Postagens

Mostrando postagens de Novembro 26, 2016

PEÇA: “JESUS ENTRE OS SAMARITANOS”.

Imagem
(Produzida por José Olímpio de Sousa Araújo) José Olímpio de Sousa Araújo*
NARRADOR: Quando Jesus soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele fazia mais discípulos e batizava mais que João, deixou a Judeia e retornou à Galileia. Era preciso passar pela Samaria. Chegou, então, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto da região que Jacó havia dado a seu filho José. Ali se achava a fonte de Jacó. Fatigado da caminhada, Jesus sentou-se junto à fonte. Era por volta da hora sexta. Seus discípulos haviam ido à cidade comprar alimento. Uma mulher da Samaria chegou para tirar água.
JESUS: “Dá-me de beber!”
SAMARITANA: “Como, sendo judeu, tu me pedes de beber, a mim que sou samaritana? Vocês não gostam do meu povo...”
JESUS: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te diz:? ‘Dá-me de beber!’, tu é que lhe pedirias e ele te daria água viva!”
SAMARITANA: “Senhor, nem sequer tens vasilha e o poço é profundo, de onde, pois, tiras essa água viva? És porventura maior que o nosso pai Jacó, que n…

Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza: reunião ordinária com a posse de João Soares Neto

Imagem
Acadêmico Honorário 26/11/2016 AMLEF EMPOSSA NOVO SÓCIO HONORÁRIO Em Solenidade que primou pela singeleza, organização e beleza, a Presidente da AMLEF, Grecianny Cordeiro, comandou na manhã de hoje a posse do escritor e empresário João Soares Neto como membro honorário da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza. O cerimonial ficou a cargo do acadêmico Marcus Fernandes e para a saudação ao recipiendário foi designado o ex-Presidente Seridião Montenegro.  Acompanhado da sua amada Iracema do Vale, Presidente do TJCE, e de amigos que espontaneamente prestigiaram o evento, João Soares agradeceu a deferência e ressaltou a alegria de integrar os quadros de uma Academia diferenciada como a AMLEF.













Estudantes criam aplicativo que move cadeira de rodas

Imagem
por Marcelino Júnior - Colaborador

Os alunos se emprenharam para criar algo que fosse útil e econômico ( Fotos: Marcelino Júnior )O projeto é resultado de um trabalho multidisciplinar com onze integrantes das áreas de Informática, Eletrotécnica e Enfermagem Santa Quitéria. Usar a tecnologia junto à robótica para facilitar o cotidiano de pessoas que utilizam cadeiras de rodas, otimizando o deslocamento das mesmas por meio de um aplicativo de telefone celular. Essa foi a ideia que uniu um grupo de alunos da Escola Profissionalizante Monsenhor Luís Ximenes Freire, na cidade de Santa Quitéria, no Norte do Ceará, para apresentação na feira de ciências da escola, em abril do ano passado. O projeto obteve êxito, dando ao grupo o primeiro lugar em robótica na etapa municipal. Feira de robótica O passo seguinte foi a participação na feira regional de ciências, naquele mesmo ano, onde o projeto também levou a primeira colocação. O grupo ainda representou o Ceará na etapa estadual da mesma feira, o…

Extremamente direto, livro expõe a singular e intensa trajetória de João Gordo

Imagem
por Antonio Laudenir - Repórter

João Gordo, o líder do Ratos de Porão, narra sua história em livro escrito com André Barcinski Mesmo inexistindo uma rigorosa cartilha de como deve ser o diálogo com o outro, manda o bom senso que essa comunicação seja direta, sem floreios. Usar mais palavras do que o necessário pode transparecer um expediente contrário ao de informar. Quando o assunto é falar sobre você mesmo, a exigência de não tornar-se uma figura prolixa é fundamental. João Gordo entende bem este riscado. >Seu nome é Dedé Podre >Feio, sujo e rápido  >No olho do furação Lançado na quarta-feira (23), a biografia "Viva la Vida Tosca" é o último ataque deste paulista. Com meio século de vida nos lombos, João Francisco Benedan (52) esmiuça feridas do passado, relembra instantes de pura insanidade e divide um pouco do seu atual convívio familiar. A construção desta conversa segue a passos fieis a cartilha do universo punk: "o papo é reto". A empreitada contou com …

"A resistência", de Julián Fuks, é eleito livro de ficção do ano no Prêmio Jabuti

Imagem
O escritor paulistano Julián Fuks é o vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Livro do Ano Ficção, com o romance "A Resistência" (Companhia das Letras). Os primeiros colocados das 27 categorias da premiaçãoreceberam seus troféus em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (24), no Auditório Ibirapuera. Por conta de um empate, a estatueta de Não Ficção foi compartilhada por duas obras, “Mário de Andrade: Eu sou Trezentos: Vida e Obra” (Edições de Janeiro), do autor Eduardo Jardim, e “Dicionário da História Social do Samba” (Civilização Brasileira), de Nei Lopes e Luiz Antonio Simas. Os vencedores dos principais prêmios da noite são definidos por votação de profissionais do mercado editorial e ganham, individualmente, R$ 35 mil. A Câmara Brasileira do Livro (CBL), que organiza a premiação, também anunciou nesta quinta os homenageados na categoria Escolha do Leitor. Foram selecionados “Ainda Estou Aqui” (Alfaguara), de Marcelo Rubens Paiva, na categoria Romance; “Amora” (…

