Pular para o conteúdo principal

Brasil e Portugal se unem para criar clube de leitura com temáticas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Social, da ONU

 Iniciativa prevê a criação de um acervo de livros infantis em língua portuguesa sobre temas que tratam de sustentabilidade e igualdade

Na Semana dos Objetivos Globais, criada para acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS), as entidades do mercado editorial do Brasil e Portugal se uniram para viabilizar o projeto Clube de Leitura com temáticas ligadas aos ODS, da Organização das Nações Unidas (ONU) em Língua Portuguesa.

© Eduardo Aigner
© Eduardo Aigner

Por aqui, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), sessão brasileira do International Board on Books for Young People (Ibby), e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab), participam do clube que irá reunir obras brasileiras infantis e juvenis que abordem a temática do desenvolvimento sustentável. Os títulos vão estar disponíveis na plataforma da ONU, que já conta com livros de diversos países e idiomas. Estar nesta lista é uma oportunidade de fazer com que esses livros se tornem referências bibliográficas em escolas públicas e particulares, com a chancela da ONU.

A CBL está trabalhando para lançar uma plataforma onde será possível inscrever as obras brasileiras, a FNLIJ será a responsável pela seleção dos títulos e a Febab vai dar todo apoio relacionado às bibliotecas públicas. O lançamento do Clube de Leitura em Língua Portuguesa acontecerá na Feira do Livro de Bolonha em 2021.

Também são membros do Clube a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (Apel) e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Com o projeto, o Brasil passa a integrar um movimento global chamado SDG Book Club, desenvolvido pela ONU com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA), que tem a missão de disseminar os conteúdos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre crianças e jovens de todo o mundo por meio do acesso a livros e à literatura. A ONU espera alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável e transformar o mundo para melhor até 2030.

Via PUBLISHNEWS

Comentários