Postagens

Mostrando postagens de Novembro 19, 2016

Homem devolve livro para biblioteca após 42 anos de atraso

Imagem
Redação RedeTV!(Foto: GuilderlandPublicLibrary Central Library)Retirado em abril de 1974, um exemplar de "Ascensão e Queda do Terceiro Reich", de William Shirer, foi devolvido para a biblioteca pública de Guilderland, em Nova York (EUA), na última terça-feira (25), totalizando 42 anos de atraso."É algo notável, e que não acontece com muita frequência. Tenho trabalhado em bibliotecas faz 30 anos e esse é o livro com maior atraso que eu já recebi", surpreendeu-se Tim Wiles, diretor da biblioteca, à NBC Washington.Wiles ainda explicou que o autor do empréstimo explicou que acabou levando o exemplar quando mudou de país e só agora, ao retornar aos Estados Unidos, conseguiu devolvê-lo.Apesar dos 15.531 dias em atraso, o homem foi isentado de pagar a multa acumulada em US$ 3,106.20 (cerca de R$ 9,9 mil) graças à sua honestidade em devolver o exemplar. De volta à biblioteca, o livro fará parte do acervo sobre a história do local, como exemplo para outros usuários sobre a …

EDITORA WISH. LANÇAMENTO: Contos de Fadas em suas Versões Originais

Imagem
Famosos no mundo inteiro pelos desfechos felizes, os contos de fadas nem sempre foram traduzidos de acordo com os acontecimentos originais. No universo de autores como Hans Christian Andersen e Charles Perrault há muito mais dor, sofrimento, sangue e violência do que o grande público conhece. Ao detectar esta “lacuna no mercado brasileiro”, a produtora editorial Marina Avila resolveu traduzir e publicar essas histórias em suas versões originais. Este mês ela lança, através da Editora Wish, o segundo volume de Contos de Fadas em suas Versões Originais.
O livro tem textos amplamente difundidos entre o grande público, como A Bela Adormecida e Os Três Porquinhos. Mas, também, algumas histórias que nunca haviam sido publicadas em português. Entram-se nesse grupo o conto celta Filhos de Lir e o texto Sol, Lua e Talia, que é a versão da original de A Bela Adormecida e datado do século XVII.
“Geralmente, os adaptados adicionaram uma ‘censura infantil’. A maioria retira as partes de sangue, ab…

Mostra Sesc Cariri de Culturas chega a 18ª edição

Imagem
Levando mais cores às ruas das cidades do Cariri cearense, a Mostra Sesc Cariri de Culturas chega a 18ª edição. O evento é realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) Ceará, a partir desta sexta-feira, 18. A agenda teve início com o espetáculo Maneiro Santo André, do Grupo Mestre Adriano, em Juazeiro do Norte. A programação segue até o dia 22 de novembro. 
Serão cinco dias de integração das linguagens artísticas e culturais, promovendo o intercâmbio, o desenvolvimento e a cooperação entre artistas.
A mostra conta com apresentações de trabalhos de literatura, música, artes visuais, audiovisual e artes cênicas  de  71 grupos de todo o Brasil, sendo 29 do Ceará. Haverá ainda apresentações de mais de 100 grupos de tradição popular, com reisados de congo e de baile, maracatu, capoeira, banda cabaçal, maneiro pau, entre outras manifestações populares. Toda programação é gratuita.
O cronograma do evento também abraça a Feira Popular de Cultura e o Seminário Arte e Pensamento, que este a…

Livro Sou Linda Assim trata sobre preconceito racial na infância

Imagem
Será lançado hoje, no Espaço O POVO de Cultura & Arte, o livro infantil Sou Linda Assim, de Pâmela Gaino. O livro, produzido pelas Edições Demócrito Rocha, aborda o preconceito racial entre crianças e conta a história real de Mafoane Odara, uma garota com raízes africanas que, depois de morar com os pais em Angola, retorna ao Brasil e precisa encarar as diferenças numa escola brasileira.
No lançamento, a autora fará a leitura interpretada da história do livro e ainda ministrará oficinas para as crianças. A personagem da narrativa infantil, Mafoane Odara, atualmente é psicóloga e há anos trabalha com diversidade e questões de gênero e relações étnico-raciais.
“Tudo começa na escola. Este é o primeiro enfrentamento que uma criança com descendência africana tem de saber lidar. Então é nessa hora que a família e os professores precisam estimular a criança a reconhecer a beleza na diversidade, influenciando o ambiente escolar ou outros”, afirma Pâmela Gaino, que passou por um processo …

Elasticidade

Imagem
Gonzaga Mota*
Tentaremos mostrar neste pequeno espaço, apesar das dificuldades, dentro do possível, sem a utilização de fórmulas matemáticas e de gráficos ilustrativos o conceito básico de elasticidade na Economia. Usado muito no estudo da demanda de um produto, os formuladores de políticas utilizam também em vários outros assuntos. Por exemplo, renda, oferta, taxa de câmbio (exportações, importações e movimento de capitais), taxa de juros(poupança e investimento), etc. Elasticidade, a rigor, é o tamanho do impacto que a modificação em uma variável pode afetar outra, "coeteris paribus”.  O melhor sinônimo de elasticidade é sensibilidade, pois uma variável elástica (maior que 1) reage a mudanças de outras variáveis; já a inelástica(menor que 1) pouco responde. Respectivamente, exemplificando, “filet mignon”(demanda elástica) e sal de cozinha(demanda inelástica), ao se analisar a elasticidade preço da demanda. Ademais, a representação gráfica da curva de demanda, no sistema cartesi…

Número de hipertensos dobra em 40 anos

Imagem
A quantidade de pessoas que sofrem de hipertensão no mundo dobrou nos últimos 40 anos, chegando a cerca de 1 bilhão - informa um estudo publicado nesta quarta-feira (16), o qual revela que a maioria vive em países em desenvolvimento, sendo metade delas na Ásia. Enquanto a hipertensão afetava principalmente os países ricos em 1975, a situação mudou de forma radical desde então, com um espetacular desenvolvimento do fenômeno em países de rendas baixa e média. Segundo o estudo publicado pela revista americana The Lancet, a quantidade de hipertensos - ou seja, pessoas com pressão arterial superior a 140/90 mmHg - passou de 594 milhões, em 1975, para mais de 1 bilhão, em 2015, em consequência de um forte aumento do fenômeno na Ásia e na África Subsaariana. "A hipertensão é o principal fator de risco dos acidentes cerebrovasculares (ACVs) e das doenças cardiovasculares, matando 7,5 milhões de pessoas todo ano no mundo, principalmente nos países em desenvolvimento", afirma o princi…

Aventura 'Animais Fantásticos e onde Habitam' retoma apelo mágico de 'Harry Potter'

Imagem
Por Neusa Barbosa Do grande baú que gerou os livros e filmes sobre o bruxinho Harry Potter, ou seja, a imaginação da escritora britânica J.K. Rowling, vem o que pretende ser uma nova franquia, tão bem-sucedida quanto a primeira. Pontapé inicial desse projeto, a aventura “Animais Fantásticos e onde Habitam” saiu como livro em 2001 e agora inspira o primeiro filme – que já tem quatro sequências em desenvolvimento. Contando com um roteiro da própria autora – o primeiro de sua autoria –, o diretor David Yates (dos últimos quatro filmes de Harry Potter), o produtor David Heyman (de todos os oito filmes daquela franquia) e Stuart Craig (desenhista de produção de todos os oito também), trata-se de uma empreitada que navega nas conhecidas águas da magia, ainda que todos os personagens sejam novos, aprofundando o tema da zoologia bizarra que já frequentava a saga original. O parentesco com o universo Harry Potter é garantido, pois o protagonista aqui é Newt Scamander (Eddie Redmayne), que os le…

Isabelle Huppert protagoniza história polêmica sobre estupro em 'Elle'

Imagem
Por Neusa Barbosa Diretor por trás de “Instinto Selvagem” (1992), Paul Verhoeven, com 78 anos, mostrou que ainda é capaz de apertar os botões certos para provocar e divertir perversamente seu público em seu mais recente trabalho, “Elle”, que competiu no Festival de Cannes e foi indicado o representante francês a uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro 2017.  A polêmica sobre jogos sexuais violentos envolvendo Michèle Leblanc (Isabelle Huppert) e um agressor mascarado – não revelemos ainda sua identidade, para não entregar nada antes da hora – certamente virá depois. Em todo caso, não há dúvida de que Verhoeven, como um Hitchcock moderno e bem mais explícito, explora os lados obscuros das pulsões de seus personagens, partindo do livro de Philippe Djian, autor de “Betty Blue”, que rendeu o filme cult de 1986. A protagonista é uma executiva de sucesso, que comanda uma bem-sucedida empresa de videogames, ao lado de uma amiga, Anna (Anne Consigny) – uma chance para que o filme explore c…

25 milhões de menores na UE correm risco de pobreza

Imagem
Uma em cada quatro crianças na União Europeia está em risco de exclusão social e pobreza, indicou nesta quarta-feira o instituto de estatísticas europeu, Eurostat, que aponta para um aumento nos países do sul da Europa. "Em 2015, cerca de 25 milhões de crianças na UE, ou seja, 26,9% da população entre 0 e 17 anos, estavam ameaçadas pela pobreza ou exclusão social", disse em um comunicado a Eurostat, por ocasião do Dia Mundial da Infância em 20 de novembro. Entre 2010 e 2015, o número de crianças em risco diminuiu ligeiramente no bloco europeu de 27,5% para 26,9%, enquanto que aumentou nos países do sul da Europa, mais atingidos pelas consequências da crise financeira de 2008, como Espanha (de 33,3% para 34,4% para quase 2,9 milhões) e Portugal (28,7% para 29,6%, cerca de 536 mil a menos no total em 2015). A Grécia, submetida desde 2010 a uma série de programas de resgate em troca de reformas difíceis, lidera o aumento na UE deste grupo vulnerável, de 28,7% em 2010 para 37,8%…

Quando o amor vence o câncer

Imagem
A moça na foto é Katie Kirkpatrick, no momento com 21 (vinte e um) anos de idade. Ela tem câncer e está em fase terminal. Passa horas por dia recebendo tratamentos e medicação. Ao lado dela seu noivo, Nick com 23 (vinte e três) anos de idade, esperando por ela até o fim em uma das muitas sessões de quimioterapia submetidas a ela.

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil