Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 7, 2019

VII Festival Internacional de Folclore começa nesta quinta (7), no Vale do Jaguaribe

Cerca de 300 artistas de 10 Grupos de Projeção Folclórica de abrangências local e nacional, Grupo de Etnia e Grupo Internacional se apresentarão e levarão ações formativas para escolas, ginásios, faculdades e centros culturais do Vale do Jaguaribe durante o VII Festival Internacional de Folclore do Ceará, que tem início nesta quinta-feira (7) e segue até domingo (10), com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual). Esse ano, o Festival acontecerá nas cidades de Alto Santo, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeré, Russas e Tabuleiro do Norte. Na programação, completamente gratuita, apresentações musicais, de dança folclórica e comercialização de artesanato, literatura de cordel e gastronomia regional. Além de valorizar as tradições, a pesquisa e a experimentação, o Festival promoverá o encontro entre as mais distintas manifestações culturais e trará reflexões sobre as danças folclóricas em um contexto int…

Secult reabre inscrições do Chamamento Público para a realização da Feira de Livros da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) reabre, nesta terça-feira, 5/2, as inscrições para a Chamada Pública para a realização da Feira de Livros da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. A reabertura das inscrições ocorre tendo em vista a mudança da data da Bienal do Livro, que acontecerá entre os dias 16 e 25 de agosto de 2019. A chamada pública está disponível no site de editais da Secult: www.editais.cultura.ce.gov.br. Com a reabertura, as inscrições seguem até o dia 25 de fevereiro aqui . A Chamada Pública da Secult tem o objetivo de selecionar uma pessoa jurídica de direito privado, com fins econômicos, que celebrará Contrato com a Secult para disponibilização de estrutura, comercialização, montagem e desmontagem de estandes e gestão da Feira de Livros da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará 2019 conforme critérios e determinações expostos no Termo de Referência, anexo I. As empresas que participaram do primeiro momento de inscrição para o chamamento pú…

Educação de Dourados quer implantar Literatura em Libras no ensino infantil

Renato Giansante
De Dourados para o Capital News A. Frota/PMD Reunião de apresentação do projeto à prefeita Délia Razuk na manhã desta quarta-feira
A prefeita de Dourados, Délia Razuk (PR), recebeu nesta quarta-feira (6) um projeto da Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Educação Infantil, que visa implantar de forma pioneira no país a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino da educação infantil no município.

De acordo com a assessoria da prefeitura, o projeto é denominado “Literatura em Libras” e se aprovado pode atingir cerca de 3 mil alunos as turmas de Pré I e Pré II, oferecidas nos Centros de Educação Infantil Municipal e nas escolas municipais.

“É maravilhoso saber que parte desta gestão um projeto que vai fazer a diferença para gerações futuras. Gostaria de agradecer a todos que estiveram envolvidos”, disse a prefeita.

A apresentação foi realizada pela coordenadora do NEI/Semed, Claudia Marinho Carneiro Noda que explicou a intenção de colocar em prática o quanto an…

Ícaro Silva resgata foto de infância na favela e relembra seu precoce talento na literatura

Ícaro Silva está atualmente no ar em Verão 90e começou na televisão aos 11 anos na novela Meu Pé de Laranja Lima. No entanto, nem todos sabem, mas o ator também tem um talento para escritor, que despontou ainda na sua fase de infância. Embora não seja quinta-feira, dia da tradicional tag #TBT, resolveu trazer à tona um post nostálgico. Ícaro relembrou uma foto de quando ainda tinha 10 anos de idade e morava na periferia de Diadema, em São Paulo, com seu segundo livro na mão: Meu Peixe Dourado, escrito em 1996. O seu primeiro foi Três Historinhas de Ícaro Silva, escrito em 1995 e depois As Aventuras de Gera em 1998. “Esse é Ícaro Silva, 10 anos de idade, posando com seus dois livros publicados em frente ao barraco de madeirite que ele dividia com seus pais e sua irmã, em uma favela violenta porém lúdica na periferia da periferia de Diadema. Ele ainda publicaria mais um livro — em homenagem ao seu avô com quem ele nunca teve uma relação que valesse homenagem — antes de descobrir e se apai…

Evento gratuito celebra os quadrinhos, a literatura e a cultura ‘geek’ em Campo Grande

Até domingo (10), o shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, sedia a primeira edição do “Tereré, Quadrinhos e Literatura” (TQL). O evento, segundo os organizadores, é para todas as idades e públicos e tem uma programação variada e gratuita que inclui: exposições de quadrinhos originais e gibis raros, artist alley, mesa redona com bate-papo sobre a produção de quadrinhos, oficinas sobre o universo dos quadrinhos e cultura geek. O artist alley – espaço onde os profissionais apresentam seus trabalhos diretamente para os fãs, interagindo com o público, além de autografar e comercializar pôsteres, quadrinhos e prints, conta com a participação de nove autores e quadrinistas: Anderson Barbosa, Emmanuel Merlotti, Fabio Q, Ewerton Carvalho, Wanick Correa, Claudio Dias e Nathã Ifran. Artistas Durante o evento, Merlotti, que tem seu estúdio há mais de 20 anos, lança a segunda revista do personagem “Lázaros Hunter”. Outro lançamento do evento é o livro “Sherlock Holmes, em A Maldição do Roched…

O comovente testemunho de uma menina com câncer

Look Up - Histórias de Esperança - trailer do Episódio 4 Alexandra foi diagnosticada com câncer quando tinha 1 ano de idade. Aos 4 anos, ela decide montar uma banquinha de limonada para arrecadar dinheiro para a pesquisa de cura do câncer. Uma ideia bonita. A história viralizou: chegaram doações de milhares de dólares de todo o país. Quando Alex completou 8 anos, os tratamentos pararam de fazer efeito. Então ela monta mais uma vez sua banca de limonada e é seguida por milhares de pessoas pelo país. Ela consegue arrecadar 1 milhão de dólares. Morre algumas semanas depois. Mas sua história continua mais viva do que nunca. Veja o vídeo: Descubra aqui outras histórias como esta. Aleteia