Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 10, 2019

Prêmio de literatura está com inscrições abertas

Imagem
Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas por uma editora com tiragem inicial de 2 mil exemplares. Por G1 SE Concurso de poemas tem inscrições online — Foto: Ariane Marques/G1/Arquivo
O Prêmio Sesc de Literatura está com as inscrições abertas. Os autores estreantes podem concorrer nas categorias Romance ou Conto, com obras inéditas. Serão aceitos livros destinados ao público adulto e escritos por maiores de 18 anos. As inscrições são online gratuita e vão até o dia 14 de fevereiro. O objetivo da premiação é identificar novos escritores, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas por uma editora com tiragem inicial de 2 mil exemplares. “O Prêmio Sesc de Literatura promove uma renovação do mercado literário brasileiro ao oferecer uma oportunidade para novos escritores. Desde a sua criação, já teve mais de 12 mil livros inscritos e revelou 27 novos autores”, disse Henrique Rodrigues, anal…

Oficinas culturais gratuitas para idosos estão com inscrições abertas no Instituto Chico Mota

Imagem
As vagas são limitadas Se você tem mais de 50 anos e se interessa por dança, gaita, teatro, contação de história, grupo folclórico e escrita criativa, pode inscrever-se, entre os dias 14 e 18 de janeiro, em oficinas gratuitas ofertadas pelo Instituto Chico Mota, em Fortaleza. Em atividade desde 2013, o projeto trabalha com inclusão para a terceira idade, com o intuito de prolongar a contribuição social, econômica e cultural desse público para a sociedade. A oficina Escrita Criativa é uma das novidades deste ano e objetiva incentivar o hábito da leitura,avalorização e o incentivo à escrita, além de resgatar a memória individual dos participantes e contribuir para a ativação da biblioteca do Instituto. Os participantes irão aprender a escrever seus próprios textos e contar suas próprias histórias de vida. Ao final do projeto, será lançado um livro com esses escritos, numa grande festa literária de celebração à vida e à literatura.
Serviço Inscrições para oficinas do Instituto Chico Mota

Museu da Fotografia Fortaleza recebe a mostra "Orixás", do francês Pierre Verger

Imagem
Deuses. Encantados. Ancestrais. No panteão africano, os orixás circulam como divindades, que, sobre o alicerce do candomblé, dão norte aos seres humanos e influenciam nas forças da natureza. Respeitados por sua força, venerados por suas virtudes, o universo que engloba os orixás ganhou sentido maior para Pierre Verger (1902-1996) por meio dos enquadramentos feitos em sua máquina Rolleiflex. Fatumbi ("nascido de novo graças ao ifá") foi o nome religioso dado ao francês quando de sua ida à África, em 1953. Antes disso, em Salvador, havia consagrado sua cabeça a Xangô por intermédio de Mãe Senhora (Ilê Axé Opó Afonjá). Mas sua história, após esses anos todos, permanece mais que viva. Trazendo a reboque a celebração de três décadas da Fundação Pierre Verger, lembradas em abril de 2018, o Museu da Fotografia Fortaleza (Varjota) recebe, a partir deste sábado, 12, a exposição Orixás. Com curadoria de Alex Baradel, a mostra - a segunda de Verger na capital cearense - reúne 65 obras…

Filme 'A favorita' lidera indicações ao Bafta britânico

Imagem
O filme foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz para a britânica Olivia Coleman. A atriz Olivia Colman já foi premiada por seu papel no filme no Globo de Ouro americano no domingo passado. (Copyright 2018 Twentieth Century Fox)
O filme histórico "A favorita", do diretor grego Yorgos Lanthimos, recebeu 12 indicações ao Bafta, que celebra sua 72ª edição, anunciou nesta quarta-feira a organização cinematográfica britânica.
Nesta comédia dramática que se passa na Inglaterra do século XVIII, uma confidente e uma cortesã da rainha Anne disputam seus favores, num triângulo amoroso marcado por ambições políticas.
Para a cerimônia da Academia Britânica de Cinema e Televisão (Bafta) em 10 de fevereiro, o filme foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz para a britânica Olivia Coleman.
A atriz já foi premiada por seu papel no filme no Globo de Ouro americano no domingo passado.
O prêmio de Melhor Filme de Comédia ou Mus…

Cuidado com as artimanhas da rede

Imagem
Às vezes fico pensando no que éramos nós antes das redes sociais. É um tal de memerizar, de viralizar, de sacralizar e horrorizar que não tem mais fim. (Pixabay)
Por Afonso Barroso*
Tem hora que a gente se enrola ou se perde no emaranhado das chamadas redes sociais. Se você trilhar com atenção o caminho do Facebook, por exemplo, vai descobrir como é tortuoso e traiçoeiro, cheio de armadilhas que podem de repente capturá-lo e dependurá-lo pelos pés. Ao percorrer esses meandros, o cavaleiro andante nem sempre acha alguém, um pobre Sancho Pança que seja, a quem pedir socorro. É um tal de memerizar, de viralizar, de sacralizar e horrorizar que não tem mais fim.
O certo é que as redes sociais viraram mania. Eu mesmo me confesso um maníaco do Facebook. Antes, minha mania era só ler e escrever. Agora, tenho também a de me divertir com os posts, pois a rede os tem para todos os gostos. Tem os que instruem, os que irritam, os que divertem, os incríveis e os críveis, os idiotas, os eruditos, os …

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA