Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 12, 2017

O USO DE CERTAS EXPRESSÕES (1)

José Olímpio de Sousa Araújo*

No jogo de palavras ou expressões de escritas parecidas, precisamos estar bem preparados, pra não perdermos...

Por exemplo. Você sabe a diferença entre DECOLAR, DESCOLAR e DESLOCAR?
Então, vejamos...
Decolar — é o fato de o avião subir, desgrudar-se do solo. Daí se deriva decolagem. Descolar — tem sentido parecido. É ‘separar’, ‘desligar’, ‘despregar’; como no descolamento de retina. E não deslocamento. Deslocar — é ‘tirar do lugar’, ‘afastar’, ‘transferir de um local para outro’.
O.K? Então me diga: CÂMARA e CÂMERA significam a mesma coisa?
Bem... O aparelho de fotografar, de filmar, ou de gravar vídeo... pode ser  Câmara ou câmera. E Câmara — também é um ‘lugar’, ‘recinto’, ‘ambiente’; é o caso de Câmara Municipal.
Muito bem... E eu lhe pergunto ainda: Qual destas frases está correta? A Prefeitura mandou TAPAR os buracos das ruas. / A Prefeitura mandou TAMPAR os buracos das ruas. 
Acertou quem disse... as duuuas! Pois é! No sentido de ‘fechar’, ‘bloquea…

Guerra no Iêmen já matou 1,4 mil crianças

Sanaa.Cerca de 1.400 crianças iemenitas morreram e cerca de 2 mil escolas estão fora de uso desde a escalada da guerra no Iêmen, em março de 2015, anunciou nesta quarta-feira, em Sanaa, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). "Desde a escalada do conflito, as Nações Unidas verificaram que cerca de 1.400 crianças foram mortas e mais de 2.140 feridas", declarou à imprensa a representante do Unicef no Iêmen, Meritxell Relano. "Quase 2 mil escolas no Iêmen não podem ser usadas porque foram destruídas, danificadas, usadas para abrigar famílias deslocadas ou para fins militares", acrescentou. Relano cita como exemplo a morte confirmada na terça-feira (10) de uma criança perto de uma escola ao norte de Sanaa durante um ataque aéreo que feriu outras quatro. Um oficial militar iemenita e uma fonte médica forneceram números diferentes para o ataque atribuído à coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita, evocando cinco mortos, incluindo duas crianças, e 13 ferido…

Destinos incríveis para se divertir no México

A cada temporada de verão, novos destinos ganham a preferência dos turistas que buscam diversão em meio a cenários deslumbrantes e prontos para ser explorados. Com natureza exuberante e hospedagens sofisticadas, este ano, o México entrou na lista dos países mais visitados das Américas. A julgar pelo número de visitantes que estão desembarcando em terras mexicanas nesse começo de ano, Donald Trump pode até construir o seu "muro", mas isso não mudará o sucesso de Cozumel, Acapulco e outras dezenas de cidades ricas em história, gastronomia, praias paradisíacas e muita aventura. O clube de férias Royal Holiday é um dos que mais vem investindo no potencial do país, com hotéis de alto padrão e programações personalizadas. Confira a lista com sete sugestões que fogem do lugar comum. Diário do Nordeste

Atualização do WhatsApp permite enviar até 30 fotos e vídeos

WhatsApp disponibilizou uma nova atualização que dá possibilidade aos usuários de enviarem até 30 mídias por vez. O recurso está liberado para o aplicativo na versão Beta e, por enquanto, apenas para Smartphones com sistema operacional Android. Anteriormente, era permitido apenas o envio de 10 mídias por vez. A atualização veio para dar maior praticidade na hora enviar os conteúdos. O antigo limite de envios exigia muita paciência e atenção ao enviar grandes quantidades de arquivos, fazendo com que, muitas vezes, algumas mídias fossem enviadas mais de uma vez. Agora, se você gosta – ou precisa – de enviar várias coisas ao mesmo tempo, as chances de envio duplo de fotos ou vídeos reduzem muito. Outra novidade Além do novo limite de envios de mídias, o novo recurso do WhatsApp ainda vai oferecer a busca por giphys (GIF) já existentes. Assim, os usuários poderão achar as peças diretamente no aplicativo, ficando a opção, também, de procurarem em outras plataformas, como já acontece. O P…

Musical vai abrir novo 'noitão' do Espaço Augusta

'La La Land', musical de Damien Chazelle, além das sessões em pré-estreia, poderá ser visto também na abertura de um novo projeto do Espaço Itaú Augusta - a partir de sexta-feira (13), começará o Sexta Mais que Básica, maratona de filmes inéditos, shows, homenagens, encontros e workshops. Com início previsto para a meia-noite e ocupando toda a madrugada as três maiores salas do Espaço, o projeto acontecerá toda segunda sexta-feira do mês.
Assim, La La Land abre as sessões da Sala 2, que terá, em seguida, o longa francês Na Vertical, de Alain Guiraudie. 
Já a Sala 1 vai apresentar outras duas estreias: à meia-noite, o documentário Axé - Canto do Povo de um Lugar, de Chico Kertész, e, em seguida, Manchester à Beira-Mar, de Kenneth Lonergan, provável candidato a receber muitas indicações para o Oscar - especialmente para o ator Casey Affleck.
E a Sala 3 vai abrigar as homenagens. Primeiro para Andrea Tonacci, recentemente falecido, de quem vai ser exibido Bang Bang, filme de 197…

Portugal: Bispos criticam proposta de inclusão do tema do aborto em aulas para crianças

(ACI).- Os  de Portugal se posicionaram contra a intensão do governo de incluir o tema do aborto nas aulas de educação sexual do 2º ciclo, para alunos do 5º e 6º anos. Os Prelados defendem que esta medida não respeita o “direito dos pais à educação dos filhos”. bispos
A medida que prevê a inserção do tema do aborto nas aulas de educação sexual dos alunos de 11 e 12 anos faz parte do Referencial de Educação para a Saúde, documento orientador da Direção-Geral de Educação (DGE), que esteve em consulta pública em dezembro. No documento, a questão é abordada como interrupção voluntária da gravidez. A posição contrária ao documento dos bispos portugueses foi expressa na terça-feira, em coletiva de imprensa, pelo secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Padre Manuel Barbosa, durante a primeira reunião do ano do Conselho Permanente da CEP, em Fátima. “A conferência segue com preocupação esta iniciativa do Estado e apoia naturalmente aqueles que não aprovam a inclusão …

Após 7 anos, Haiti ainda tenta se recuperar de terremoto

Milhares de pessoas ainda estão desabrigadas, vivendo em condições precárias e enfrentando surtos de doenças Ansa Mesmo após sete anos da tragédia, o Haiti ainda enfrenta inúmeros problemas causado pelo terremoto que devastou o país em 12 de janeiro de 2010. Milhares de pessoas ainda estão desabrigadas, vivendo em condições precárias e enfrentando surtos de doenças. Após o sismo de 7 graus na escala Richter registrado às 16h53 do dia 12, ao menos 230 mil pessoas morreram, outras 300 mil ficaram feridas e mais de 1,5 milhão de haitianos perderam suas casas. Desde a capital, Porto Príncipe, até em cidades menores, houve devastação em larga escala. As informações são da agência de notícias Ansa. Diversas instituições e governos anunciaram que enviariam diversos tipos de ajuda que, mesmo constantes, não foram suficientes para dar condições dignas de vida a todos aqueles que foram afetados pelo tremor. Uma das instituições que ajuda o povo haitiano há sete anos é a Caritas Italia, entidade…

Pesquisa desenvolve analgésicos com veneno extraído de sapo-cururu e cascavel

O Ceará vem despontando no que diz respeito a inovações na área de Biotecnologia. Um desses exemplos é a pesquisa que conseguiu desenvolver novos analgésicos para o tratamento de dores neuropáticas a partir de substâncias da biodiversidade do NordesteFoto: Chico Gomes / Secitece O Ceará vem despontando no que diz respeito a inovações na área de Biotecnologia. Um desses exemplos é a pesquisa que conseguiu desenvolver novos analgésicos para o tratamento de dores neuropáticas a partir de substâncias da biodiversidade do Nordeste.
O projeto é executado pela empresa Genpharma, beneficiada com recursos do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica nas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará (Tecnova-CE). A empresa realizou a coleta de substâncias naturais dos venenos de animais típicos nordestinos.
Um desses compostos obtido por síntese foi prospectado a partir da telocinobufagina, uma substância do veneno do anfíbio Rinhella jimi, popularmente conhecido como sapo-cururu.…