Postagens

Mostrando postagens de Junho 28, 2016

CARDEAL RAVASI: AS BEM-AVENTURANÇAS INTERPELAM TODOS OS HOMENS

Imagem
"As Bem-aventuranças" contém uma mensagem revolucionária: as pessoas fracassadas segundo o mundo, são consideradas por Jesus como os verdadeiros vencedores, chamados a edificar o Reino de Deus.

Precisamente às Bem-aventuranças é dedicado o último livro do Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, publicado recentemente pela Mondadori. O purpurado, biblista, confronta os dois textos das Bem-aventuranças, de Mateus e Lucas, e investiga a presença destas palavras no Antigo Testamento, especialmente nos Salmos, mas também fazendo referência a Moisés e ao Sinai. Um livro que propõe a atualidade do Sermão da Montanha e uma verdadeira "viagem" nos reflexos deste texto na arte, na música e na literatura, segundo nos conta o próprio Cardeal Ravasi:

"As Bem-aventuranças representam o desejo de olhar para um mundo que seja diferente. E é por este motivo que alguns as interpretaram quase que exclusivamente como destinadas à entrada no Reino de…

VATICANO: BENTO XVI AGRADECE «BONDADE» DO PAPA FRANCISCO

Imagem
Agência Ecclesia 28 de Junho de 2016, às 11:45        Papa emérito celebra 65 anos de sacerdócio e deixa palavras de estímulo ao seu sucessor
Cidade do Vaticano, 28 jun 2016 (Ecclesia) - O Papa emérito Bento XVI regressou hoje ao Palácio Apostólico do Vaticano pela primeira vez desde fevereiro de 2013 e agradeceu a “bondade” de Francisco, seu sucessor.
“Mais do que nos jardins do Vaticano, com a beleza que têm, a sua bondade é o lugar onde moro e me sinto protegido”, declarou Bento XVI, no final de uma cerimónia de homenagem pelo seu 65.º aniversário de sacerdócio, presidida pelo atual Papa.
O Papa emérito disse ter ficado sensibilizado pela “bondade” de Francisco “desde o primeiro momento da sua eleição” e “em cada momento” da sua vida no Vaticano.
“Esperamos que possa seguir em frente, com todos nós, neste caminho da misericórdia divina, mostrando a estrada de Jesus para Deus”, desejou, perante membros do Colégio Cardinalício e responsáveis da Cúria Romana, na Sala Clementina.
Após…

MÉDICA ABANDONA PRÁTICA DE ABORTOS APÓS VER ULTRASSONOGRAFIA DE SEU BEBÊ

Imagem
WASHINGTON DC, 27 Jun. 16 / 07:00 pm (ACI).- Yvonne Frank Moore é uma obstetra e ginecologista que abandonou a prática do aborto depois de ver a ultrassonografia do seu próprio bebê.
Sua história foi apresentada na página pró-vida dirigida a adolescentes Teenbreaks. Em seu breve e intenso testemunho, a doutora Moore descreve como começou a realizar abortos quando era residente na Universidade de Tennessee.
“Foram motivos econômicos que tiveram um papel decisivo para me converter em abortista. Tornou-se em uma tradição muito lucrativa o fato de ter mais de um emprego nas três clínicas de aborto locais”, disse.
Moore explicou que os abortistas podem ganhar muito dinheiro sem sair da cidade ou trabalhando durante a noite nas salas de emergência de hospitais. “Como a prática de abortos era tão lucrativa, nesse naquela época não entendia porque alguns residentes se negaram realizá-la”, afirmou Moore.
Começou praticando abortos em período parcial, logo passou a uma prática de período integ…

VÍDEO: FILME DE EWTN SOBRE PRIMEIRA SANTA PELE-VERMELHA GANHA PRÊMIO DE FESTIVAL EM ROMA

Imagem
ROMA, 27 Jun. 16 / 09:00 pm (ACI).- “Kateri” é o nome do filme sobre a vida de Santa Catarina (Kateri) Tekakwitha, primeira Santa pele-vermelha, produzido por EWTN que recentemente obteve o prêmio especial Capax Dei Foundation no Festival Internacional de Cinema Católico (Mirabile Dictu), que aconteceu em Roma.
O filme é dirigido e produzido por Jim Kelty e a atriz Sabrina Villalobos é quem interpreta a Santa Catarina Tekakwitha.
Lançado em 2010 sob o alto patronato do Pontifício Conselho para a Cultura, o Festival foi realizado na Cidade Eterna até o dia 23 de junho.
A presidente do Festival, Liana Marabini, comentou sobre o evento que “devemos evangelizar com todos os meios que estiverem à nossa disposição e o filme é um bom instrumento: chega a todas as coisas e pode ser entendido por todos, também por aqueles que não gostam de ler”.
Neste ano, explica, receberam mais de 1.000 filmes, enquanto há alguns anos a produção católica era escassa. “Ficamos contentes em pensar que nosso f…

Game of Thrones: sobre mulheres e diplomacia

Imagem
domtotal.com
A diplomacia é a arte da negociação por excelência. Daenerys, a mãe dos dragões, revisitou o seu batismo de fogo da primeira temporada. Daenerys, a mãe dos dragões, revisitou o seu batismo de fogo da primeira temporada. Por Alexis Parrot* E foi-se mais uma temporada - uma das melhores que vimos até agora e, não por acaso, justamente quando outros jogadores passaram a dar os lances mais importantes no tabuleiro de Westeros. O jogo dos tronos neste sexto ano reservou para as personagens femininas da série a condução e resolução de todas as tramas principais. Daenerys, a mãe dos dragões, revisitou o seu batismo de fogo da primeira temporada e levou o cargo de Khaleesi até onde ninguém ainda tinha ousado. Tornou-se a primeira mulher a de fato liderar os Dothraki, recuperou o seu dragão perdido e ainda voltou a tempo para salvar Mereen de um ataque dos senhores de escravos. Ufa! Praticamente uma executiva moderna que cuida da carreira, da casa, dos filhos e ainda encontra temp…

O grande Outro

Imagem
Uma das formas de interpretar este Outro seria no contexto das teorias de Lacan.
Lacan queria dar conta da relação do homem com tudo que determina boa parte do seu modo de ser. Por Jose Antonio de Sousa Neto* Faz alguns anos, em meu processo de formação psicanalítica, tive acesso através do professor Sergio Costa a um dado que me deixou estarrecido: Há algumas poucas décadas, uma entre algumas poucas dezenas de crianças tinha traços psicóticos, mas em passado recente esta proporção passou para uma a cada cinco. Cabe aqui esclarecer que a existência de traços psicóticos não significa que um determinado indivíduo se desenvolverá necessariamente em um adulto psicótico, mas que este indivíduo tem o potencial de se tornar um adulto bastante problemático. Para os que são pais isto quer dizer, por exemplo, supondo que suas crianças sejam psicologicamente saudáveis, que um ou uma entre cada quatro colegas de seus filhos pode ser um indivíduo bastante problemático com todas as implicações que is…

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal