Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 28, 2018

Escritora Jacqueline Woodson recebe o prêmio Astrid Lindgren 2018

O Estado de S. Paulo COPENHAGUE — A escritora norte-americana Jacqueline Woodson recebeu o prêmio Astrid Lindgren 2017, um dos mais prestigiosos do mundo na literatura infantil. A autora "nos leva a conhecer os jovens que lutam por controlar sua vulnerabilidade e encontrar um lugar onde assentar sua existência", diz o júri, de Estocolmo. A agilidade e o tom poético "único" das suas obras também foi destacado. Jacqueline Woodson, em Nova York, em julho de 2015 Foto: Hilary Swift/The New York Times
O prêmio foi instituído em 2003 pelo governo da Suécia, um ano depois da morte da escritora Astrid Lindgren, e paga 5 milhões de coroas suecas (quase R$ 2 milhões). Nascida em 1963, Woodson aborda nos seus mais de 30 livros (de romances até poesias e ilustrações) temas como o racismo, a segregação, as injustiças econômicas, os preconceitos e a identidade sexual de jovens que estão entre a infância e a adolescência. O livro Brown Girl Dreaming (2014), premiado com o National Book …

Dupla fatura prêmio Nobel da literatura infantil

Os dois vencedores do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil, foram anunciados nesta segunda (26). Eiko Kadono e Igor Oleynikov tiveram os nomes confirmados no primeiro dia da Feira do Livro Infantil de Bolonha, o mais importante evento do setor. Kadono nasceu em Tóquio em 1935 e tem ligação próxima com o Brasil. A autora viveu por aqui durante dois anos, quando tinha 25. O país inspirou um de seus trabalhos "Ruijinnyo Shonen, Burajiru o Tazunete" ("Brasil e Meu Amigo Luizinho"), sobre um garoto que adora dançar samba. Vencedora de diversos prêmios e de uma obra que atinge mais de 200 trabalhos, ela é mais conhecida por "Majo No Takkyubin" ("Kiki's Delivery Service"), que foi adaptado para uma animação pelo diretor Hayao Miyazaki (de "A Viagem de Chihiro"). Distinção Já o outro vencedor, Oleynikov, também é conhecido por sua interface com o cinema. Nascido em Moscou em 1953, ele começou a trabalh…

Confira entrevista com o contista renomado, George Saunders

Contista renomado, o norte-americano George Saunders não planejava escrever um romance tão cedo, mas uma história o perseguia durante pelo menos duas décadas: a de que o presidente Abraham Lincoln (1809-1865), inconformado com a morte, por tifo, de seu filho Willie, de apenas 11 anos, visitou o túmulo em uma noite de fevereiro de 1862 e embalou o cadáver. "A trama era cativante demais", disse ele ao jornal O Estado de S. Paulo, em entrevista realizada na tarde desta segunda-feira, 26, por telefone. O resultado não poderia ter sido mais bem-sucedido - publicado no ano passado, "Lincoln no Limbo" ganhou o Booker Prize, o mais prestigioso prêmio da literatura em língua inglesa. E o livro ganha agora versão em português, pela editora Companhia das Letras. Mais que o ponto de partida por si só instigante, o que impressionou o júri foi a original opção de linguagem adotada por Saunders: em vez de uma prosa realista, a narrativa apresenta-se como uma interessante colcha …

Foto de mulher fazendo prova com seu bebê comove Afeganistão

Sentada no chão com seu bebê no colo, Jahantab Ahmadi faz uma prova cercada por estudantes em suas carteiras. O poder dessa foto provocou comoção no Afeganistão, onde muitas mulheres ainda são analfabetas. O contraste é evidente entre o desconforto da jovem mãe, concentrada sob seu véu azul, segurando um lápis, e o resto dos candidatos, em suas carteiras perfeitamente alinhadas durante as provas de seleção da Universidade privada de Nasir Khusraw, no centro do país. "Não quero que me privem de meus estudos", diz à AFP Jahantab Ahmadi, de 25 anos, com seu terceiro filho nos braços. Vem de um pequeno povoado da província de Daikundi, onde o trigo, o milho e as batatas garantem rendas baixas, e quer "trabalhar fora de casa". "Quero ser médica, servir as mulheres da minha comunidade ou da minha sociedade", diz. Para poder se apresentar para esta prova em meados de março, Jahantab Ahmadi primeiro teve que caminhar por duas horas pelas montanhas. Depois, utili…

Novo censo americano terá pergunta polêmica sobre cidadania

É um fato: os Estados Unidos reintroduzirão em seu próximo censo a pergunta sobre cidadania, uma medida polêmica em um país com milhões de imigrantes em situação ilegal temerosos das políticas anti-imigração do presidente Donald Trump. O Departamento de Comércio, que supervisiona o censo, disse que a pergunta será acrescentada por solicitação do Departamento de Justiça para ajudar a determinar possíveis violações da "Voting Rights Act", lei que proíbe a discriminação racial no voto. Somente os cidadãos americanos podem se registrar para votar, mas Trump afirmou que milhões de imigrantes em situação ilegal votaram nas eleições presidenciais de 2016, mas sem dar provas. A última vez que uma pergunta sobre cidadania foi incluída no questionário do censo foi em 1950. O secretário de Comércio, Wilbur Ross, disse em comunicado que "obter informação completa e precisa (...) compensa os limitados impactos adversos". A Constituição dos Estados Unidos contempla um censo com…

Inscrições abertas para seminário sobre enfrentamento de perdas e processo de luto

O evento, aberto ao público, ocorrerá no dia 7 de abril, das 8h às 18h, no auditório do Hospital Haroldo Juaçaba, em Fortaleza 28/03/2018 Foto: Reprodução / Pixabay O Projeto Integrado de Pesquisa e Extensão em Perdas, Luto e Separação (Plus+), vinculado ao Departamento de Enfermagem (Denf) da Universidade Federal do Ceará, está recebendo inscrições, pelo e-mail amasplus@yahoo.com.br, para o XIII Seminário Enfrentamento de Perdas, Processo de Luto (Plus+). O evento, aberto ao público, ocorrerá no dia 7 de abril, das 8h às 18h, no auditório do Hospital Haroldo Juaçaba (Rua Papi Júnior, 1222, 6º andar, Rodolfo Teófilo), em Fortaleza. A palestra de abertura tem como tema “Enfrentamento de perdas e do luto e aconselhamento do luto” e será ministrada pela Profª Angela Maria Alves e Souza, do Denf. Em seguida, o Prof. Michell Ângelo Marques Araújo, do mesmo departamento, fala sobre “Cuidado espiritual”. Ainda na parte da manhã, a psicóloga clínica Mohana Barbosa Oliveira faz palestra sobre “…