Postagens

Mostrando postagens de Abril 16, 2019

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Imagem
Catedral de Notre-Dame é o lugar mais visitado da França: 13 milhões de pessoas de todo o mundo visitam a igreja, uma média de 30 mil por dia.
Por Jornal Nacional Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo
Em mais de oito séculos de história, a literatura e o cinema ajudaram a transformar a principal igreja de Paris num símbolo reconhecido mundialmente. Parecia um milagre: Notre-Dame finalmente passaria finalmente por uma grande restauração. Santos de três metros ganharam as alturas. Mas o chamado foi da Igreja e não dos céus. O apoio financeiro era urgente: o vento batia e a catedral se despia em pedregulhos. Bastava o toque de um dedo para um pedaço de calcário desmoronar. A decadência do prédio não era novidade. Há quase 200 anos, Victor Hugo denunciou “mutilações, amputações” na “nossa Dama”. O célebre escritor enxergava cicatrizes “ao lado de cada ruga na face desta velha rainha de nossas catedrais”. O livro “Notre-Dame de Paris” lançou luz sobre o estad…

Reformas no Museu do Ceará começam em maio e têm previsão para durar 120 dias

Imagem
FacebookTwitter O Bode Ioiô empalhado é um dos itens que podem ser encontrados em visita ao Museu (Foto: Divulgação) A figura lendária do Bode Iô Iô, artefatos indígenas e peças do vestuário de Padre Cícero, que estão abrigados no Museu do Ceará, serão resguardados do olhar de visitantes, uma vez que o equipamento passará por reformas. Com a medida, estarão fechadas as exposições e demais programações do museu. Por meio de nota, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) informou que as visitas ao espaço estão suspensas, devido às obras que terão início no mês de maio. A previsão é que os reparos sejam concluídos em até 120 dias após o início da reforma. Ao O POVO online, a diretora do equipamento, Carla Vieira, explicou que o encerramento prévio das visitações se deu em razão da necessidade de remanejar os artefatos. “Por tratar-se de um museu e, como é sabido, abrigar um acervo de inestimável valor cultural, é necessário todo um cuidadoso trabalho de deslocamento dos objetos das áreas…

Como é a Catedral de Notre Dame de Paris: história, estilo e elementos

Imagem
Templo dedicado a Nossa Senhora no coração da cidade começou a ser construído em 1163 ACatedral de Notre-Dame de Paris é dedicada a Maria Santíssima – e é daí que vem o seu nome: “Notre-Dame” quer dizer “Nossa Senhora“, em francês. A história Situada na pequena ilha de la Cité, no Rio Sena, a catedral começou a ser construída em 1163 e foi concluída em meados do século XIV, o que explica algumas diferenças estilísticas presentes no edifício predominantemente gótico. Alterações continuaram a ser feitas ao longo dos séculos seguintes, com algumas adaptações realizadas durante a época barroca, por exemplo. O templo enfrentou momentos críticos no decorrer da Revolução Francesa, quando, sob o autoproclamado “Culto da Razão”, diversos elementos foram destruídos, vários tesouros foram roubados e o espaço em si acabou sendo usado como armazém de alimentos. Já em 1844, na época romântica que revalorizou o passado medieval, começou uma restauração da catedral que duraria vinte e três anos. Os …

Mercado editorial brasileiro vive crises, aponta CBL

Imagem
As vendas de livros no Brasil caíram 18% em volume e 19% (valor) na comparação entre o primeiro bimestre de 2018 e de 2019. No período, a queda de venda dos livros escolares foi pior: diminuição de 43% em volume e 38% em valor. Os dados são do 1º Painel das Vendas de Livros no Brasil deste ano, feito pela consultora Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Conforme o painel, em 2018, o crescimento do volume de vendas foi de 1,32% (44,3 milhões de exemplares) e no valor 4,59% (faturamento total de R$ 1,86 bilhão). O ano passado foi marcado pelo pedido de recuperação judicial de duas grandes redes varejistas, além do encerramento de atividades no Brasil de uma cadeia de megastore francesa para venda de livros, CDs, jogos eletrônicos e aparelhos eletrônicos. O presidente da Câmara Brasileira de Livros (CBL), Vitor Tavares, disse à Agência Brasil que o setor livreiro “vive crises”, no plural. Segundo ele, a recessão e o baixo crescimento econômico visto e…

Começam hoje as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil

Imagem
As inscrições para a 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil serão abertas nesta terça-feira (16). Todos os professores de escolas públicas, desde a creche até o ensino médio, podem participar. As inscrições podem ser feitas no site do prêmio até 31 de maio. Neste ano, o prêmio conta com cinco temas especiais: Esporte como estratégia de aprendizagem; Uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de inovação educacional; Educação empreendedora; Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no ensino fundamental e médio; e Aprendizagem Criativa.
O objetivo do prêmio é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. "O principal ator que ganha o prêmio é o estudante porque são projetos que ele precisa apresentar como resultado em termos de aprendizagem. Na relação ensino e aprendizagem, se a aprendizagem …

Coração é impresso em 3D em Israel a partir de tecido humano

Imagem
Cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Jerusalém, apresentaram um coração vivo feito a partir de tecido humano com uma impressora 3D. O estudo, publicado na revista Advanced Science, abre caminho para a realização de transplantes sem risco de rejeição, já que o órgão é feito com células do próprio paciente. Copo transparente com o que os cientistas israelenses dizem ser o primeiro coração vascularizado impresso em 3D e vascularizado do mundo  (REUTERS/Amir Cohen TPX IMAGES/Direitos reservados) "Já haviam conseguido imprimir em 3D a estrutura de um coração, mas esta é a primeira vez que alguém consegue projetar e imprimir um coração inteiro, repleto de células, vasos sanguíneos, ventrículos e câmaras", disse ontem (15) o professor Tal Dvir, que liderou a pesquisa, ressaltando que o coração está completo, vivo e palpitando. "Realizamos uma pequena biópsia de tecido adiposo do paciente, removemos todas as células e as separamos do colágeno e de outros biomateriais, as…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil