Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 19, 2017

Meu amigo Machado de Assis

A melhor forma de medir o tamanho de um gigante é olhando para ele a partir de suas vulnerabilidades. Foi isso que deve ter pensado o escritor Silviano Santiago ao escrever Machado (Companhia das Letras, 496 págs., R$ 69,90), o romance mais impressionante dos últimos anos em língua portuguesa. Santiago deu protagonismo à doença, às inseguranças e até ao provincianismo de Machado de Assis para construir seu romance, inovador também na forma. Ele se inicia em 2015, quando o autor recebe o quinto volume da correspondência de Machado publicado pela Academia Brasileira de Letras – o autor fica tão eufórico que a narrativa sai do pacote dos Correios e volta para 1905 sem escalas, como que abduzido. Aos 80 anos, a maturidade literária de Silviano Santiago leva-o a brincar com as possíveis expectativas do leitor. A tese radical da relação entre arte e doença de Carlos de Laet parece sua, mas ele não a endossa, e é nesse paralelismo entre a ética do “biógrafo” dos últimos dias de um ícone literár…

Adriana Calcanhotto deixa Brasil e vira professora em Portugal

A cantora, Adriana Calcanhotto, de 51 anos, é a nova professora da Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal. A artista deixou o Brasil e mudou, temporariamente, para Portugal, onde dará aulas abertas na Faculdade de Letras, onde já possui um gabinete exclusivo com biblioteca. compositora e escritora gaúcha
Em 2015, ela sofreu uma perda pessoal, quando morreu sua companheira de 26 anos de relacionamento, a atriz e cineasta Susana Moraes, aos 74 anos, vítima de câncer no endométrio. Susana era a filha mais velha do compositor Vinicius de Moraes. Em entrevista publicada neste sábado no jornal português "Diário de Notícias", Adriana falou sobre a experiência de viver em Portugal. "Larguei tudo no Brasil para viver essa maravilha. Jamais ousei sonhar com uma coisa dessas", contou a intérprete de "Esquadros", "Devolva-me" e "Mentiras". Ela dará aulas sobre música e poesia a partir da próxima quarta-feira (dia 22), no auditório da …

Filme húngaro 'On body and soul' leva Urso de Ouro na Berlinale

O filme "On body and soul", da cineasta húngara Ildiko Enyedi, que conta uma história de amor ambientada em um matadouro, levou neste sábado o Urso de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Berlinale. O júri, presidido pelo holandês Paul Verhoeven, atribuiu o prêmio máximo da mostra a este filme sobre um homem e uma mulher que se desejam, mas só conseguem se comunicar através de um sonho que compartilham. Segue a lista de premiados nas principais categorias do Festival de Berlim: - Urso de Ouro de melhor filme: "On Body and Soul", Ildiko Enyedi (Hungria)
- Urso de Prata (Grande prêmio do Júri): "Félicité", Alain Gomis (França, Senegal, Bélgica, Alemanha, Líbano) - Urso de Prata de melhor diretor: Aki Kaurismaki por "The other side of hope" (Finlândia, Alemanha) - Urso de Prata de melhor atriz: Kim Min-hee por "On the beach at Night Alone", de Hong Sang-soo (Coreia do Sul) - Urso de Prata de melhor ator: Georg Friedrich …

Ciudad Juarez: escultura do papa ao lado do muro

'São cidades unidas que não podem ser separadas por um muro e nem por um rio. A comunidade humana não tem fronteiras', diz autor de escultura na fronteira. Estátua é símbolo de paz. (AFP)
 A fronteira do México com os Estados Unidos, no local visitado pelo Papa em sua visita em 2016, ganha nesta sexta-feira (17/02), uma homenagem àquele evento: uma escultura de 4 metros do Pontífice, realizada por um artista mexicano.
Pedro Francisco Martinez explica que El Punto, no estado de Chihuahua, recebe este “símbolo de amor, bondade e solidariedade”, cujo braço esquerdo, paralelo ao Rio Bravo (a divisa entre os dois países), lança uma mensagem de esperança e “nos une a El Paso (a cidade texana do outro lado do confim). São cidades unidas que não podem ser separadas por um muro e nem por um rio. A comunidade humana não tem fronteiras”, garante o artista.
A inauguração da estátua foi às 17h locais, com a presença do Prefeito, Enrique Serrano, e uma exibição da Orquestra Azteca, formata por …

Mural de ícones sobre a vida de Cristo em Roma

(ACI).- O Vigário do Papa Francisco para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, inaugurou no dia 14 de fevereiro um grande mural com 16 cenas do Novo Testamento do pintor espanhol Kiko Argüello, iniciador do Caminho Neocatecumenal. A impressionante obra de 15 metros de altura por 10 metros de largura foi instalada na capela do seminário missionário diocesano Redemptoris Mater de Roma, onde são formados os futuros sacerdotes que, de acordo com o desejo de João Paulo II, serão enviados à missão em qualquer lugar do mundo para ajudar na Nova Evangelização. O mural, rodeado por grandes janelas que dão a impressão de que as pinturas estão suspensas no ar, mostra cenas como o Batismo do Senhor, a Anunciação, a entrada de Jesus em Jerusalém antes da sua Paixão, a Crucificação de Cristo ou a Última Ceia. Estiveram presentes na inauguração várias personalidades e Argüello explicou o sentido desta obra, que pretende unir oriente e ocidente, pois as diferentes cenas estão no cânon bizanti…

Terminou o horário de verão; atrase o relógio em uma hora

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil O horário de verão terminou à 0h deste domingo (19), quando os relógios foram atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Fábio Alves, a mudança, toda vez que é adotada, tem como objetivo principal a redução no consumo de energia elétrica no horário de pico, das 18h às 21h. "O verão é o período que naturalmente demora a anoitecer, o dia é maior. Ou seja, com o horário de verão, é possível aproveitar a luz natural para gerar um melhor aproveitamento da energia", explica. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade para o país. O governo ainda não divulgou o quanto o país economizou de energia, mas a previsão inicial era de que o horário de verão resultasse em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Vigência O horári…

Desejo de conhecer o Papa acalenta jovens

Percorrer os Valinhos de Fátima, num contacto muito próximo com a natureza, e lembrar os passos de Jesus Cristo ao carregar a cruz, é um momento que coloca muitos fiéis a recordar vários episódios das suas vidas. Um misto de sensações e emoções dominou aqueles que percorreram a via-sacra, que integrou o programa da 27ª Peregrinação da Família Missionária da Consolata a Fátima, na manhã deste sábado, 18 de fevereiro.
Habituados a participar nesta iniciativa dos Missionários da Consolata, este ano, o encontro tem para o casal Juliana e Rui Oliveira, de 27 e 32 anos, respetivamente, algo de muito diferente – é a primeira vez que peregrinam com o seu primeiro filho, o pequeno Rui, de apenas seis meses.
«Pertenci ao grupo dos Jovens Missionários da Consolata (JMC) durante muitos anos. Portanto, já vivi imenso esta peregrinação da Família Missionária da Consolata. Recordo com muita saudade e nostalgia cada uma das personagens que desempenhei nesta peregrinação», disse Juliana.
Para a jovem…

Fotos mostram antigos conventos de Lisboa

As imagens captadas pelo fotógrafo José Vicente dão corpo à exposição «Conventos de Lisboa. Permanências e Metamorfoses», que pode ser conhecida junto à sacristia do antigo Colégio de Santo Antão-o-Novo, no atual Hospital de São José, em Lisboa, até ao próximo dia 26 de abril. As fotos expostas são um meio para par dar a conhecer ao público «os antigos espaços conventuais da cidade, suscitar interesse por este vastíssimo patrimônio arquitetônico, muito do qual se encontra desocupado e em condições de degradação lamentável, assim como contribuir para a consciencialização da forma como tem sido ocupado e para a necessidade da sua preservação», explicam os promotores do projeto, em comunicado. Ao mesmo tempo, «o conhecimento e divulgação deste patrimônio contribuem para  sensibilizar a sociedade civil, proprietários e decisores públicos para a importância da sua proteção», acrescentam os dinamizadores da iniciativa. A exposição «Conventos de Lisboa» surge no âmbito do projeto «LxConventos»…