Tom Cruise encarna novamente Jack Reacher em filme morno e previsível

Imagem
Por Luiz Vita Tom Cruise já teve dias melhores quando era um vampiro (“Entrevista com o vampiro”, de 1994) e morava em Nova Orleans, reduto de bambas do jazz como Louis Armstrong e Sidney Bechet, e podia gozar dos benefícios da imortalidade. Hoje, como um ex-militar carrancudo que arrisca a vida em cada esquina, tem que se esforçar para tirar proveito de um roteiro previsível e fazê-lo parecer verossímil, como no filme “Jack Reacher – sem retorno”, baseado no best-seller do britânico Lee Child. Child é um escritor de sucesso em livrarias de aeroporto, com oito livros já publicados no Brasil com o mesmo personagem, o ex-major Jack Reacher, que se mete em confusões de alto risco, num misto de thriller policial e espionagem. “Jack Reacher – sem retorno” é o segundo filme baseado em suas histórias, com Cruise como protagonista. O risco de as franquias cinematográficas se tornarem monótonas e repetitivas não poupou o novo filme, dirigido por Edward Zwick. Se em “Jack Reacher – o último tiro…

Quase metade do mundo estará online no final de 2016

Imagem
Por Nqobile Dludla Até o final de 2016, quase metade da população do mundo estará usando a internet, já que as redes móveis estão crescendo e os preços caindo, mas seus números irão continuar concentrados no mundo desenvolvido, disse uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira. Nas nações desenvolvidas, cerca de 80 por cento da população usa a internet, mas só cerca de 40 por cento o fazem em países em desenvolvimento e menos de 15 por cento em países menos desenvolvidos, de acordo com um relatório da União Internacional de Telecomunicações da ONU (ITU, na sigla em inglês).  Em vários dos Estados mais pobres e frágeis da África, só uma pessoa em cada 10 está online. A população desconectada é feminina, idosa, menos educada, mais pobre e vive em áreas rurais, informou a ITU. Globalmente, 47 por cento da população navega na rede mundial, ainda bem menos do que a meta da ONU - 60 por cento até 2020. Aproximadas 3,9 bilhões de pessoas, mais da metade do contingente…

De tirar o fôlego: trailer oficial e legendado de “Silence”, o novo filme de Scorsese

Imagem
Nosso Senhor lhes disse: Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda criatura”. Estas são as primeiras palavras do trailer que apresenta o novo épico de Martin Scorsese, pronunciadas pelo padre português Rodrigues (Andrew Garfield). Em seguida, dois momentos bem diferentes: no primeiro, Rodrigues e o padre Garrpe (Adam Driver) ficam sabendo que outro sacerdote, chamado Ferreira (Liam Neeson), está sendo acusado de ter renegado a Deus e a fé católica durante a missão no Japão – mas duvidam que seja verdade; no segundo, os padres Rodrigues e Garrpe desembarcam na costa japonesa para descobrir qual é a situação local – cujos dramas desesperados e desafios estarrecedores eles logo experimentarão na própria pele. “Silence” [“Silêncio“] é uma adaptação do romance de Shusaku Endo, publicado em 1966, sobre a perseguição sofrida no Japão do século XVII pelos missionários católicos e pelos primeiros japoneses convertidos ao catolicismo. Scorsese já desejava desde os anos 80 transportar…

Santuário Nacional inaugura neste sábado Natal Iluminado

Imagem
Programação do Natal Iluminado deste ano traz como novidade a Orquestra Bachiana, com o maestro João Carlos MartinsDa Redação, com Assessoria de Imprensa Natal Iluminado no Santuário Nacional de Aparecida / Foto: A12 O Santuário Nacional de Aparecida abre neste sábado, 26, a programação do “Natal Iluminado”, com a inauguração da iluminação de Natal do Santuário e a benção do presépio. A Missa será às 20h e, em seguida, uma procissão vai conduzir os fiéis até o presépio para a benção, acionamento das luzes e queima de fogos. Entre as novidades da programação deste ano está a apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica (Sesi-SP) com o maestro João Carlos Martins. O evento será no próximo sábado, 3, a partir das 19h30 no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, com entrada gratuita. Antes da apresentação, haverá a Missa no Altar Central da Basílica às 18h. De 27 de novembro a 18 de dezembro serão realizadas apresentações do Projeto de Educação Musical do Santuário (PEMSA), no J…

Fidel Castro morre em Cuba aos 90 anos de idade

Imagem
Da Agência Ansa Foto do dia 23 de janeiro divulgada pelo site cubano Cubadebate em 3 de fevereiro. Na imagem, Fidel Castro lê um jornal durante encontro com o líder estudantil Randy Perdomo GarciaFoto de divulgação/direitos reservados O ex-presidente e líder da revolução cubana, Fidel Castro, morreu anos 90 anos de idade, confirmou na madrugada de hoje (26) seu irmão e sucessor, Raúl Castro. As informações são da agência Ansa. Em um anúncio na televisão, Raúl disse que era "com profunda dor" que confirmava a "morte do comandante Fidel Castro Ruz", falecido às 22h29 de Havana do dia 25 de novembro de 2016. "Em cumprimento da expressa vontade do companheiro Fidel, seus restos mortais serão cremados", afirmou Raúl, demonstrando emoção ao ler o breve comunicado. Fidel Castro foi o herói histórico da esquerda moderna, o homem que mais desafiou os Estados Unidos. Mas, na opinião de líderes de centro-direita, Fidel era um ditador sanguinário e o culpado por isolar a …

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira