Pular para o conteúdo principal

Vencedora do Nobel de Literatura deixa Belarus

Vencedora do prêmio Nobel de Literatura e uma das últimas figuras da oposição em liberdade em Belarus, Svetlana Alexievich, deixou seu país para fazer um tratamento médico na Alemanha, anunciou nesta segunda-feira uma de suas amigas.


"Em um mês ela voltará a Belarus. Não renuncia a suas atividades de membro do Conselho de Coordenação", o órgão formado pela oposição, declarou à AFP sua amiga Maria Voiteshonok.

"Há dois meses ela deveria ir ao médico, mas o coronavírus e os acontecimentos políticos a impediram", completou, antes de informar que Alexievich pretende viajar à Itália depois da Alemanha.

Alexievich é a única dos sete membros da direção do Conselho de Coordenação, formado para promover uma transição de poder em Belarus, que ainda está em liberdade.

Todos os demais foram detidos ou forçados ao exílio, assim como uma das principais figuras do movimento de protesto, Svetlana Tikhanovskaya, refugiada na Lituânia.

Alexievich, de 72 anos, foi intimidada no início de setembro por homens desconhecidos perto de sua casa, que tocavam o interfone de sua residência e ligavam para o seu telefone.

Belarus foi abalada desde o início de agosto por um movimento de protesto sem precedentes que questiona a reeleição do presidente Alexander Lukashenko, no poder desde 1994.

Via AFP

 

Comentários