Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 13, 2017

MACBETH

Grecianny Carvalho Cordeiro*
Shakespeare é um escritor cujas obras sobrevivem ao tempo, às tormentas, ao desenrolar dos anos, sem jamais perder a atualidade.
E seus enredos fabulosos caminham no meio de todos nós, tal qual feitiços que nos levam ao completo encantamento, e revivem a cada leitura e releitura, a cada interpretação, a cada filme e peça teatral. 
Eis o real sentido de um clássico.
Macbeth é um general do rei escocês Duncan e, ao lado de seu companheiro, o general Banquo, conseguiu enfrentar uma revolta capaz de pôr em perigo o poderio real. No caminho para casa, Macbeth encontra três feiticeiras que o saúdam como futuro rei. Para Banquo, as feiticeiras profetizam que ele será o pai de reis.
A partir daí, a vida de Macbeth e de sua esposa giram em torno dessa profecia, a qual pretendem fazer acontecer. 
Essa oportunidade surge quando, um belo dia, o rei Duncan e seus filhos se hospedam no castelo de Macbeth. 
Macbeth assassina o rei enquanto dormia e atribui a culpa aos súditos qu…

FORO PRIVILEGIADO

Grecianny Carvalho Cordeiro*
O denominado Foro por Prerrogativa de Função, comumente denominado foro privilegiado, existe, em tese, para garantir a proteção do cargo ou função exercida por determinada pessoa, em razão de sua importância. Assim, àqueles que ocupam determinados cargos, é conferido o direito de serem processados por tribunais superiores. No Brasil, tal como ocorre em diversas outras situações, o foro privilegiado foi deturpado e tem servido para proteger a pessoa que exerce determinado cargo ou função, ou seja, para além do cargo ou da função desempenhada, em uma verdadeira inversão de valores. Lembremos que o chamado foro privilegiado é coisa do arco da velha. No Brasil, existe desde a Constituição de 1891. A Constituição de 1988, seguindo o exemplo das antecessoras, manteve o Foro por Prerrogativa de Função, conferido ao Presidente e vice-Presidente da República, Deputados, Senadores, Governadores de Estado, Ministros de Estado, membros do Poder Judiciário e do Ministério Pú…

Crianças sírias nunca sofreram tanto como em 2016, afirma Unicef

Fundo das Nações Unidas relata 652 mortes de crianças no ano passado, denuncia mais de 850 recrutamentos para combate e afirma que 6 milhões necessitam de assistência.O ano de 2016 foi o de maior sofrimento para as crianças sírias, de acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira (13/03) pelo Unicef. O número de violações de direitos humanos atingiu, no ano passado, o maior nível desde o início do conflito entre forças do presidente Bashar al-Assad e rebeldes.

"O nível de sofrimento não tem precedentes. Milhões de crianças na Síria estão permanentemente sob a ameaça de ataques, as suas vidas estão totalmente viradas do avesso", afirmou o diretor regional do Unicef para o Oriente Médio e norte da África, Geert Cappelaere. 

De acordo com o relatório, 652 crianças foram mortas na Síria em 2016, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Ao menos 255 morreram na sua escola ou nas proximidades. "Os casos confirmados de morte, mutilação e recrutamento de crianças aum…

Cientistas desenvolvem vacina oral para proteger chimpanzés do Ebola

"Agora temos esta tecnologia que pode ajudar a salvá-los, e há uma obrigação moral de fazê-lo". Chimpanzés e gorilas estão ameaçados de extinção contra o Ebola. (AFP/Arquivos) Cientistas disseram na quinta-feira que desenvolveram uma vacina para proteger chimpanzés e gorilas ameaçados de extinção contra o Ebola, que matou dezenas de milhares de macacos selvagens em três décadas.
A vacina é administrada oralmente, disseram os desenvolvedores, o que significa que poderia ser disfarçada em alimentos oferecidos aos animais - um método mais fácil e menos traumático do que o uso de dardos.
"Nossos parentes mais próximos estão sendo levados rapidamente à extinção por doenças como o Ebola, pela caça comercial e pela perda de habitat, e somos responsáveis por grande parte disso", disse Peter Walsh, da Universidade de Cambridge, que participou da pesquisa.
"Agora temos esta tecnologia que pode ajudar a salvá-los, e há uma obrigação moral de fazê-lo", disse à AFP.
E…

Papa Francisco completa quatro anos de pontificado

Francisco é o primeiro papa latino-americano da história. É também o primeiro papa nascido no Hemisfério Sul e o primeiro proveniente da Ordem dos JesuítasDa redação O Papa Francisco completa nesta segunda-feira, 13, quatro anos à frente da Igreja Católica. Em 13 de março, Jorge Mario Bergoglio é apresentado como Francisco, sucessor de Bento XVI / Foto: L’Osservatore Romano
Jorge Mario Bergoglio assumiu o papado após a renúncia de Bento XVI anunciada em 28 de fevereiro de 2013. Após dois dias de conclave e cinco rodadas de votação, os 115 cardeais eleitores reunidos na Capela Sistina elegeram o, naquele ano, arcebispo de Buenos Aires, como novo pontífice da Igreja Católica, em 13 de março, às 20h12 (horário de Brasília). Francisco é o primeiro papa latino-americano da história. É também o primeiro papa nascido no Hemisfério Sul e o primeiro proveniente da Ordem dos Jesuítas. Até este ano, Francisco já realizou: 226 Angelus, 178 audiências gerais, 24 viagens apostólicas e duas Jornadas Mund…

História em quadrinhos, literatura e exposição celebram a revolução pernambucana

Sumaia Villela - Correspondente da Agência Brasil Forte das Cinco Pontas, no Recife Museu da Cidade do Recife/Divulgação O bicentenário da revolução pernambucana é o tema de uma exposição que vai durar todo o ano no Museu da Cidade do Recife (MCR), localizado no Forte das Cinco Pontas – local que faz parte da própria história da insurreição. A abertura ocorre hoje (12), no dia do aniversário de 480 anos da capital do estado. A exposição, feita em parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), é dividida em cinco eixos. A ideia, segundo a arquiteta e diretora do Museu Betânia Corrêa de Araújo, é transmitir as ideias que nortearam a revolução. “A gente quer olhar a exposição a partir dos ideais republicanos, da liberdade, da democracia, que estão presentes ainda hoje. E olha também para a memória da própria cidade, da nossa bandeira e a valorização dessa memória”. No ponto de partida são destacados os ideais propagados pela revolta e inspirados por ep…

Desafiando o Império, há 200 anos Pernambuco criava primeira República do Brasil

Sumaia Villela - Correspondente da Agência Brasil Há 200 anos, quando o Império português era sediado no Brasil e cerca de 15 mil membros da Corte Real se instalaram no Rio de Janeiro, o país teve a experiência de uma República por 75 dias: Pernambuco. Desafiando o controle de Portugal e buscando apoio estrangeiro para o reconhecimento do novo Estado, a revolução pernambucana foi deflagrada em 6 de março de 1817, inaugurando uma nova ordem em que ideais republicanos se misturavam a interesses conservadores das elites da região. Na época, o território brasileiro ainda era dividido em capitanias. A de Pernambuco incluía a comarca de Alagoas e toda a margem esquerda do Rio do São Francisco, até Minas Gerais, território hoje baiano. No Rio de Janeiro, transformada em capital do país, estava a família real, que fugiu das tropas francesas em 1808. “Quando a corte se instala no Rio de Janeiro há uma via de mão dupla. Por um lado há a abertura dos portos, o que permite maior fluxo comercial. …