Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 9, 2014

Relatório final da Comissão Nacional da Verdade terá 300 nomes de agentes responsáveis por torturas

Imagem
08/12/2014 | Elaine Patricia Cruz
Integrante da Comissão Nacional da Verdade (CNV), o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias disse hoje (8), em São Paulo, que o relatório final da comissão, que será divulgado quarta-feira (10), terá nomes de mais de 300 militares, agentes de Estado e até mesmo ex-presidentes da República. Acrescentou que o documento recomendará que eles sejam punidos pelos crimes de tortura, execuções e ocultação de cadáveres. “Não podemos pedir a punição, porque esta não é nossa missão ou função. Estamos proclamando que, pelos caminhos do Poder Judiciário ou do Poder Legislativo, a questão da anistia seja enfrentada de forma corajosa, porque os crimes contra a humanidade são imprescritíveis e não sujeitos à Lei da Anistia”, salientou Dias, antes de participar, na tarde de hoje, da cerimônia de inauguração de um monumento aos mortos e desaparecidos políticos no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Segundo ele, o relatório não pedirá a revisão da Lei da Anistia. “Não vai …

Mensagem de Francisco ainda não fincou raízes

Imagem
09/12/2014  |  domtotal.com Basta a decisão de um líder para imprimir mudanças na Igreja e sugeri-las à sociedade em geral?Por José María Poirier Lalanne
É ao menos curioso que um homem de reconhecida liderança internacional, de inegável vocação política, capaz de prometer importantes reformas na Igreja, afirme, na entrevista (ao jornal La Nación), que não gosta de falar de estratégia, que não quer proselitismos e que não está de acordo com a palavra “limpeza”. Chega a dizer que agradece ao Senhor por“uma sadia dose de inconsciência”.
Porém, o que mudou concretamente, para além de gestos e palavras que certamente despertam esperanças e contrastam com a mediocridade esmagadora da maioria dos dirigentes? É evidente que Francisco se expressa abertamente a favor da paz e dos pobres e marginalizados do mundo, claramente disposto ao diálogo inter-religioso e intercultural, inflexível diante dos abusos e escândalos. É capaz de repensar as normas frente às mudanças sociais, com surpreendente esp…

Juiz que ordenou prisões em Imperatriz tem histórico de polêmicas

Imagem
09/12/2014 09h57Marcelo Baldochi deu ordem de prisão a três funcionários da TAM. Magistrado já se envolveu em briga com flanelinha e trabalho escravo. Do G1, com informações do Bom Dia Brasil
O juiz Marcelo Baldochi, que deu ordem de prisão a três funcionários da empresa TAM Linhas Aéreas do município de Imperatriz, no Maranhão, já se envolveu em outras situações polêmicas. No ano passado, ele brigou com um flanelinha por causa de uma vaga de estacionamento, levou uma paulada na cabeça e ficou quase uma semana no hospital. Em 2007, fiscais do Ministério do Trabalho resgataram 25 pessoas que trabalhavam em situação análoga à escravidão na fazenda do magistrado, na cidade de Açailândia, no interior do Maranhão. Eles não tinham carteira assinada e nem as mínimas condições de segurança e de higiene. O juiz não foi punido criminalmente e o caso acabou sendo arquivado. Entenda
No sábado (6), três funcionários foram mandados ao Plantão Central da Polícia Civil de Imperatriz após receberem ordem…

Pe. Haroldo Coelho: Condecorado com a Medalha Dom Helder em defesa dos direitos humanos

Imagem
Merecido reconhecimento ao querido Pe. Haroldo Coelho, patrimônio desta cidade de Fortaleza CE, na qual nasceu e foi sepultado

Reprovar não é solução, mas aprovar quem não aprendeu é pior

Imagem
Andrea Ramal
Uma escola não é boa porque não reprova. A escola é boa quando todos os alunos aprendem e, por isso, nem precisa haver reprovações.
De fato, a reprovação é hoje muito questionada. Afinal, fazer os estudantes repetirem o ano inteiro para ver os mesmos conteúdos outra vez é uma solução ultrapassada, cômoda, cara e ineficiente. Países com alta qualidade de ensino encontraram alternativas que funcionam melhor e de forma preventiva, como, por exemplo, aulas de reforço ao longo do ano. Na Finlândia, os professores são orientados a dedicar mais tempo aos alunos que têm mais dificuldades. Resultado: a taxa de reprovação é de 2% e o índice de conclusão da educação básica é de 99,7%. Em Hong Kong, quando um professor tem mais de 3% dos alunos com baixo desempenho, uma comissão vai avaliar o trabalho do docente.
Já o Brasil é um dos países que mais reprovam. No ensino médio o índice chega a 13,1%. São quase 3 bilhões de dólares/ano gastos além do necessário, só nos anos finais da escol…

Paulo Coelho e Milton Hatoum estarão em Paris

Imagem
09/12/2014  |  domtotal.comPaís levará 48 escritores, ilustradores e dramaturgos, convidados pelo Brasil para o Salão do Livro.Paulo Coelho será um dos destaques do Salão do Livro de Paris. Paulo Coelho, Nélida Pinõn, Luiz Ruffato, Patrícia Melo e o colunista do jornal O Estado de S. Paulo Milton Hatoum estão entre os 48 autores convidados pelo Brasil para o Salão do Livro de Paris, que será realizado entre os dias 20 e 23 de março e terá o país como convidado de honra. A lista foi apresentada na manhã desta terça-feira, na Cinemateca Brasileira. Um dos requisitos para ser incluído na lista era ter ao menos um livro publicado na França. Entre os escolhidos, Coelho, com 16, e Boff com 10, são os autores com mais títulos traduzidos para o francês. O evento é aberto ao público; por isso a importância dada ao fato de levar autores de obras que podem ser encontradas em livrarias locais. Dois autores, no entanto, ainda não foram traduzidos: Daniel Munduruku e Sérgio Roveri.
Na lista, três nom…

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal