Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 15, 2019

Livro com colaboração cearense traz receitas com ingredientes de espécies nativas do Brasil

Araçá, bacuri, cajá, cajuí, jabuticaba, jenipapo, mangaba, murici, pequi, pitanga, umbu e umbu-cajá foram destacados entre os ingredientes
A Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio do projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (Biodiversity for Food and Nutrition – BFN), são colaboradores do livro Biodiversidade Brasileira: sabores e aromas. A obra é a primeira que divulga receitas criadas integralmente com ingredientes de espécies nativas da biodiversidade brasileira, e está disponível para download, no site do Ministério do Meio Ambiente, de forma gratuita. Pesquisadores da UFC, Uece e Embrapa são autores do capítulo 4, que aborda a região Nordeste. Professores e alunos do Curso de Gastronomia da UFC, em parceria com pesquisadores do Curso de Nutrição da Uece, e da Embrapa, estudaram os ingredientes da região Nordeste entre os anos de 2015 e 2018 e identificaram 221espécies…

29° Cine Ceará divulga selecionados para competitiva brasileira de curtas

O Festival Ibero-americano de Cinema acontece de 30 de agosto a 06 de setembro em Fortaleza
Doze filmes, dos quais oito inéditos, foram selecionados para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem do 29° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, que acontecerá de 30 de agosto a 06 de setembro em Fortaleza. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (15), pela organização do evento.  Esse ano, o Cine Ceará teve recorde de curtas inscritos, com 985 concorrentes de todas as regiões do Brasil.  Competitiva brasileira de curta-metragem  Foram selecionados curtas de seis estados, sendo cinco do Ceará, três de São Paulo e um de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. A curadoria, composta por Diego Benevides e Breno Reis, juntamente com a direção do Festival, selecionou trabalhos que representam a pluralidade de propostas fílmicas, com destaque para a participação representativa das produções nordestinas. A maior parte dos curtas selecionados é de ficção…

Cultura do entretenimento dificulta amadurecimento moral dos jovens

Presidente da Comissão para a Juventude da CNBB alerta para metodologia de trabalho usada com os jovens na IgrejaCNBB presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Nelson Francelino / Foto: CNBB A importância e a necessidade da formação cristã da juventude têm chamado a atenção para o cuidado com a metodologia de trabalho usada com os jovens na Igreja Brasil analisa o bispo de Valença e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Nelson Francelino, em um artigo direcionado à Pastoral Juvenil. Dom Nelson, chama a atenção para o cuidado com a metodologia de trabalho usada com os jovens na Igreja e diz que existe uma cultura que insiste em manter os jovens infantilizados por muito tempo, como meros consumidores da indústria do entretenimento. “Atualmente, vivemos em uma cultura marcada pelo espetáculo e entretenimento que elimina ao máximo as opor…