Postagens

Mostrando postagens de Novembro 29, 2014

Vaticano: Igreja começa a celebrar Ano da Vida Consagrada

Imagem
Agência Ecclesia29 de Novembro de 2014, às 15:38



Iniciativa do Papa Francisco procura dar visibilidade e reconhecimento a estilo de vida que acompanha Cristianismo desde os primeiros séculos Lisboa, 29 nov 2014 (Ecclesia) – A Igreja Católica começa hoje a assinalar o Ano da Vida Consagrada, convocado pelo Papa Francisco, com uma vigília de oração em Roma, sob a presidência do responsável pelo setor na Cúria Romana, cardeal João Braz de Aviz. A iniciativa decorre nos 50 anos da publicação do decreto do Concílio Vaticano II sobre a Vida Consagrada, ‘Perfectae caritatis’, e foi explicada aos religiosos de todo o mundo pelo próprio Papa, através de uma carta apostólica publicada esta sexta-feira. O cardeal brasileiro D. João Braz de Aviz refere à Rádio Vaticano que Francisco convida os consagrados da Igreja Católica a reforçarem a sua identidade de “discípulos de Jesus”, voltando à intuição dos “fundadores e fundadoras” das ordens e congregações, “com os olhos abertos ao diálogo com o mund…

Turquia: Papa encontrou-se com «irmão» Bartolomeu I

Imagem
Agência Ecclesia29 de Novembro de 2014, às 16:48 (Lusa)Francisco pediu ao patriarca ortodoxo que o abençoasse a si e à «Igreja de Roma» Istambul, Turquia, 29 nov 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco encontrou-se hoje com o patriarca de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu I, para uma oração ecuménica em Istambul que encerrou o segundo dia da viagem pontifícia à Turquia. “[André e Pedro] Eram irmãos de sangue, mas o encontro com Cristo transformou-os em irmãos na fé e na caridade. E nesta noite jubilosa, nesta oração de vigília, quero sobretudo dizer: irmãos na esperança”, disse, durante a cerimónia na igreja de São Jorge, sede do Patriarcado Ecuménico. O Papa foi acolhido ao som dos sinos do templo e uniu-se a Bartolomeu na oração pela unidade das duas Igrejas, recitando o Pai-nosso e abençoando a assembleia. “Que grande graça – e que grande responsabilidade – poder caminhar juntos nesta esperança, sustentados pela intercessão dos Santos irmãos Apóstolos André e Pedro! E saber qu…

O papa e os animais: ´O paraíso está aberto a todas as criaturas´

Imagem
domtotal.comPor Gian Guido Vecchi

A Igreja a caminho na história "rumo ao Reino dos Céus", o Paraíso que, "mais do que um lugar", é "um estado da alma em que as nossas expectativas mais profundas serão cumpridas de modo superabundante". Francisco, na sua catequese na Praça de São Pedro, fala da "Jerusalém celeste" e sorri: "É bonito pensar no Céu. Todos nós nos encontraremos lá em cima, todos".

E, depois, amplia o olhar, com uma frase que amplia a esperança da salvação e da bem-aventurança escatológica aos animais, assim como a toda a criação: "A Sagrada Escritura nos ensina que o cumprimento desse desígnio maravilhoso não pode não dizer respeito também a tudo o que nos cerca e que saiu do pensamento e do coração de Deus", explica. Depois, cita o capítulo 8 da Carta aos Romanos: "O apóstolo Paulo afirma isso de modo explícito, quando diz que 'a criação também será liberta da escravidão da corrupção, para participar da …

Bolaños, fenômeno da televisão

Imagem
domtotal.comDistante da televisão, Bolaños explorou a sua veia literária com um livro de poemas e uma autobiografiaBolaños: fenômeno completamente incomum na televisão O humorista mexicano Roberto Gómez Bolaños, também conhecido como Chespirito, não sonhava em ficar famoso. Tudo aconteceu, como ele mesmo dizia, "sem querer querendo". No fim da década de 1960 era roteirista de um canal de televisão quando um ator faltou e ele acabou na frente das câmeras. E foi uma viagem sem volta. Bolaños provavelmente nunca imaginou que uma vez colocados os pés no mundo do espetáculo seu destino seria divertir várias gerações de latino-americanos com personagens como "Chaves" e "Chapolin Colorado". Chespirito morreu nesta sexta-feira aos 85 anos no balneário mexicano de Cancún, deixando milhões de admiradores órfãos da Cidade do México a São Paulo e Luanda. Em um fenômeno completamente incomum na televisão, as comédias desbotadas e granuladas protagonizadas por Bolaños …

Inauguração da Árvore da Lagoa terá Concerto de Natal gratuito

Imagem
29/11/2014 07h19Evento terá início às 20h no Parque do Cantagalo. Haverá ainda transmissão online da festa. Do G1 Rio
Luz é o tema da árvore de Natal da Lagoa, na Zona Sul do Rio (Foto: Divulgação) A Árvore de Natal da Lagoa, na Zona Sul do Rio, será inaugurada às 20h deste sábado (29) com um Concerto de Natal no Parque do Cantagalo. O evento será marcado por uma grande queima de fogos, que vai durar cinco minutos. Toda a festa será transmitida em tempo real pela internet. saiba maisÁrvore da Lagoa causa proibições de estacionamento até 7 de janeiroG1 mostra paisagem vista de cima da árvore da Lagoa, no Rio; veja vídeoMetrôRio terá ônibus exclusivos para a inauguração da árvore da Lagoa, Rio Na área do evento, foram instalados cem banheiros químicos, incluindo cabines exclusivas para homens, mulheres e portadores de necessidades especiais. Haverá também um posto médico com duas UTIs móveis. Ao lado do posto médico irá funcionar um ponto de encontro para receber crianças que se perderem d…

