Pular para o conteúdo principal

Filmes e documentários do universo da fotografia

Na semana em comemoração ao dia do repórter fotográfico, selecionamos cinco filmes que têm a fotografia como tema, sendo ela principal ou não na história. Confira e veja os trailers

Janela Indiscreta: filme clássico de 1954, Janela Indiscreta conta a história de um fotógrafo, L. B. Jeffries, que, por estar machucado em casa, utiliza suas câmeras e lentes para ver o que acontece nas janelas de seus vizinhos. Ele e sua noiva, Lisa Carol, acabam descobrindo algumas coisas suspeitas, envolvendo outros personagens em uma trama instigante. Dirigido por Alfred Hitchcock, o personagem principal tem referências sobre Robert Capa, um dos principais fotojornalistas do século XX.



O Sal da Terra: o documentário mescla a história do mundo com a do fotógrafo Sebastião Salgado. Inúmeros episódios como guerras na África e desastres ambientais foram vividos por Salgado, e são narrados a partir de fotografias e entrevistas. A vida do fotógrafo é detalhada por seu próprio filho, Juliano Salgado e pelo cineasta alemão Wim Wenders, diretores do longa.


A Pele: Estrelando Nicole Kidman e Robert Downey Jr., o filme conta a história da fotógrafa Diane Arbus, que descobriu seu olhar fotográfico a partir do que era estranho e bizarro aos olhares “normais”. Ensaios muito diferentes surgiram a partir das descobertas da fotógrafa, e um romance também aflorou uma de suas mais importantes produções.


Mil vezes boa noite: Filme de 2014 em que Rebecca (Juliette Binoche) precisa escolher entre ser mãe ou ser a melhor fotógrafa de guerra dos últimos tempos. A temática também fala sobre a responsabilidade ética da fotógrafa (e da mídia em geral) diante dos atos de violência pelo mundo. 


A vida secreta de Walter Mitty: Vivido por Bem Stiller, Walter é um homem simples, tímido e com poucos objetivos. Depois de perder o negativo de uma fotografia que seria capa da revista para qual ele trabalha, Walter começa uma busca pelo mundo e acaba encontrando algo a mais do que procurava. 


O Povo

Comentários