Postagens

Mostrando postagens de Abril 15, 2016

Av. Bezerra de Menezes. Anos 50, talvez? Arquivos Nirez / Diário do Nordeste

Imagem

Municípios brasileiros jogam resíduos sólidos a céu aberto

Imagem
O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana aborda a questão dos resíduos sólidos gerados nas torres residenciais, onde milhões de pessoas dividem espaço para morar em apartamentos. Viver ou trabalhar nas alturas pode até ajudar na coleta e na separação dos resíduos, mas uma questão permanece sem resposta: por que o Brasil demora tanto em cuidar da reciclagem do material recolhido?

Dados do IBGE revelam que metade das cidades brasileiras despejam milhares de toneladas de resíduos nos famigerados lixões, sem qualquer controle ambiental. Mas, como os condomínios verticais com milhares de unidades reagem à nova legislação? É possível transformar lixo em dinheiro, por meio da reciclagem? Nossa reportagem visitou um centro médico que recebe 12 mil pessoas por dia. Todos os resíduos gerados e que podem ser reaproveitados são vendidos para cooperativas de reciclagem.

O bom exemplo do condomínio comercial vem inspirando prédios residenciais também. Na opinião da engenheira ambiental Raque…

“Culto afro: uma filosofia de diáspora” foi tema da palestra do professor Muniz Sodré no encerramento do ciclo “Sociedade e espiritualidade”, da ABL

Imagem
A Academia Brasileira de Letras encerrou o ciclo de conferências “Sociedade e espiritualidade”, sob coordenação do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni, realizando sua quinta palestra – Culto Afro: uma filosofia de diáspora – com o professor e escritor Muniz Sodré. O evento aconteceu na terça-feira, dia 29 de março, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
Muniz Sodré explicou a proposta de sua palestra: O que aqui e agora nos interessa é a provocativa sugestão que confere a setores da condição humana escravizada no Brasil, ao modo de uma ‘suspeita’ filosófica, um estatuto intelectual jamais entrevisto pelo status-quo etnológico. Por outro lado, abre caminho para a investigação de algo inconcebível pela entidade ‘filosofia europeia’, moldada por teólogos germânicos: a possibilidade de um genuíno pensamento por parte de intelectuais ‘orgânicos’ da diáspora africana. Quem são esses? São ex-escravos e seus descenden…

Prof. Mandredo Oliveira: Do Brasil que temos ao brasil que queremos

Imagem

Papa Francisco pede à Virgem que proteja sua viagem à ilha grega de Lesbos

Imagem
Por Alvaro de Juana Foto referencial. Crédito: L'Osservatore Romano
VATICANO, 15 Abr. 16 / 11:00 am (ACI).- O Papa Francisco se dirigiu na tarde de ontem à Basílica da Santa Maria Maior, em Roma, para rezar ante a Virgem pela viagem que realizará neste sábado, 16, à ilha grega de Lesbos.
Como de costume, antes de realizar uma visita apostólica, o Pontífice reza ante a imagem da Salus Populi Romani entre às 19h e as 19h30 (hora local).
Segundo informações da Santa Sé, Francisco solicitou a proteção da Mãe de Deus para sua visita à Grécia e lhe ofereceu um buquê de rosas brancas e azuis, as cores da bandeira do país. 
Na ilha grega de Lesbos, uma das portas de entrada dos imigrantes na Europa, terá uma reunião com o Patriarca Ecumênico de Constantinopla (Turquia), Bartolomeu I, e com o Arcebispo de Atenas e de toda a Grécia, Jerónimo II, visitará um campo de refugiados e levará a eles sua proximidad

Papa assegura que a chave para abrir o coração a Deus é a humildade

Imagem
Por Alvaro de Juana Papa na Casa Santa Marta. Foto: L'Osservatore Romano
VATICANO, 15 Abr. 16 / 01:00 pm (ACI).- O Papa Francisco aconselhou hoje a abrir o coração a Deus através da humildade e assim ser dócil ao Espírito Santo.
“A humilhação é o caminho para abrir o coração. Quando o Senhor nos envia humilhações ou permite que elas venham é justamente para isso: para que o coração se abra, seja dócil, se converta ao Senhor Jesus”.
Na Missa celebrada na capela da Casa Santa Marta, Francisco explicou que Deus dá sempre a graça e a ‘dignidade’ de se erguer, se necessário, até com a humilhação.
O Papa citou o exemplo de um homem firme na fidelidade aos princípios de sua fé, Paulo de Tarso, mas com o ‘coração fechado’ e perseguia os cristãos.
Trata-se da “história de um homem que deixa que Deus mude o coração”. Paulo é envolvido por uma luz potente, sente uma voz que o chama, cai e fica momentaneamente cego. “Saulo o forte, o seguro, estava no chão”, comentou Francisco. Naquela condi…

Papa na Grécia: almoçará com refugiados e saudará 150 menores

Imagem
Por Alvaro de Juana Foto referencial. Crédito: L'Osservatore Romano
VATICANO, 15 Abr. 16 / 02:00 pm (ACI).- Serão apenas 13 horas, mas o Papa Francisco espera poder consolar os refugiados que, ao fugir do Oriente Médio, chegaram à ilha grega de Lesbos em busca de um futuro melhor, os quais visitará neste sábado, 16 de abril.
O Papa realizará sua 13º viagem fora da Itália e estará acompanhado pelo Patriarca Ecumênico de Constantinopla (Turquia), Bartolomeu I, e do Arcebispo de Atenas e de toda a Grécia, Jerónimo II.
O Vaticano apresentou ontem, o programa da viagem, que começará às 7h (hora da Itália) com a partida do aeroporto Roma-Fiumicino com destino a Mitilene na ilha de Lesbos, onde chegará às 10h20 (hora local).
Durante a apresentação do programa, o porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, indicou que se trata de uma viagem humanitária e ecumênica.
O primeiro evento do Pontífice será como sempre a cerimônia de boas-vindas, onde será recebido pelo primeiro-ministro greg…

PARSIFAL

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*

Parsifal é um personagem das histórias cavalariças, cujos heróis tinham por características inatas a honra, a bondade, a coragem, a altivez. Criado pela mãe na floresta, Parsifal estava longe de guerras, de lutas, de cavaleiros e da maldade humana.  Certo dia, ele deslumbrou-se ao ver a marcha de vários cavaleiros passando pela floresta. Os cavalos, as roupas, as armaduras, as armas, tudo aquilo o fascinou. Parsifal soube que para sagrar-se cavaleiro deveria ter um coração puro, cuja missão seria defender os fracos, reparar as injustiças, lutar pelo ideal de justiça. Ele percebeu ser talhado para aquela função e decidiu procurar o rei Artur. Sagrado cavalheiro, coube a Parsifal a tarefa de encontra o Santo Graal, o cálice usado por Cristo na Última Ceia e levado por José de Arimateia para ser protegido, uma vez que continha o sangue que fluía do corpo do Salvador. Contava a lenda que, ao morrer, José de Arimateia fora erguido aos céus pelos anjos e a taça …

Crise e Poderes

Imagem
Gonzaga Mota*
Infelizmente, estamos vivenciando, no Brasil, uma crise política e econômica de largo alcance e de consequências imprevisíveis. Um olhar acurado sobre o relacionamento dos Poderes Constituídos, mostra que alguns membros integrantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário não estão cumprindo, a rigor, com suas responsabilidades delegadas direta ou indiretamente pelos brasileiros, e compatíveis com o estabelecido no art. 2º da Constituição Federal. Vale destacar, ainda, de forma pontual e aguda, a influência perniciosa da “monetarização” e a falta de espírito público de determinados funcionários, servidores e políticos. Por sua vez, os desvios de conduta se ampliaram no Executivo, quando as estratégias de “marketing” político substituíram os planos de governo e também quando se passou a priorizar o poder e não a atividade governamental. A alternância é essencial ao processo democrático. Já a perda de autonomia política do Parlamento, considerando-se suas atribuições p…

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal