Pular para o conteúdo principal

Inauguração da Árvore da Lagoa terá Concerto de Natal gratuito

29/11/2014 07h19

Evento terá início às 20h no Parque do Cantagalo. 

Haverá ainda transmissão online da festa.

Do G1 Rio

Luz é o tema da árvore de Natal da Lagoa, na Zona Sul do Rio (Foto: Divulgação)Luz é o tema da árvore de Natal da Lagoa, na Zona Sul do Rio (Foto: Divulgação)
A Árvore de Natal da Lagoa, na Zona Sul do Rio, será inaugurada às 20h deste sábado (29) com um Concerto de Natal no Parque do Cantagalo. O evento será marcado por uma grande queima de fogos, que vai durar cinco minutos. Toda a festa será transmitida em tempo real pela internet.
Na área do evento, foram instalados cem banheiros químicos, incluindo cabines exclusivas para homens, mulheres e portadores de necessidades especiais. Haverá também um posto médico com duas UTIs móveis. Ao lado do posto médico irá funcionar um ponto de encontro para receber crianças que se perderem durante o evento. Cerca de 450 guardas municipais e 350 policiais militares farão a segurança na região.

Esta é a 19ª Edição da Árvore de Natal da Lagoa, que se tornou um marco do período natalino na Cidade Maravilhosa e atrai milhares de moradores e turistas todos os anos. A deste ano tem 85 metros de altura, 3,1 milhões de microlâmpadas, 2.150 de efeitos estrobo, 120 mil metros de mangueiras luminosas e 100 refletores de led.
Transporte
O MetrôRio vai disponibilizar, das 18h às 23h deste sábado (29), ônibus exclusivos para levar os usuários à inauguração da 19º edição da Árvore de Natal da Lagoa, na Zona Sul do Rio. Segundo a empresa, os ônibus exclusivos da linha metrô na superfície vão sair da Estação Ipanema/General Osório e farão o trajeto até a Lagoa Rodrigo de Freitas, com intervalos entre sete e dez minutos. O mesmo acontece no domingo (30), entre às18h e às 22h.
Após o fim de semana da inauguração, os usuários podem continuar utilizando o metrô para visitar a Árvore desembarcando na Estação Cantagalo, de onde é possível caminhar por cerca de 15 minutos até o local. O acesso da Rua Miguel Lemos ficará aberto até o final da operação.
A tarifa dos ônibus exclusivos para a Lagoa é de R$ 3,50, incluindo a viagem nos trens das linhas 1 e 2. E ao comprar a passagem na bilheteria das estações do MetrôRio, o cliente deve informar que vai utilizar o serviço Metrô Na Superfície para receber o cartão eletrônico que dá direito ao embarque nos ônibus. O  pagamento também pode ser feito diretamente nos ônibus com dinheiro, cartão Pré-Pago do MetrôRio ou com Vale Transporte Eletrônico.

Estacionamento proibido
Para garantir a mobilidade ao público foi montado um esquema especial de trânsito a Prefeitura do Rio montou um esquema especial de trânsito para a inauguração da . Desde as 22h desta sexta (28), está proibido estacionar nos canteiros centrais em todo o entorno da lagoa.
A proibição vale para toda a extensão das avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa até 7 de janeiro, quando começa a ser desmontada a árvore. Os veículos estacionados irregularmente serão multados e removidos para os depósitos públicos municipais. A CET-Rio recomenda para os motoristas que não irão ao evento que evitem passar pelo local.
As principais vias da região serão impactadas pelo evento na Zona Sul da cidade, como as ruas Humaitá, o Túnel Rebouças, a Rua Mário Ribeiro, o Túnel Acústico e o Túnel Zuzu Angel. A Prefeitura do Rio recomenda a utilização de transporte público.
Quem quiser ir de metrô deve usar a estação Cantagalo. A Metrô Rio criará uma linha de ônibus integrando a estação General Osório à Lagoa para facilitar a chegada ao local, no fim de semana de inauguração e no de encerramento do funcionamento da árvore de Natal. Além disso, mais de 30 linhas de ônibus, de todas as regiões do Rio, passarão pela área do evento.
A operação contará com a participação de 120 agentes de trânsito, entre guardas municipais e da CET-Rio, que utilizarão 20 viaturas e 30 motocicletas que trabalharão para manter a fluidez no fluxo dos carros, orientar os pedestres e coibir o estacionamento irregular. Setenta controladores de tráfego também ajudarão na orientação dos motoristas.
Painéis de mensagens informarão as condições do tráfego nas vias do entorno. O tempo de funcionamento dos semáforos será ajustado de acordo com a necessidade dos motoristas. A operação será mantida durante todo o tempo de exposição da árvore de Natal

Comentários