Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 7, 2019

Com cinco autores brasileiros, Prêmio Oceanos revela os dez finalistas

O Prêmio Oceanos, que recebeu este ano a inscrição de 1.467 livros de 314 editoras de 10 países, anuncia nesta quarta, 6, seus 10 finalistas. Concorreram obras de qualquer gênero literário publicadas originalmente em português. O angolano Pepetela é o único africano da lista e disputa o prêmio com o romance Sua Excelência, De Corpo Presente. Pepetela, que acaba de lançar no Brasil O Quase Fim do Mundo, é nome frequente entre os finalistas do Oceanos. São cinco livros de autores brasileiros na lista: Alguns Humanos (Tinta-da-China), de Gustavo Pacheco; A Tirania do Amor (Todavia), de Cristovão Tezza; O Imortal (Companhia das Letras), de Mauricio Lyrio; O Preto Que Falava Iídiche (Record), de Nei Lopes; e Sorte, de Nara Vidal. De Portugal, concorrem Eliete, de Dulce Maria Cardoso; Ensina-me a Voar Sobre os Telhados, de João Tordo; Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida; e Meio Homem Metade Baleia, de José Gardeazabal. Cristovão Tezza, o autor do superpremiado O Filho E…

Biografia de professor da Uece será lançada nesta quinta-feira (7)

Será lançado nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, o Livro da Biografia “Profissional da Esperança: Eudório Fernandes. O evento acontece às 16h30, no Hall da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), campus Itaperi. Com 180 páginas, o exemplar mostra a história do profissional Eudório Fernandes, relatada pelo jornalista Emmanuel Montenegro, com prefácio da professora Claudio Leitão, trazendo diversas passsagens de sua vida, desde de sua infância no Bairro – Otávio Bomfim, em Foratelza, até o momento, em que atua na advocacia civil e criminal. A obra “mostra um legado de integração entre a Policia Militar do Ceará/Sociedade/Comunidade Acadêmica, a defesa da melhoria da imagem do policial, bem como, principalmente, a capacidade de Eudório, de congregar pessoas” que está registrado na orelha do livro, o tenente –coronel reformado da PM e historiador, membro da Academia Quixadaense de Letras, João Xavier Holanda. Francisco Eudório Fernandes – possui graduação em Letras pela Uni…

I Prêmio Culturas Indígenas do Ceará é lançado nesta quinta, 6/11

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em reconhecimento e valorização as iniciativas culturais dos povos indígenas em território estadual, com suas formas de expressão, de celebrações e saberes realizadas ou em andamento, lança nesta quinta-feira, 6/11, às 15h, durante a XXIV Assembleia Estadual dos Povos Indígenas, na Lagoa da Encantada, Povo Jenipapo Kanindé, o I Prêmio Culturas Indígenas do Ceará. O documento foi construído de forma colaborativa, com diálogo e em parceria com o movimento indígena do Ceará. A ação é parte das comemorações do Mês da Cultura (dia 5 de novembro). Confira o edital e anexos. Para a premiação, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) disponibilizará um total de R$ 500.000,00, recursos do Tesouro Estadual. A premiação que acontecerá, preferencialmente, de forma bienal, possibilita cumprir as diretrizes formuladas pelo Plano Estadual de Cultura do Ceará, instituído pela Lei nº 16.026/2016, de 01 de junho de 20…

Projeto Quando o Grito Enfim Chegar reúne música, literatura e fotografia em Blumenau

O escritor, letrista e dramaturgo blumenauense Gregory Haertel se uniu ao compositor e músico Thiago K, de São Paulo, e à fotógrafa Sabrina Marthendal, de Blumenau, no mais novo projeto batizado de Quando o Grito Enfim Chegar. O trabalho rendeu um livro, um álbum e uma mostra de fotografias. Tudo será apresentado no sábado, dia 9, no palco do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Thiago K, acompanhado do músico De La Mancha, apresentará as composições do novo trabalho. Haverá intervenções com trechos do livro de Gregory e projeções do trabalho fotográfico de Sabrina, que dá forma ao livro e ao álbum. (Foto: Divulgação) O espetáculo terá ainda as participações especiais da cantora Mareike e da Cia. Carona de Teatro. A direção artística é de Pepe Sedrez e direção musical, de Thiago K. Quando o Grito Enfim Chegar é fruto de um financiamento coletivo em que mais de 200 pessoas participaram. Eles pagarão meia-entrada, além dos demais que têm direito ao benefício. Serviço Lançamento de Quando o Grit…

'Literatura em Foco' está há 19 anos revelando grandes escritores da Amazônia

"Eu me lembro que o Amazon Sat nasceu ao lado do gabinete do Phelippe Júnior, em que trabalhavam um gestor, um produtor e apenas um jornalista: eu. Nesse momento, o doutor Phelippe Daou me contactou e me convidou para fazer um programa no canal, e eu topei a ideia. Assim nasceu o Literatura em Foco, que segue no ar até hoje, um esforço coletivo de uma equipe brilhante". O relato é do professor, historiador e doutor honoris causa Abrahim Baze, que apresenta o programa desde fevereiro de 2000, no Amazon Sat. Foto:Reprodução/Amazon Sat
O Literatura em Foco é um dos pioneiros do Amazon Sat e faz parte de um gama de programas preocupados com a educação, inovação e sustentabilidade, que é a proposta da Fundação Rede Amazônica (Fram), parceira do canal.

Abrahim Baze conta que o programa é um dos poucos no Brasil na linha, e o diferencial está em revelar grandes escritores da Amazônia.

"A proposta do Literatura é destacar toda a produção literária da Amazônia. Eu viajei toda a regi…