunda-feira, 3 de outubro, um curso de formação para profissionais de várias áreas e forças de segurança.


O curso destina-se aos que desejam «adquirir mais competência de como agir e identificar este tipo de situações e quais os recursos que podem acionar, porque ainda existe muito desconhecimento» em relação a algumas situações contra os idosos, realçou a responsável, em declarações à agência Lusa.

Fátima Missionária

Comentários