Turquia: Papa desafia comunidades católicas a construir «unidade» e rejeitar atitude «defensiva»

Imagem
Agência Ecclesia29 de Novembro de 2014, às 14:35(Lusa)Francisco celebrou Missa com representantes dos ritos latino, sírio, arménio e caldeu Istambul, Turquia, 29 nov 2014 (Ecclesia) – O Papa disse hoje na Turquia que as comunidades católicas têm de construir a “unidade” entre si, rejeitando qualquer postura “defensiva”, durante uma Missa em que estiveram representantes dos ritos latino, sírio, arménio e caldeu. “Só o Espírito Santo pode suscitar a diversidade, a multiplicidade e, ao mesmo tempo, realizar a unidade. Quando somos nós a querer fazer a diversidade e fechamo-nos nos nossos particularismos e exclusivismos, trazemos a divisão; e quando somos nós a querer fazer a unidade de acordo com os nossos projetos humanos, acabamos por trazer a uniformidade e a homologação”, referiu, na homilia da celebração a que presidiu na Catedral do Espírito Santo, em Istambul. A Missa contou com a presença do patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu I, do patriarca siro-…

Fátima: «Cristo das Trincheiras» em exposição no Santuário

Imagem
Agência Ecclesia29 de Novembro de 2014, às 09:55

Imagemacompanhou grupo de soldados portugueses durante I Grande Guerra
Fátima, Santarém, 29 nov 2014 (Ecclesia) – Uma das peças religiosas mais evocativas da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial, o chamado “Cristo das Trincheiras”, está a partir de hoje em exposição no Santuário de Fátima. Segundo uma nota do gabinete de imprensa do Santuário, enviada à Agência ECCLESIA, a vinda daquela imagem à Cova da Iria prende-se com a intenção de recordar o contexto especial da quarta aparição de Nossa Senhora em Fátima, que teve lugar a 19 de agosto de 1917. Uma época em que Portugal assistia ao “terrível” desenrolar da “Primeira Grande Guerra” e vivia as consequências da queda da Monarquia e instauração da República, marcada também pela “dificuldade em fazer caminho no âmbito da fé”, realça o diretor do Museu de Fátima. Marco Daniel Duarte lembra que quando os videntes de Fátima, Francisco, Jacinta e Lúcia, “se preparavam para ir pa…

Médio Oriente: Papa denuncia terrorismo e perseguições contra minorias religiosas na Síria e Iraque

Imagem
Agência Ecclesia28 de Novembro de 2014, às 14:45(Lusa)Primeiro discurso na Turquia apela à mobilização da comunidade internacional para ajudar refugiados e proteger população civil Ancara, 28 nov 2014 (Ecclesia) – O Papa denunciou hoje na Turquia o terrorismo e as perseguições contra minorias religiosas na Síria e Iraque, apelando à intervenção da comunidade internacional para ajudar os refugiados e proteger a população civil. “Infelizmente, somos ainda testemunhas de graves conflitos: na Síria e de modo particular no Iraque, a violência terrorista não dá sinais de diminuir. Regista-se a violação das normas humanitárias mais elementares contra prisioneiros e grupos étnicos inteiros; verificaram-se, e continuam ainda, graves perseguições contra grupos minoritários, especialmente – mas não só – cristãos e yazidis”, alertou Francisco, no palácio presidencial de Ancara, durante a cerimónia oficial de boas-vindas à Turquia. No primeiro discurso desta viagem de três dias, o Papa recordou qu…

Duelo: a vida vence a morte!

Imagem
17/04/2014  |  domtotal.comA Páscoa deve ser o clamor e a proclamação, numa só fé, da busca de um mundo novo.A esperança é a grande oportunidade para a criatura humana assumir uma vida nova Por Geovane Saraiva*
O acontecimento maior da nossa fé tem seu eixo na liturgia da Semana Santa, ocasião em que os cristãos meditam e entram em cheio na paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, no que diz Antoine de Saint-Exupéry: "O essencial é invisível aos olhos", que só se vê bem com o coração, manifestado no despojamento e no aniquilamento do Servo de Javé, rei humilde e obediente (cf. Is 52, 13-53), até a morte e morte na cruz. O papa Francisco falou no início destes dias sagrados e nos eventos que ocorreram nos dois últimos dias da vida de Jesus, suplicando aos que o escutavam e nós cristãos: "pensem muito sobre a quem se assemelham mais, àqueles que ajudaram Jesus ou àqueles que o condenaram, traíram ou eram indiferentes ao seu destino".
O nosso Deus é ess…

Mais Visitadas

José, servo bom e fiel

Nossos escritores

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior