Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 20, 2016

O causo da placa

Gonzaga Mota*
De forma resumida, eis um pouco de história risível. Em 1986, governávamos o Ceará, o quadro político e econômico no Estado já estava mais tranquilo, pois vivíamos um período de redemocratização no Brasil. Não mais ocorria, por parte das autoridades econômicas da União, a perversa e conhecida retaliação em razão do nosso apoio ao ex-presidente Tancredo Neves. Ademais, o inverno naquele ano foi razoável. Contávamos com algum recurso, permitindo a realização de várias obras na capital Fortaleza e no interior. Num sábado de maio do mencionado ano, estava prevista a inauguração do prédio da Delegacia da Fazenda Estadual em Russas. Nosso “chefe político” no Município era o Vice-Prefeito Agacy Fernandes, que organizou o evento. Naquela ocasião, Prefeito e Vice-Prefeito russanos estavam politicamente estremecidos. Por outro lado, encontrava-se em Fortaleza o Dr. Ulysses Guimarães. Convidamos o grande líder para participar da festa. Fomos. Muita gente, banda de forró, faixas, re…

ACEITO OU ACEITADO? ENTREGUE OU ENTREGADO? GANHO OU GANHADO? GASTO OU GASTADO?...

osé Olímpio de Sousa Araújo*
Há verbos que apresentam duas formas para determinadas flexões, são os chamados verbos abundantes.  Isto ocorre principalmente com o particípio (um regular e outro irregular).
Veja a lista dos mais usuais: Infinitivoparticípio regularparticípio irregular aceitaraceitadoaceito acenderacendidoaceso benzerbenzidobento dispersardispersado disperso elegerelegido eleito empatarempatadoempate encherenchidocheio entregarentregadoentregue envolver