Postagens

Mostrando postagens de Abril 1, 2019

Escritor Mia Couto vem ao Brasil em abril

Imagem
Grande leitor e fã do escritor João Guimarães Rosa ( 1908-1967), o escritor moçambicano Mia Couto vem ao Brasil para o lançamento de Grande Sertão: Veredas, que acaba de sair pela Companhia das Letras, depois de anos no catálogo da Nova Fronteira. O lançamento de Grande Sertão: Veredas será no dia 9 de abril, às 20 horas, no Sesc Pinheiros. Além de Mia Couto, participam do lançamento, com leitura, integrantes do Grupo Miguilim. A direção é de Bia Lessa. De 1956, Grande Sertão: Veredas é uma das maiores obras da literatura brasileira, e a obra-prima de Guimarães Rosa - um mergulho no sertão mineiro e, sobretudo, na alma humana. O livro que chega agora às livrarias conta com novo estabelecimento de texto, cronologia ilustrada, indicações de leituras e textos publicados sobre o romance, incluindo um breve recorte da correspondência entre Clarice Lispector e Fernando Sabino e escritos de Roberto Schwarz, Walnice Nogueira Galvão, Benedito Nunes, Davi Arrigucci Jr. e Silviano Santiago. O l…

Prêmio Minuano de Literatura recebe inscrições a partir desta terça-feira

Imagem
Abrem na terça-feira (2) as inscrições para o 2º Prêmio Minuano de Literatura, que seguem até 28 de junho. O objetivo é ressaltar e reconhecer a produção literária do Estado, contribuindo para sua divulgação e para o incentivo à leitura e à produção escrita. 
Os participantes não ficam limitados aos gaúchos, estendendo também aos residentes no Rio Grande do Sul. Autores gaúchos que residam fora do Estado, mas tenham a obra publicada por editoras locais também podem concorrer. As obras inscritas devem ter sido publicadas no decorrer do ano de 2018 e podem concorrer nas seguintes categorias: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção (Romance/Novela), Ilustração, História em Quadrinhos, Texto Dramático e Especial (livros de memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros). 
Promovido pelo Instituto Estadual do Livro em parceria com o Instituto de Letras da Ufrgs, a comissão organizadora será composta por membros de ambas as instituições. 
Fonte: Jornal do Com…

Aula Magna com o escritor carioca Raphael Montes marca o início da segunda turma do curso de Especialização em Escrita literária em Fortaleza

Imagem
Raphael Montes é escritor brasileiro de literatura policial e suspense (Foto: Victor Prataviera) Raphael Montes estreou na literatura aos 20 anos, em um romance policial com 500 páginas e um título intrigante: Suicidas (2012). Hoje, com 28 anos e outros três livros lançados - o mais recente deles em 2016 - o autor recorda os anseios de se lidar com o mercado editorial e de dar os primeiros passos como escritor. "Ainda lembro de toda essa sensação de impotência diante de um mercado editorial competitivo. Por isso gosto muito de interagir e conversar com pessoas que estão iniciando sua carreira literária. Esse diálogo ilumina o caminho dos jovens escritores e também esclarece muito sobre o ofício", conta. Atualmente um dos principais autores nacionais de suspense e mistério, ele é o convidado da aula inaugural da segunda turma do curso de Especialização em Escrita Literária do Centro Universitário Farias Brito (FBUNI). Ele fala sobre a importância da narrativa e a carreira do …

Novo casal imperial do Japão sustenta o peso das tradições

Imagem
Naruhito não esconde suas críticas ao asfixiante modo de vida da família imperial japonesa.


O príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, e sua esposa, a princesa Masako, em 17 de fevereiro de 2019 no Palácio de Togu, sua residência em Tóquio (Agencia de la Casa Imperial de Japón/AFP/Arquivos) O futuro imperador do Japão, o príncipe Naruhito, deverá manter um difícil equilíbrio entre as tradições de uma instituição milenar e sua vontade de aproximar a família da realidade do mundo atual, ao mesmo tempo em que protege a sua esposa, que enfrenta as dificuldades de um rígido papel a ser seguido. Naruhito, de 59 anos e que herdará o trono em maio, já expressou preocupação, assim como seu pai Akihito, sobre como assumir o papel de um Japão passado. Em 2015 ele considerou "importante, já que a recordação vai se apagar", que os japoneses "olhem com humildade" para as décadas passada, sem esconder os abusos cometidos pelo Exército imperial durante a primeira metade do século XX. …

Aprenda a ser seu próprio coach

Imagem
Você é responsável por si mesmo e pode melhorar sua autoestima Homens e mulheres enfrentam situações que os fazem sentir inseguros, que atacam a autoestima. Na vida de cada pessoa intervêm fatores sociológicos, psicológicos e emocionais, o que cria um sistema de crenças que se transformam em comportamentos. Se, desde o começo da vida, alguém plantou a insegurança pessoal, a desconfiança de si mesmo e a baixa autoestima, esta perspectiva tenderá a aparecer ao longo da vida da pessoa. Porém, a boa notícia é que não importa quanto tempo a pessoa tenha vivido com essa insegurança, pois isso, felizmente, tem solução. Baixa autoestima: como isso te afeta? A baixa autoestima pode mudar a conduta das pessoas, pois, ao duvidar de seu próprio valor, cria-se um círculo vicioso, do qual é difícil sair. Você saberá se tem a autoestima baixa se: você se sentir inferior aos outros;nunca termina o que começa e se desmotiva com facilidade;evita qualquer situação na qual pode fracassar;coloca a culpa no…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”