Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 3, 2018

Escola completa ou formação de robôs?

Carlos Delano Rebouças*

Será que sou um sonhador, por esperar muito mais das instituições e de seus agentes, quando tudo não passa de estratégias de marketing, para elevar um nome que se enfraquece a cada dia?
Acredito que em parte me postei como um sonhador, muito mais por acreditar que educação se fazia por esforços para uma mudança de atitude, de comportamentos, sem nunca abandonar, muito pelo contrário, o repasse e a troca de conhecimentos específicos de minha disciplina de estudo. Por muito tempo acreditei que seria um instrumento de mudanças daqueles que tem por responsabilidade educar e transformar, ou quem sabe, participar do processo, mas que mais parecem querer somente moldar para um mundo, que visa somente resultados, aproveitando-se, por consequências, daqueles que trazem na bagagem o fracasso conforme a sua visão.

Várias escolas disputam espaços em outdoors, jornais, revistas, TV e mídias em geral dizendo-se que aprovam e aprovaram seus alunos nos mais diversos cursos uni…

Poeta francês lança livro bilíngue português-francês em Fortaleza

“Que será de ti, Amazônia?”. O livro, cujo título oficial é “Qu’adviendra-t-il de toi, Amazonie?”, será lançado neste terça-feira (2), a partir das 19h, na Aliança Francesa Fortaleza. O poeta francês Jean Pierre lança a versão bilíngue português-francês de poesias sobre o Brasil. O livro teve a colaboração da jornalista e professora Lílian Martins e do poeta Luciano Maia. Durante o lançamento, será realizado um recital de poesias feitas pelo autor. Tribuna do Ceará

Facebook desenvolve ferramentas para lutar contra o assédio on-line

Outra novidade é que agora um usuário poderá informar ao Facebook sobre o assédio a amigos que hesitam em denunciar essas situações. Plataforma está testando a possibilidade de que os usuários busquem ou bloqueiem termos considerados ofensivos. (Pixabay)
O Facebook começou a lançar "novas ferramentas" para ajudar os usuários a pôr fim ao assédio e bullying on-line, que afeta especialmente os jovens, anunciou a empresa nesta terça-feira (2).
Estas "ferramentas e programas" devem ajudar as pessoas "a controlar melhor as experiências indesejadas, ofensivas ou nocivas", explicou em um dos blogs do grupo o responsável do tema no Facebook, Antigone Davis.
Por exemplo, os 2,2 bilhões de usuários poderão ocultar ou eliminar grupos de comentários ao invés de um por um, disse.
Outra novidade é que agora um usuário poderá informar ao Facebook sobre o assédio a amigos que hesitam em denunciar essas situações.
Além disso, a plataforma está testando a possibilidade de …

Paciência: coragem de sofrer e esperar

A paciência nos permite enfrentar tudo o que a vida apresenta de nebulosoRaramente a psicologia faz considerações sobre a paciência. Freud, por exemplo, nunca fez nenhuma referência a ela em toda a sua monumental obra. E, no entanto, a paciência é uma das virtudes necessárias, ou até indispensáveis, no relacionamento com os outros e também consigo mesmo. Já houve quem dissesse que a paciência é a mais heroica das virtudes, justamente porque aparentemente não tem nada de heroico. Com efeito, nem todos conseguem vivê-la, mas somente aqueles que sabem vencer a si mesmos. Não por acaso um dos obstáculos mais frequentes para se ter o bom humor é exatamente a impaciência. Esta última é muito bem expressa por um ditado chinês: “Vê-se um ovo e já se quer ouvi-lo cantar”. Segundo uma definição que eu considero a mais acertada, a paciência é a coragem de sofrer e de esperar. De saber esperar o momento certo para dizer a própria ideia, para interferir, para julgar, para se lamentar, para agir. …

Três pesquisadores ganham Nobel de Química estudando proteínas

Dois pesquisadores norte-americanos Frances H. Arnold e George Smith e o britânico Gregory P. Winter conquistaram hoje (3) o Prêmio Nobel de Química. Eles pesquisam distintos aspectos na área de genética com o objetivo de "desenvolver proteínas que resolvam os problemas químicos da humanidade". Frances H. Arnold e George Smith e o britânico Gregory P. Winter conquistaram hoje o Prêmio Nobel de Química   (TT NEWS AGENCY/Via Reuters)
Frances H. Arnold desenvolve pesquisas na área de "evolução dirigida de enzimas", enquanto George P. Smith e Gregory P. Winter trabalham "para a exibição de péptidos e anticorpos em fagos. O prêmio é concedido pela Academia Real das Ciências da Suécia, em Estocolmo, capital sueca. Ontem (2), foi anunciado o Prêmio Nobel de Física em que um trio também conquistou: um americano, uma canadense e um francês por suas pesquisas no campo de física a lazer. No dia 1º foi a vez de conhecer os vitoriosos do Prêmio Nobel de Medicina pelo desen…