Pular para o conteúdo principal

Saem os finalistas da 3ª edição do Prêmio Kindle de Literatura

Entre os finalistas estão iniciantes como a professora N.R. Melo e a veterana Maria José Silveira. Vencedor será conhecido em fevereiro, receberá R$ 30 mil e terá obra impressa pela Nova Fronteira
Pelo terceiro ano consecutivo, a Amazon se uniu à Nova Fronteira para levantar o Prêmio Kindle de Literatura cujos finalistas foram anunciados na manhã desta terça-feira (29). O júri selecionou, dentre as mais de 1,5 mil obras inscritas, cinco títulos que concorrerão ao prêmio de R$ 30 mil mais a publicação em papel pela Nova Fronteira.
Maria José Silveira é uma veterana que concorre ao Prêmio Kindle de Literatura | © Divulgação
Maria José Silveira é uma veterana que concorre ao Prêmio Kindle de Literatura | © Divulgação
Entre os finalistas estão estreantes como a professora fluminense N.R. Melo, autora de O som no fim do túnel, e a veterana Maria José Silveira (na foto ao lado), que figura entre os finalistas com Terra sem males: um romance fantasia. Além delas concorrem ao prêmio Eliana Cardoso, com Dama de paus; Bruno Loureiro Mahé, com O registro e Maria de Regino, com Três luas de verão e uma figueira encantada.
O júri levou em conta critérios como criatividade, originalidade, qualidade de escrita e viabilidade comercial. Agora, os finalistas passaram por um júri especial formado por editores da Nova Fronteira. O vencedor será conhecido no final de fevereiro.
Conheça abaixo os livros finalistas ao Prêmio Kindle de Literatura (em ordem alfabética do autor)
O Registro (Bruno Loureiro Mahé): Mateus havia acabado de passar por um momento de extrema felicidade em sua vida: seu primeiro filho, Luiz, havia nascido há poucos dias. Cumprindo meramente o protocolo burocrático, o jovem pai vai ao cartório fazer o registro civil de seu filho. No momento de preencher o formulário, comete um erro aparentemente inocente. A partir de então, as coisas começam a mudar na vida de sua família de uma forma completamente inusitada...
Dama de paus (Eliana Cardoso): Ao retornar do velório da neta, Damiana, a narradora, intercala sua história e a história das filhas com a conversa sobre um crime acontecido há três anos que ouve pela porta entreaberta do seu quarto. Ao mesmo tempo em que ouve a conversa, Damiana lê o testamento deixado pela neta. O poder personalista e o provincianismo se combinam no seio da família influente da cidade de Pedra Bonita do Paracatu, mas a narrativa coloca as relações pessoais e as emoções em primeiro plano.
Três luas de verão e uma figueira encantada (Maria de Regino): Diante de mudanças irreversíveis, Arthur, um garoto autista, precisa enfrentar suas angústias mais profundas. Aos poucos, com a leitura da Odisseia de Homero, o apoio do avô e a companhia de um grupo de velhos apaixonados por barcos, Arthur aprenderá a refletir sobre os mistérios da vida. Mas será a descoberta de um espaço labiríntico entre as raízes de uma imensa figueira, de onde resgata objetos antigos, que o levará a compreender melhor suas próprias raízes, seus vínculos familiares, e o colocará diante dos mistérios da morte.
Terra sem males: um romance fantasia (Maria José Silveira): A trama se passa em um Brasil mítico e imaginário em que o povo do El Dorado trava uma luta contra o Primeiro Povo, detentor do segredo da Terra sem Males, um lugar de “muita alegria, liberdade e amor”. O grande inimigo arregimenta seu próprio exército e a batalha começa. O romance traz muito suspense, cenas chocantes, mortes, paixões, muito humor e nenhum compromisso com qualquer verdade a não ser a do reino da imaginação.
O som no fim do túnel (N.R. Melo): O Rio de Janeiro serve de cenário para esse romance. Ali vive Cecília, uma professora de inglês que trabalha numa escolha alvo de conflitos entre facções criminosas. Seu salário está atrasado por conta da crise financeira do estado. Desanimada com toda essa situação, ela pensa em mudar de vida e investir no seu sonho de criança: a música, mas algo vai acontecer e mudar todos os planos da protagonista.

PUBLISHNEWS, REDAÇÃO

Comentários