Postagens

Mostrando postagens de Agosto 28, 2016

Por que às vezes o céu fica avermelhado?

Imagem
“À noite céu vermelho, deleite do marinheiro; de manhã céu vermelho, toma cuidado, marinheiro”. O ditado popular refere-se à vermelhidão do céu no pôr-do-sol e no amanhecer. Pela crença popular, indicaria a ocorrência de céu limpo ou de chuva nos dois momentos, respectivamente. No entanto, de acordo com Raul Fritz, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a vermelhidão do céu e a ocorrência de chuvas  não estão relacionadas. 

O colunista do O POVO, José Evangelista, professor do curso de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que a luz do sol é uma mistura de todas as cores visíveis: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. Cada cor corresponde a um comprimento de onda. Quando a luz do sol atravessa a atmosfera, é espalhada pelas partículas do ar. O espalhamento depende do comprimento de onda da luz e do tamanho das moléculas de ar. A relação entre esse dois fatores é o que os físicos chamam de ressonância.
Por causa …

CINEMA: Julie Delpy interpreta mãe de rapaz manipulador

Imagem
Comédia leve é o oitavo trabalho da francesa como diretora.


Personagem trabalha com moda e se divide entre carreira e seu filho. Por Alysson Oliveira Em seu oitavo trabalho como diretora, a francesa Julie Delpy mostra que amadureceu bem – não apenas fisicamente, mas também como artista. “Lolo: O Filho da Minha Namorada” é uma comédia leve, engraçada e que faz um comentário bastante pertinente sobre os adultos (especialmente do sexo masculino) infantilizados que parecem estar por todos os lados. Julie – que tem no currículo a cultuada trilogia que começou com “Antes do Amanhecer” (1995) – funciona aqui como corroteirista (com Eugénie Grandval), diretora e protagonista. Ela é Violette, que trabalha na indústria da moda, com pouco tempo para si mesma, mas sempre tem tempo para seu filho Lolo (Vincent Lacoste), apelido para Eloi. O filme começa com Violette de férias em Biarritz, onde conhece Jean-René (Danny Boon), e logo surge um clima entre os dois, que passam um tempo juntos. Atuando na…

Gilberto Gil, Aquele Abraço - O Musical

Imagem
As letras tantos anos cantadas por Gil mostram, além de poesia, seu lado teatral.


O espetáculo comemora os 50 anos da carreira do artista. Por Larissa Troian Repórter Dom Total
O Grande Teatro do Palácio das Artes recebe o musical “Aquele Abraço – O Poeta, a Canção e o Tempo”, hoje, às 19h. O espetáculo, que é homenagem ao grande ícone da música brasileira Gilberto Gil, comemora os 50 anos da carreira do artista. Interpretando 55 músicas cantadas total ou parcialmente, e tocando 39 diferentes instrumentos, sobem ao palco os atores Alan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima e Rodrigo Lima, que comandam o espetáculo com energia e vitalidade inigualáveis. Gilberto Gil não participa do espetáculo. Na dramaturgia e direção geral, o premiado Gustavo Gasparani – que estudou todas as letras, ouviu todos os discos e leu todos os livros publicados sobre Gilberto Gil antes de finalmente conceber esta homenagem, nos concedeu uma entrevista e…

Conheça os mausoléus dos santos muçulmanos no Mali

Imagem
Em 2012 passou a integrar a lista de patrimônio em perigo.


Uma menina passa pela mesquita de Djingareyber, em Timbuctu, no dia 6 de junho de 2015. Os mausoléus dos santos muçulmanos de Timbuctu, no norte do Mali, considerados pela população uma proteção frente ao perigo, foram destruídos pelos extremistas em 2012 e reconstruídos pela Unesco. Na segunda-feira, começa no Tribunal Penal Internacional (TPI) o julgamento sem precedentes, no qual um suposto extremista planeja se declarar culpado de crimes de guerra pela destruição de mausoléus classificados como Patrimônio Mundial da Humanidade na cidade malinesa de Timbuctu. O que são? Trata-se de tumbas de personalidades veneradas, chamadas "santos" em Timbuctu, uma cidade lendária inscrita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1988 na lista de patrimônio mundial da humanidade. Em 2012 passou a integrar a lista de patrimônio em perigo. Quando essas personalidades "consideradas v…

Casal resgatado de ilha graças a S.O.S. na areia

Imagem
Náufragos estavam perdidos há uma semana e com suprimentos perto do fim.


Foto divulgada pela Marinha americana mostra o pedido de ajuda do casal escrito na areia Um casal preso há uma semana em uma ilha deserta do Pacífico foi resgatado depois que um avião que participava de sua busca avistou um sinal de S.O.S. escrito na areia, anunciaram neste domingo membros da guarda costeira americana. Um avião da Marinha americana encontrou o casal, "que tinha um estoque limitado de comida", na ilha East Fayu, Micronésia, segundo o comunicado da guarda costeira. O avião decidiu sobrevoar a região após receber informações de um barco que afirmou ter visto luz na ilha à noite. "A operação de busca de Linus e Sabina Jack foi um sucesso", diz um comunicado da embaixada dos Estados Unidos em Colonia. "Orientamos a busca na ilha porque sabíamos que não era habitada, e que o casal tinha uma lanterna no barco." O casal zarpou no último dia 17 da ilha de Weno, Micronésia, em …

'Nerve: Um jogo sem regras' é suspense competente

Imagem
Filme com Emma Roberts tem trama sobre perigos do mundo digital.


Filme com Emma Roberts tem trama sobre perigos do mundo digital. Por Alysson Oliveira Para quem gosta de seu filme sobre assuntos do momento, nada mais tópico do que “Nerve: Um jogo sem regras”, sobre os perigos da realidade virtual, realidade aumentada, ou qualquer outra esfera que combine o mundo real e o ambiente digital. É bem verdade que o filme se resolve de maneira levemente moralista e a sua “mensagem” é um tanto óbvia, mas os diretores Henry Joost e Ariel Schulman fazem tudo isso de forma tão competente que é possível até esquecer os pequenos furos do roteiro, assinado por Jessica Sharzer, a partir de um romance homônimo de Jeanne Ryan. Vee (Emma Roberts) é uma adolescente certinha, que está terminando o colegial, prestes a entrar na faculdade, mas não tem coragem de ir para sua escola dos sonhos, longe da mãe (Juliette Lewis), que ainda sofre com a perda do filho mais velho. A garota, no entanto, pretende provar …

Dia Nacional de Combate ao Fumo: Inca usa esporte como arma contra tabagismo

Imagem
Aline Leal - Repórter da Agência Brasil       Inca:  hábito  de  fumar prejudica  a execução       de atividades físicasArquivo/Agência Brasil Motivado pela Olimpíada do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) adotou o esporte como temática de conscientização para o Dia Nacional de Combate ao Fumo, marcado para a próxima segunda-feira (29).  Com o slogan #MostreAtitude: sem o cigarro sua vida ganha mais saúde, a campanha quer atingir principalmente a faixa etária entre 13 e 35 anos.
A ideia é que o tema estimule a prática de esportes e assim influencie na prevenção e na cessação do tabagismo, já que o hábito de fumar atrapalha a execução de atividades físicas. Ao consumir produtos que contêm tabaco, os praticantes de esportes diminuem sua performance, principalmente em relação à respiração. Segundo o Inca, enquanto pratica esporte, quem fuma fica cansado com mais facilidade; sofre com falta de ar; tem resistência reduzida e poder de reação mais lento. Os benefícios de parar d…

Espetáculo lúdico ensina a crianças o consumo consciente de energia

Imagem
Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Espetáculo ensina crianças o consumo sustentável de energia (Divulgação) Em um espetáculo teatral lúdico intituladoQuanta Energia!, "cientistas “malucos” fazem brincadeiras e experimentos para mostrar a crianças de 6 a 12 anos de idade de onde vem a energia, qual a importância desse recurso na vida das pessoas e como seu uso pode ser eficiente, seguro e sem desperdício. Neste domingo (28), o espetáculo ocorre às 14h no Planetário da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, com entrada gratuita, mediante a doação de alimentos não perecíveis. O projeto foi desenvolvido inicialmente pela distribuidora de energia Light e acabou incorporado pelo programa Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. O Favela Criativa englobava projetos educativos e de fomento à cultura e à arte em comunidades, mas ganhou uma maior amplitude, estendendo-se a outras áreas, como a Baixada Fluminense e o interior fluminense, com o nome de Territóri…

Pré-selecionados no Fies têm até hoje para se inscrever

Imagem
As inscrições vão até este domingo, 28; o prazo vale para estudantes graduados e não-graduados Da redação, com Agência Brasil As inscrições para as vagas remanescentes da edição deste segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina neste domingo, 28. O prazo vale para estudantes graduados e não-graduados que tenham sido pré–selecionados no processo regular e não tenham firmado o contrato de financiamento pelo Fies. Os prazos de inscrição vão até 2 dezembro e variam de acordo com a condição do estudante. De 22 a 28 de agosto estudante não graduado, pré–selecionado no processo seletivo regular do Fies 2º/2016 e que não tenha firmado contrato de financiamento; de 26 a 28 de agosto estudante graduado, pré–selecionado no processo seletivo regular do Fies 2º/2016 e que não tenha firmado o contrato de financiamento; de 29 de agosto a 5 de setembro estudante não graduado e que ainda não está matriculado; de 2 a 5 de setembro estudante graduado e que ainda não está matricu…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira