Postagens

Mostrando postagens de Novembro 2, 2018

Finados: assim na Vida como na vida

Imagem
Morrer é o processo pelo qual nos 'reintegramos' na Vida que sempre fomos.


Celebrar e recordar os falecidos a cada 02 de novembro e cada dia na eucaristia nos anima a viver a fé na Ressurreição e nos encher de esperança. (Pixabay) Por Adroaldo Palaoro Todos somos criaturas procedentes das entranhas d’Aquele que é Plenitude e Presença. Filhos e filhas de Deus, gerados pelos nossos pais, desde toda a Eternidade estamos em seu pensamento e em seu coração;  daí nosso desejo de eternidade. Na Eternidade não há passado nem futuro, só Presente, aqui e agora. Ao nascer, começamos a existir, mas já estávamos na mente e no coração de Deus; existir é ser no tempo; ao morrer, deixamos de existir, mas não deixamos de ser. Usando uma expressão poética podemos dizer que “somos suspiros de amor de Deus” e, tal como as ondas do mar que beijam a praia e retornam ao oceano que as constitui, assim nós também retornaremos à nossa Fonte original; seremos “aspirados” para dentro do coração oceânico do…

Cine Humberto Mauro exibe a mostra 'Era dos Extremos'

Imagem
Programação reúne 30 obras que retratam diferentes momentos de um dos acontecimentos mais traumáticos da sociedade moderna: a II Guerra Mundial.


O Grande Ditador (1940). (Divulgação) O Cine Humberto Mauro apresenta a mostra Era dos Extremos, reunindo 30 obras que contextualizam a II Guerra Mundial, considerada o evento mais traumático da sociedade moderna e que influenciou inúmeras produções cinematográficas. A programação é diversa, contando com curtas-metragens, longas considerados clássicos e algumas raridades que abordam, principalmente, a ascensão dos regimes totalitários na Alemanha e Itália. Segundo Bruno Hilário, curador da mostra e gerente do Cine Humberto Mauro, os filmes selecionados mostram os efeitos dos períodos pré, durante e pós II Guerra na sociedade como um todo. “Alguns dos filmes fazem uma ponte entre o coletivo e o individual de maneira poética por meio do romance, das relações familiares e do cotidiano tomado pela desesperança. Já outros são mais documentais e abo…

Enem: bom uso do português será diferencial na redação, diz professor

Imagem
A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ser mais exigente este ano, e os estudantes deverão estar atentos, sobretudo ao uso da língua portuguesa, segundo o coordenador pedagógico do Vetor Vestibulares, Rubens César Carnevale, que foi corretor da redação do Enem por três anos seguidos, de 2014 a 2016. “O que aparece na correção do Enem é a gramática instrumental. O aluno tem que ser usuário do idioma. Não precisa ser especialista, não tem que saber nomenclatura, mas tem que saber usar”, diz. Estudantes fazem a prova do Enem - Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil Neste domingo (4), os 5,5 milhões inscritos no Enem farão as provas de linguagem, ciências humanas e redação. Terão para isso, o tempo de 5 horas e 30 minutos. O Enem continua no dia 11 de novembro, com as provas de ciências da natureza e matemática. O rigor da correção, segundo o professor, tem aumentado a cada ano. Em 2018, a previsão é que os corretores estejam mais exigentes, principalmente em rela…

Coletivo defende população negra em portal inédito; conheça o Ceará Criolo

Imagem
O portal vem para desconstruir. Desmistificar. Ressignificar. Propor um novo jeito de tratar a população negra. A ideia de criar um portal sobre a negritude surgiu durante o curso “Comunicação e Igualdade Racial Abdias Nascimento”. Foto: Divulgação Três publicitárias e dois jornalistas uniram talentos, experiências, inquietudes e sonhos. Nasceu de tudo isso um portal de comunicação com uma proposta inovadora. O Ceará Criolo (www.cearacriolo.com.br) vem para desconstruir. Desmistificar. Ressignificar. Propor um novo jeito de tratar a população negra. O coletivo defende uma comunicação socialmente inclusiva, afetivamente sustentável e moralmente viável. “Isso quer dizer que a gente não se enxerga no modelo que está aí de jornalismo, de publicidade, de cinema, de arte… O povo preto tem uma cultura riquíssima, é fundamental na formação da sociedade brasileira, é maioria populacional e ainda assim é quase sempre retratado de forma estigmatizada. A gente quer ir na contramão da crise moral …

O mistério da graça

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Novembro chega e, saudosos e ao mesmo tempo confortados pela fé, somos chamados a pensar na morte como nossa inimiga comum, quando todos são colocados em pé de igualdade na celebração do Dia de Finados. Mas, de acordo com o Livro Sagrado, na parábola do rico e do pobre Lázaro, no capítulo 16 de São Lucas, o futuro ou a sorte das pessoas são antagônicos: o rico passa por tormentos e Lázaro experimenta a plenitude e é recompensado no seio do Pai Abraão. São incontáveis os Lázaros, a partir da utopia do Reino, que se revelam na Escritura, manifestação nítida do mistério da graça de Deus, na caminhada dos seguidores de Jesus de Nazaré, esplendor a iluminar o mundo e na História.
O rico da referida parábola representa o poder do demônio, fechado num sistema excludente, gerador de uma enorme massa de miseráveis: mendigos, desempregados e ladrões, que saqueiam para não morrer de fome, sem esquecer dos milhões de refugiados e migrantes espalhados pelo mundo inteiro. O L…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil