Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 20, 2016

Com Leandro Karnal e Valter Hugo Mãe, programação da Feira do Livro 2016 é divulgada

Por: Alexandre Lucchese

Leandro Karnal e Valter Hugo MãeFoto: Anderson Fetter / Agencia RBS / Divulgação / Anderson Fetter / Agencia RBS / Divulgação A Feira do Livro de Porto Alegre estará com estrutura menor em 2016, mas não menos qualificada. É o que defende a Câmara Rio-Grandense do Livro, entidade que organiza o tradicional evento, que volta à Praça da Alfândega entre 28 de outubro e 15 de novembro. Por conta da recessão econômica, o espaço ocupado na Praça da Alfândega estará menor neste ano, mas a programação não ficará marcada por ser menos extensa do que as de edições anteriores. A agenda de bate-papos, palestras e sessões de autógrafos do evento foi divulgada nesta quinta-feira, revelando a participação de consagrados escritores nacionais e estrangeiros, como o israelense David Grossman, a cubana Teresa Cárdenas, a sul-africana Futhi Ntshingila, o mexicano Jorge Volpi, o português Valter Hugo Mãe e o brasileiro Leandro Karnal. – Em matéria de programação, de construção da no…

Petição pede que Alexandre Frota interprete Moro em série da Netflix

Anunciada em abril deste ano, série com direção de José Padilha sobre a Operação Lava Jato já ganhou forte concorrente ao papel de um de seus protagonistas. Endereçado ao Netflix, empresa que produzirá a série, circula na página de petições Avaaz abaixo-assinado pedindo que o ator Alexandre Frotafique com o papel do juiz titular da operação, Sérgio Moro. Série sobre a Lava Jato foi anunciada pela empresa em abril deste anoAté agora, o pleito já coletou quase 3,3 mil assinaturas. A polêmica surgiu após ser espalhado nas redes sociais um boato de que o ator Wagner Moura teria recusado o papel. Em uma das versões da história, é dito inclusive que ele teria recusado a parte alegando que Moro seria "mau-caráter". Após o boato ser desmentido, internautas passaram então a sugerir que Frota, que já esteve à frente de diversas manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT), ficasse com o papel. Até agora, a empresa não se manifestou sobre a “sugestão”. Redação O POVO Online

Boletos deverão apresentar CPF do pagador a partir de 2017

A partir do ano que vem, os bancos vão passar a exigir que os boletos informem o CPF de quem está sendo cobrado. Isso vai tornar mais fáceis os pagamentos. É uma das maneiras mais populares e fáceis de fazer um pagamento, desde que a gente não perca a data do vencimento. Ao tentar pagar um boleto vencido com o aplicativo do banco, vem a mensagem: data inválida. Em muitos casos, é preciso ir numa agência do banco que emitiu o boleto para que os juros e a multa sejam calculados, ou pedir uma segunda via com uma nova data de vencimento. Um transtorno. Com o novo sistema, boletos vencidos podem ser pagos no aplicativo, na agência lotérica, em qualquer banco. Os juros e a multa são calculados automaticamente. Disso não dá para se livrar, mas do transtorno, sim. Os boletos só vão ser emitidos se a pessoa ou empresa pagadora informar o CPF ou CNPJ para quem está fazendo a cobrança. O cobrador envia o boleto e as informações vão para uma base de dados, acessível aos bancos. Quando o devedor fizer…

40ª Mostra de SP: veja programação e quais filmes são indicados

Lista tem filmes na disputa do Oscar e exibições no Vão Livre do Masp. 'Animais Noturnos', com Jake Gylenhall e Amy Adams, é um dos destaques. Do G1, em São Paulo
A 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa nesta quinta-feira (20) e vai até o próximo dia 2 de novembro. Veja a programação completa da Mostra no site oficial. Como são 322 títulos exibidos em 35 lugares (cinemas, espaços culturais e museus), o G1 lista abaixo algumas opções divididas por categorias. Tem tópico apenas com pré-indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro; uma lista com as produções que serão exibidas no Vão Livre do Masp; e boas escolhas para quem quer algo mais hollywoodiano.



Levar desfavorecidos ao teatro

O Teatro Municipal São Luiz (TMSL), em Lisboa, convida os cidadãos a comparticiparem entradas em espectáculos a pessoas apoiadas ou ligadas a associações com atividade na capital portuguesa, como a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), a Associação Coração Amarelo, ou a Albergues Nocturnos de Lisboa.
A prática é denominada como «bilhete suspenso». Desta forma, qualquer cidadão pode comprar um bilhete no São Luiz, por sete euros (o teatro suporta o restante valor, outros sete euros), que fica suspenso na bilheteira para usufruto de outros. «No fundo é um ato isolado de alguém que pratica solidariedade e ninguém fica a saber quem deu o bilhete a quem», explicou Aida Tavares, diretora do TMSL, em declarações à agência Lusa.
Fátima Missionária

Fama é 'alienante e tóxica', diz Lady Gaga

Lady Gaga vai lançar seu novo álbum Joanne no final desta semana e resolveu contar um pouco sobre o processo criativo. Em entrevista ao programa Feedback, da rádio americana SiriusXM, a cantora disse que precisa de 'conexão humana' para compor suas músicas. "Fama é tão alienante e tóxica para o processo criativo para mim porque preciso de conexão humana para escrever músicas. Se eu vou a um bar ou ao supermercado ou onde quer que seja, tento falar com alguém e o tempo todo eles estão gritando ou tentando tirar uma foto, não consigo conhecê-los", disse a cantora. "Não posso perguntar a eles algo. Não posso aprender sobre a vida deles ou compartilhar algo da minha. Não sou questionada, muitas vezes, sobre coisas realmente super profundas sobre mim e isso é difícil e assustador. Realmente é assustador, porque você apenas se sente como: 'Será que eu vou, algum dia, falar com alguém e eles irão me ver como uma pessoa?'", completou Gaga. A cantora ainda f…

Malkovich apoia Nobel de Literatura para Dylan

"O cantor e compositor americano Bob Dylan mobilizou muita gente no mundo, então, por que não lhe dar um Nobel de Literatura?!" - declarou em Buenos Aires seu compatriota ator e diretor John Malkovich. "Acredito que sua música tenha tocado muita gente ao redor do mundo e através do tempo. Por que não?!", disse o ator, que se apresentará na Argentina. "An evening with John Malkovich", a obra que apresentará em Buenos Aires, inclui uma adaptação do "Informe para Cegos", o capítulo mais famoso do romance "Sobre heróis e tumbas", do escritor argentino Ernesto Sábato (1911-2011). Malkovich disse ser, "há muitos anos", um admirador de Sábato, assim como de William Faulkner, Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa. O espetáculo já passou por palcos de Coreia do Sul, Alemanha, Inglaterra e Finlândia.
AFP

Mulheres fazem protesto e greve contra feminicídio na Argentina

Mônica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil A Argentina amanheceu de luto nessa quarta-feira (19).  Convocadas pelas redes sociais, milhares de mulheres vestiram roupas pretas e, durante uma hora (das 13h às 14h), pararam suas atividades em uma greve simbólica contra o feminicidio, a violência de gênero e a discriminação contra a mulher no trabalho.  No final da tarde, uma multidão reuniu-se em frente ao Obelisco – cartão-postal de Buenos Aires – e marcharam com guarda-chuvas ate a Praça de Maio, em frente ao palácio presidencial.  A manifestação, convocada pelas redes sociais, é a terceira contra o femenicidio feita na Argentina. Dessa vez, as mulheres também fizeram greve e marcharam pela igualdade de direitos no mercado de trabalho. “Fiquei sabendo da marcha pelo Facebook, mas me senti identificada porque tenho uma irmã que é vítima de abuso do marido”, disse Graciela Gonzalez. “Ela apanhou várias vezes e prestou depoimento na polícia. Se separou, mas continua ameaçada pelo ex-…

Jornalista cearense é contemplada com prêmio nacional na categoria impresso

A reportagem premiada: Prevenção ao Suicídio: Redescobrindo a vida, foi publicada no dia 19 de junho de 2016 no Caderno Ciência & Saúde do jornal O PovoFoto: Arquivo pessoalPor Márcia Rios
Com matéria especial sobre suicídio, jornalista Thaís Brito ganhou o prêmio da Associação Brasileira de Psiquiatria na categoria impresso .A reportagem premiada: Prevenção ao Suicídio: Redescobrindo a Vida, foi publicada no dia 19 de junho de 2016 no Caderno Ciência & Saúde do jornal O Povo.
Para Thaís a experiência de falar sobre suicídio foi muito interessante principalmente quando se procura formas responsáveis de discutir sobre o assunto.  “As recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) deram um bom direcionamento da melhor forma de expor o tema, falando acerca da prevenção, de que existem maneiras de ajudar, meios de evitar a interrupção da vida. Foi um desafio, mas, é importante não nos calarmos em relação a temas tão importantes q…