Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 22, 2017

Batimento cardíaco pode estimular preconceito

Um único batimento cardíaco pode fazer com que uma pessoa tome uma decisão baseada em um preconceito racial, segundo um estudo sobre a influência desse órgão no julgamento humano imediato. Participantes do estudo brancos e asiáticos cujos ritmos cardíacos foram monitorados foram mais propensos a perceber um homem negro desarmado como uma ameaça quando observavam sua foto durante um batimento cardíaco do que entre batimentos, disseram pesquisadores do Reino Unido. A descoberta pode ser útil para conceber formas de combater o alto número de assassinatos de negros desarmados por policiais nos Estados Unidos, disse a equipe. "Podemos usar o estudo para pensar sobre maneiras de direcionar essa comunicação coração-cérebro de modo a reduzir as tragédias causadas pelo preconceito racial", disse a coautora do estudo Sarah Garfinkel, da Brighton and Sussex Medical School. Os cientistas já sabiam que cada pulsação dispara um poderoso sinal para o cérebro. Entre batimentos, os sinais s…

Exercitar-se nos fins de semana pode ser tão benéfico quanto diariamente

As pessoas que se exercitam principalmente nos finais de semana podem colher grandes benefícios para a sua saúde, tanto quanto as pessoas que fazem atividades físicas mais regularmente, disseram pesquisadores. Atualmente, os especialistas recomendam 150 minutos de atividade física moderada por semana, ou 75 minutos de exercícios intensos. Mas não há consenso sobre a frequência com que uma pessoa precisa se exercitar, e se as atividades devem ser feitas diariamente ou se podem ser condensadas em poucos dias. Os resultados, publicados na revista médica Journal of the American Medical Association (JAMA) Internal Medicine, mostraram que as pessoas que concentram todo o seu exercício físico em um ou dois dias da semana - muitas vezes chamadas de "guerreiros de fim de semana" - parecem reduzir seus riscos de morrer tanto quanto as pessoas que se exercitam três ou mais vezes por semana. O estudo se baseou nas respostas de cerca de 64.000 pessoas, e as agrupou em quatro categorias:…

Livro retrata intolerância e religiosos cobram plano de combate à violência

Isabela Vieira – Repórter da Agência Brasil Há mais de um ano, uma menina de 11 anos, praticante do candomblé, no Rio de Janeiro, ficou conhecida após ter sido apedrejada na cabeça e insultada por homens que portavam Bíblias e que, supostamente, pertencem a seitas cristãs evangélicas ou neopentecostais. Mais recentemente, no último sábado (14), um homem foi detido por depredar santos da Catedral São João Batista, em Niterói. Casos de intolerância religiosa como esses que culminaram em ofensas, agressões e depredações crescem ano a ano e exigem uma ação coordenada do Poder Público. Essa é a conclusão da publicação Intolerância Religiosa no Brasil - Relatório e Balanço, lançado esta semana, às vésperas do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, lembrado hoje (21). O estudo foi coordenado pelo Laboratório de História das Experiências Religiosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com o Centro de Articulação das Populações Marginalizadas (Ceap) e a Comissão…

Projeto da ONU engaja mais de 100 músicos da Baixada e vai virar documentário

Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil Belford Roxo (RJ) - Jovens da Baixada Fluminense que cantam rap sobre sustentabilidade, transparência e responsabilidade governamental participam de filme em parceria com o PNUD Fernando Frazão/Agência Brasil O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estabeleceu parceria com documentaristas da Itália e do Brasil para produzir filme sobre o poder da música em engajar pessoas na implementação da agenda de desenvolvimento sustentável. O filme contará a história da primeira rede de músicos comprometidos com a sustentabilidade e com a divulgação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O projeto-piloto está sendo implementado pelo PNUD na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, e vai disponibilizar um modelo para réplica nos escritórios do programa em 166 países em desenvolvimento O Rio de Janeiro é o berço da Agenda 2030, o plano de ação global composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável …

Incrições para o Sisu começam na terça-feira; consulta já pode ser feita no site

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil O Sisu seleciona os estudantes com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)Arquivo/Agência Brasil As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam esta semana, do dia 24 ao dia 27 de janeiro. As vagas já estão disponíveis e os estudantes podem aproveitar o final de semana para pesquisar as melhores opções. A consulta pode ser feita no site do Sisu por curso, instituição e município. Ao todo, são 238.397 vagas 131 instituições públicas. Saiba MaisConfira as datas do Sisu, ProUni e Fies, processos seletivos que usam o Enem O Sisu seleciona os estudantes com base na nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016. Nota de corte  Após a abertura das inscrições, uma vez por dia, são divulgadas a…