Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 4, 2018

O que é blitzkrieg?

Imagem
O que é blitzkrieg? Trata-se de uma tática de guerra alemã que coordenava ataques de vários grupamentos do Exército e foi a grande responsável pelos sucessos iniciais na guerra.

A infantaria alemã foi essencial para o sucesso da blitzkrieg nos primeiros anos da Segunda GuerraPUBLICIDADE A blitzkrieg (guerra-relâmpago, em alemão) foi uma tática de guerra utilizada pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Foi considerada inovadora na fase inicial da guerra e contribuiu largamente para as vitórias conquistadas pelos alemães. As forças alemãs eram formadas pelos seguintes grupos: Wehrmacht: infantaria Kriegsmarine: marinha de guerra Luftwaffe: aviação de guerra Divisões panzer: formadas pelos veículos blindados (tanques) A blitzkrieg coordenava ataques da infantaria, aviação e blindados com grande velocidade e força, de maneira a abrir as linhas de defesa inimiga e cercar as tropas adversárias para forçar sua rendição. Na blitzkrieg, as forças alemãs utilizavam a 

No Dia Mundial do Braille, bate-papo na Biblioteca Pública Espaço Estação discute esse sistema tátil

Imagem
por Roberta Souza - Repórter Usuária do setor braille da Biblioteca Pública Espaço Estação: variedade de obras atrai público diverso, como estudantes, idosos, crianças e interessados em geral. Livros precisam de cuidados especiais ( Fotos: Felipe Abud/Secult/divulgação ) Há mais de 200 anos - 209 para ser preciso -, nascia Louis Braille, em Coupvray, França. Este sobrenome ficaria internacionalmente conhecido por uma contribuição que o jovem daria à humanidade antes mesmo de completar 16 anos. Aos 3, ele feriu o olho com uma ferramenta do pai e uma infecção generalizada provocou cegueira total. Com grande habilidade na escola, Louis desenvolveu, a partir de técnicas rudimentares, um sistema de escrita e leitura tátil que funciona até hoje de forma oficial para atender pessoas cegas. E, na data de hoje (4), seu aniversário, comemora-se o Dia Mundial do Braille. Em Fortaleza, um bate-papo gratuito na Biblioteca Pública Espaço Estação abordará essa "revolução do conhecimento na ponta…

A primeira noite de um homem: um clássico da Nova Hollywood

Imagem
Desde 2013, quando o Cinema do Dragão foi reinaugurado, a exibição de filmes clássicos passou a integrar o DNA da programação do equipamento. Tanto que, já nesse primeiro mês do ano, três estão na grade, dois deles na Mostra Retroexpectativa, anunciando o que está por vir em 2018. Nesta quinta de estreias, as atenções estão voltadas ao longa-metragem "A primeira noite de um homem", de 1967, dirigido por Mike Nichols, que será exibido em cópia restaurada 2K. O longa ganhou o Oscar de Melhor Direção e conta a história do recém-formado Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) que, após cumprir todas as suas responsabilidades acadêmicas, fica sem grandes propósitos. Neste contexto, ele é induzido a ter um caso com uma mulher casada, a Sra. Robinson (Anne Bancroft). Tudo se torna mais complicado quando seus pais insistem para que ele tenha um encontro com Elaine (Katharine Ross), filha da amante. O roteiro de Calder Willingham e Buck Henry deriva do romance de Charles Webb, e, como ap…

Férias em Aracati: harmonia com a natureza

Imagem
por Melquíades Júnior - Repórter Os passeios de buggy são feitos por guias credenciados. Os veículos levam os turistas para conhecer o litoral de Aracati mostrando suas belezas naturais que compõem uma das principais áreas da Rota das Falésias ( Foto: Thiago Gadelha ) O esplendor de um lugar, para ser medido, vale-se de todos os sentidos. Uma imagem pode valer mais (ou menos) do que mil palavras, a depender de quem fala e quem ouve. Quer conhecer as praias de Aracati? Então aguce os sentidos e prepare-se para o espetáculo composto por dunas, falésias, sol e mar. E mais: um povo hospitaleiro, cheio de boas histórias para contar e encantar. >  De tesouros culturais a diversão com pé na areia  Esse texto é escrito por quem já visitou Canoa Quebrada não menos que cem vezes, e outros tantos as praias de Majorlândia e Quixaba, também em Aracati, no Litoral Leste do Ceará. O mar é o mesmo, mas só ele. Porque o resto é diverso, e está aí uma das belezas do lugar. As falésias não se repetem. …

Voz da Amazônia: a condição das mulheres no Amapá

Imagem
Aldinéia Gomes relata à Voz da Amazônia a condição das mulheres no estado do Amapá: abandono, invisibilidade, tráfico humano para fins de prostituição e violência. Cristiane Murray - Cidade do VaticanoProjeto Voz da Amazônia escuta as lideranças dos povos da floresta sobre suas lutas ,e os desafios de suas comunidades, suas resistências, suas conquistas e suas esperanças. Hoje vamos ao Amapá. “ Abandono. Invisibilidade. Tráfico humano. Violência. Prostituição. Ausência de políticas públicas ” Essas são palavras pronunciadas por Aldinéia Machado Gomes, membro do Fórum de Mulheres do Mercosul Brasil no Amapá, que a reportagem do Projeto encontrou. O que angustia Aldinéia é que o abandono, a invisibilidade, o tráfico humano para fins de prostituição e a violência, consequências da ausência de políticas públicas, são a realidade e a condição de vida de um significativo número de mulheres no interior da Amazônia brasileira. E quando chegam os grandes projetos a serem implementados na re…

Campanha Janeiro Roxo alerta sobre a hanseníase; portador da doença morre em MT

Imagem
Juliana Cézar Nunes - Repórter do Radiojornalismo da EBC O governo e associações médicas fazem campanha janeiro roxo com foco no combate à hanseníase. Em Mato Grosso, um menino de 11 anos, portador da doença, morreu no primeiro dia do ano, que marcou também o início da campanha. A criança foi internada no domingo (31) com infecção generalizada e morreu na madrugada do dia 1º de janeiro, no Hospital Regional de Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá. Daniel Rodrigues Santiago era portador de hanseníase multibacilar e estava em tratamento há três meses. Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan), Mato Grosso registra as maiores taxas de detecção de hanseníase do país. Em 2016, foram detectados 2.658 casos novos, o que equivale a 80,4 registros para cada 100 mil habitantes. O índice representa uma redução em relação a 2015, que teve taxa de detecção de novos casos da doença de 93 para 100 mil habitantes, totalizando 3.037 registros. A técnica d…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira