Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 22, 2019

Enem Preparação: professor dá dicas de literatura; veja o vídeo

O projeto Preparação traz dicas valiosíssimas para você que está estudando para fazer as provas do Enem.
Por G1 Petrolina
O projeto Preparação traz dicas valiosíssimas para você que está estudando para fazer as provas do Emane Nacional do Ensino Médio (Enem). O assunto da aula do professor Vlader Nobre é literatura. Confira tudo no vídeo no link: https://globoplay.globo.com/v/8021528/

Cidades do sertão recebem projeto com Patrimônios Vivos e literatura

Como parte de uma ampla política pública de interiorização, os municípios de Buíque e Arcoverde recebem o projeto Outras Palavras, próxima quarta (23) e sexta-feira (25). Além de visitar escolas públicas da região com Patrimônios Vivos e artistas do estado, o projeto passará pela Feira Literária do Sertão (Felis) e terá uma edição na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Arcoverde, que abriga adolescentes em conflito com a lei.
Na próxima quarta-feira (23), os estudantes da Escola Técnica Estadual Jornalista Cyl Gallindo, em Buíque, vão conversar com Assis Calixto, Patrimônio Vivo de Pernambuco, e a escritora Ezter Liu, vencedora do V Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro Das tripas coração. Em paralelo, o artista Maggo MC oferece uma oficina de rimas na unidade da Funase Arcoverde entre os dias 23 e 25 de outubro. Já na sexta-feira (25), Ezter Liu e Maggo MC participam da programação na Felis. Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, destaca ainda a parti…

Louvre de Paris recebe gigantesca exposição sobre a obra de Leonardo da Vinci

O Louvre insiste que a exposição deseja mostrar que a pintura era essencial e não secundária para Leonardo da Vinci. (Arquivo) Visitantes do museu do Louvre em Paris fotografam a pintura "La Mona Lisa" ou "La Gioconda", do artista italiano Leonardo da Vinci (AFP/Arquivos)
Quinhentos anos depois da morte de Leonardo da Vinci, o Museu do Louvre inaugura na quinta-feira a maior exposição organizada sobre a obra do gênio renascentista, que já é considerada um grande sucesso.
No total, 162 pinturas, desenhos, manuscritos, esculturas e outros objetos foram reunidos após um grande trabalho de pesquisa que durou 10 anos. Apenas 11 dos quase 20 quadros atribuídos ao artista estarão presentes na mostra, mas todos são magistralmente valorizados pelas demais obras que as cercam e contribuem para explicar os trabalhos.
"Ele não publicou nada, pintou pouco e seus quadros ficaram inacabados. Mas as pessoas ficam fascinadas. Sua obra é um reflexo de sua vida", resume Vin…

Não seja alienado, mas sábio

A alienação da vida e da história impede um autêntico testemunho do Evangelho Acompanhar o ritmo da vida e do vivido e não se alienar da realidade é acorrer a uma sabedoria que nos faz protagonistas de nossas histórias (Priscilla Du Preez/ Unsplash)
Tânia da Silva Mayer*
Os acontecimentos da vida devem servir de ensinamento para bem vivermos com os outros no mundo. Por isso, os antigos sempre nos ensinaram a importância de aprender as lições que os fatos nos proporcionam. A sabedoria consiste na elaboração do vivido e na transformação que esse processo poderá promover.
O cristianismo, nessa esteira, ensina aos cristãos a cultivar uma atenção para com a vida. Por isso, é preciso estar atento aos sinais dos tempos e discernir os acontecimentos cotidianos. Essas atitudes são necessárias porque o Reino é uma realidade emergente, mas que também requer o esforço e o trabalho disponível das pessoas de anúncio do Evangelho em todas as situações e relações para que se efetive no já e no agora d…