Postagens

Mostrando postagens de Abril 27, 2019

A paz do Senhor ressuscitado

Imagem
Padre Geovane Saraiva* A paz que o Senhor ressuscitado nos propõe tem por base a justiça divina, a solidariedade e o amor. Ela é um desafio para os cristãos, desejosos de construir a paz verdadeira e duradoura, ao se buscar paz por causa do Evangelho, conquistada por Cristo na sua fecunda ação, com sua morte e ressurreição, oferecendo-nos reconciliação e concórdia. Jesus, vencedor da morte, é fonte de libertação para a História e vai muito além dela, ao causar alegria nos discípulos e afastar dúvidas e medo.
jã a paz que o mundo propõe é sempre precária, não satisfatória, frágil e insuficiente, além de falsa na sua aparência. Ela se baseia no pouco equilíbrio dos que detêm o poder, na absurda corrida armamentista, na ignorância, sem esquecer de que são os mais fracos e vulneráveis, já reprimidos e explorados, que pagam a conta, na inconformidade e no lamento, que pelos conflitos e pela repressão tende a crescer.
Tomé, na sua incredulidade providencial, com seu gesto de tocar nas ferid…

BIENAL DO LIVRO 2019

Imagem
Em tempos de tantas notícias ruins e de tanta violência, vamos falar sobre boas práticas que nos trazem alento e que fazem a diferença. A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará promoveu o lançamento da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, a ocorrer nos dias 16 a 25 de agosto de 2019, no Centro de Eventos, cujo tema será: “As cidades e os livros”. A Bienal nao se limitará ao Centro de Eventos e se estenderá a parques, praias e praças. A Bienal do Livro do Ceará, considerada um dos cinco maiores eventos literários do país, reforça o nosso pioneirismo e a nossa tradição na seara da literatura, que ofereceu ao Brasil e ao mundo expoentes como José de Alencar e Raquel de Queiroz; movimentos literários vanguardistas, a exemplo da Padaria Espiritual; a primeira academia literária do país: a Academia Cearense de Letras; e os escritores contemporâneos, muitos deles vencedores do respeitado prêmio Jabuti: Ana Miranda, Socorro Acioly e Mailson Furtado... A exemplo da última Bienal, pel…

Em primeiro romance, jornalista mescla memória e literatura

Imagem
Lélio Fabiano lança neste sábado 'O silêncio do Rio Comprido', em que aborda seu passado de seminarista 'O silêncio do Rio Comprido' relata a vida de um ex-seminarista. (Andreas Solaro/AFP)
Por Gilmar PereiraEquipe Dom Total
Anamnese, em grego, tem o significado de trazer à memória, recordar. É palavra muito conhecida no meio da saúde por consistir no processo no qual o paciente relata seu histórico, desde os sintomas iniciais até o momento da observação clínica. Já na liturgia da Igreja Católica, anamnese se refere à celebração da memória Cristo, recordando de modo particular sua paixão, ressurreição e ascensão. O jornalista e professor Lélio Fabiano, no livro O silêncio do Rio Comprido, faz dupla anamnese.
A obra do jornalista capixaba trata de sua experiência no caminho ao sacerdócio, desde o seminário menor, quando era criança, até sua desistência da vida eclesiástica. Nela, Lélio se coloca no divã, narrando para o leitor ou para si suas lembranças. Ao mesmo tempo qu…

Cine Humberto Mauro exibe 'O desprezo', de Jean-Luc Godard

Imagem
Na primeira exibição do ano da mostra Cineclube Francófono, o Cine Humberto Mauro traz o longa O desprezo (1963), de Jean-Luc Godard. Aclamado pela crítica e considerado um dos melhores filmes do diretor e da Nouvelle Vague, além de ter roteiro baseado numa história de Alberto Moravia. O longa é estrelado por Brigitte Bardot e terá sessão comentada pela crítica de cinema e artista plástica Maria Trika.   Na trama, o escritor Paul foi contratado pelo produtor americano Jeremy para escrever o roteiro de um filme dirigido por Fritz Lang, que interpreta a si mesmo no longa. A bela Camille passa a desprezar o marido depois que acredita ter sido vendida por ele ao produtor, já que Paul insiste para que fique sozinha com Jeremy. Uma série de acontecimentos faz com que a relação do casal vá se fragmentando. A mostra Cineclube Francófono é uma realização da Fundação Clóvis Salgado em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Aliança Francesa, Embaixada da França no Brasil e …

Jovem com Síndrome de Down é aprovada em Pedagogia, na Uece

Imagem
Por André Costa,  O patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, considerado um dos principais expoentes da pedagogia mundial, com 41 títulos de Doutor Honoris Causa, certa vez disse que "Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante". O pensamento do filósofo brasileiro contextualiza com perfeita harmonia a ainda breve - e já tão vitoriosa - trajetória de vida da jovem Moliny Késsya Freitas de Abreu, de 18 anos, que nasceu com Síndrome de Down. A iguatuense foi aprovada, no último vestibular, para cursar Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli). "É uma vitória", abrevia a mãe Josefa Valdecir Abreu de Freitas. O ambiente que cerca Moliny desde os primeiros dias de vida remete à educação. Filha de professora, a jovem tem também duas irmãs que lecionam. "Ela sempre foi muito independente e, para além disso, sempre se mostrou muito …

Psicologias

Imagem
Por Paulo Eduardo Mendes - Jornalista
O tema “Psicologias em Reflexão” surge em alentada revista editada pela Academia Brasileira de Psicólogos Escritores – a ABPE – movimentando o lado literário dessa ciência que estuda e cuida da alma. Deambula o império dos sentimentos que nos animam nesta existência física. O diretor-presidente da ABPE é Francisco de Assis Almeida Filho – livreiro, membro de várias associações culturais e figura ativa na vida intelectual cearense. Ele integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza – Amlef –, na Cadeira 12 cujo patrono é o escritor e sociólogo Jáder de Carvalho. Como empresário da indústria gráfica, é consultor editorial e presidente da Premius Editora. Membro fundador da Associação Cearense dos Escritores (ACE), integra ainda a União Brasileira dos Escritores (UBE). Assis Almeida é realmente apaixonado por literatura. Trabalha com livros. É editor e pesquisador de muita reflexão. Em estudos de nível superior é formado em Psicologia. Tem raí…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA