Pular para o conteúdo principal

AÇÕES DE INCLUSÃO SOCIAL SÃO DESTAQUE NA ESTAÇÃO DA ACESSIBILIDADE

thumbnail_lv-05605-luisventura2015-mA 62º Feira do Livro de Porto Alegre dará continuidade, em 2016, à Estação da Acessibilidade, que ficará localizada no Espaço Cultural dos Correios, no térreo do Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1.020). Na Estação, serão oferecidos, entre outros serviços, empréstimo de cadeiras de rodas, venda de audiolivros, visitas guiadas para cegos e surdocegos, tradução em Libras, programação da Feira em braile e auxílio para a aquisição de livros nas barracas dos livreiros.
Segundo Sônia Zanchetta, da Comissão Executiva da Feira, a Estação da Acessibilidade “é um espaço compartilhado por entidades e empresas que integram o Comitê de Voluntários pela Acessibilidade da Feira, que orienta a comissão organizadora do evento, desde a etapa de elaboração do projeto arquitetônico e da programação”. O objetivo, complementa, é a eliminação de barreiras físicas e de comunicação que dificultam a acessibilidade.
Uma dessas empresas parceiras é a Desenvolver Consultoria em Inclusão de Pessoas com Deficiência, Colóquios de Inclusão, que ocorrem em sua maioria na Sala de Vídeo do Memorial do RS. Conforme a gestora da Desenvolver, Márcia Cristina Figueiras Gonçalves, todos são bem-vindos. “A cada ano somos surpreendidos positivamente com um maior número de interessados”, comemora.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Liza Cenci, a Estação da Acessibilidade tem papel decisivo porque representa e inclui a pessoa com deficiência no espaço público. “Este público precisa estar nas ruas afirmando-se positivamente”, enfatiza Liza.
O agendamento de visitas guiadas para cegos ou surdocegos deve ser feito pelo e-mail: visitaguiada@desenvolver-rs.com.br.
A programação completa da Estação da Acessibilidade pode ser acessada aqui.
Livia Meimes

Comentários