Pular para o conteúdo principal

Municípios brasileiros jogam resíduos sólidos a céu aberto



O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana aborda a questão dos resíduos sólidos gerados nas torres residenciais, onde milhões de pessoas dividem espaço para morar em apartamentos. Viver ou trabalhar nas alturas pode até ajudar na coleta e na separação dos resíduos, mas uma questão permanece sem resposta: por que o Brasil demora tanto em cuidar da reciclagem do material recolhido?


Dados do IBGE revelam que metade das cidades brasileiras despejam milhares de toneladas de resíduos nos famigerados lixões, sem qualquer controle ambiental. Mas, como os condomínios verticais com milhares de unidades reagem à nova legislação? É possível transformar lixo em dinheiro, por meio da reciclagem? Nossa reportagem visitou um centro médico que recebe 12 mil pessoas por dia. Todos os resíduos gerados e que podem ser reaproveitados são vendidos para cooperativas de reciclagem.


O bom exemplo do condomínio comercial vem inspirando prédios residenciais também. Na opinião da engenheira ambiental Raquel Blumenschein, essa atitude já faz parte do “futuro”. “Na cidade do futuro, cada unidade, cada morador, cuidará de seu próprio resíduo. Um condomínio vertical cuidará de suas necessidades quanto ao uso de energia, de água, esgoto e material de reciclagem. O lixo será matéria-prima e o mínimo será despejado na natureza”.

FONTE - TV JUSTIÇA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …