Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 2, 2020

Da solidariedade à Caridade

Da solidariedade… Quando Aristóteles definiu o homem como «animal político », quis dizer que o ser humano é um ser solidário: um ser cuja essência é a sua relação com o seu semelhante. Sendo a solidariedade humana a nota caraterística do ser humano, tinha que haver instituições de solidariedade tão velhas como o homem, sendo a família a mais velha e a mais importante. Como animal que é, o homem é um dos animais mais frágeis. A inteligência, de que a Natureza o dotou, levou-o a descobrir a sua força na solidariedade. Podemos dizer que foi a solidariedade que salvou a espécie humana. Foi como ser social e solidário que o homem se tornou senhor e rei da Criação, obedecendo assim ao Mandamento divino: «Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a Terra» (Gn 1,28). Sendo a essência do homem a solidariedade, o individualismo e o egoísmo constituem o maior pecado do homem, porque atingem a sua própria essência. Não é por acaso que a Bíblia, depois de apresentar o pecado contra Deus, apresen…

Poeta mapuche ganha pela primeira vez o Prêmio Nacional de Literatura do Chile

O poeta mapuche Elicura Chihuailaf se tornou o primeiro autor dessa comunidade indígena a receber o Prêmio Nacional de Literatura do Chile nesta terça-feira. Chihuailaf, 68 anos, recebeu o prêmio por levar "a tradição oral e o universo poético de seu povo para além das fronteiras de sua própria cultura", segundo a ministra das Culturas, Consuelo Valdés. A ministra anunciou o prêmio por meio de um ato virtual, onde destacou "sua vasta trajetória e sua capacidade de instalar a tradição oral de seu povo em uma escrita poderosa que transcende a escrita mapuche". "Com maestria e valendo-se de uma expressão muito própria, ele tem contribuído de forma determinada para difundir seu universo poético pelo mundo, ampliando a voz de seus ancestrais da contemporaneidade", acrescentou Valdés. Chihuailaf, indicado duas vezes ao mesmo prêmio, destaca em suas letras a visão de mundo e a idiossincrasia mapuche - a maior população nativa do Chile - em sua relação com a nat…

Clipe de Michael Jackson gravado no Brasil ganha releitura com imagens do movimento Black Lives Matter

A releitura do videoclipe de "They Don't Care About Us" intercala com imagens dos protestos nos Estados Unidos, Africa do Sul, Itália e também no Brasil. Quando Michael canta o trecho que dá o título da música, as imagens dos protestos surgem em telaPor REDAÇÃO O POVO
O clipe de Michael Jackson, "They Don't Care About Us", ganhou uma releitura especial do cineasta Spike Lee no úlitmo sábado, 29, dia em que o rei do pop completaria 62 anos. Em sua versão atualizada, o vídeo gravado em Salvador inclui imagens dos protestos em apoio ao movimento antirracista Black Lives Matter. "Este filme não está degradando nenhuma raça, mas mostrando as injustiças para toda a humanidade. Que Deus nos conceda paz em todo o mundo", mostra os segundos iniciais do vÍdeo com sete minutos de duração. A releitura também inclui imagens inéditas de Michael, gravadas pelo cantor no ano de 1996 em uma prisão. Juntas, o clipe intercala com imagens dos protestos nos Estados Un…

Cédula de R$ 200 entra em circulação hoje

BC diz que serão produzidos neste ano 450 milhões de unidades A nota de R$ 200, com a imagem do lobo-guará, começa a circular hoje (2). Segundo o Banco Central (BC), será a sétima cédula da família de notas do Real. Serão produzidos neste ano 450 milhões de unidades. Ainda não foi divulgada a imagem da nova cédula. A cerimônia de lançamento das novas cédulas será às 13h30 de hoje e será transmitida pelo canal do BC no YouTube. O lobo-guará foi escolhido em pesquisa realizada pelo BC em 2001 para eleger quais espécies da fauna brasileira deveriam ser estampadas nas cédulas do país. De acordo com o Banco Central, o lançamento da nova nota é uma forma de a instituição agir preventivamente para a possibilidade de aumento da demanda da população por papel moeda. Agência Brasil