Postagens

Mostrando postagens de Maio 31, 2014

Homens da Galileia, por que ficais aqui parados, olhando para o céu?

Imagem
Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo  modo como o vistes partir para o céu. Jardel Silveira

Papa Francisco e sua devoção mariana

Imagem
RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) – “Nos momentos difíceis da vida, o cristão encontra refúgio sob o manto da Mãe de Deus.”
Com um tuíte, o Papa Francisco convida os fiéis a rezarem a Nossa Senhora, na conclusão do mês de maio.
Neste sábado, Francisco participará da cerimônia de encerramento deste mês nos Jardins Vaticanos.
A oração do Terço terá início às 20h (horário de Roma), partindo da Igreja de Santo Estevão dos Abissínios e se concluirá diante da Gruta de Lourdes. Devido ao espaço restrito, a participação é reservada aos funcionários vaticanos e a suas famílias. A presença do Papa Francisco está prevista às 21h.
Não haverá a transmissão em língua portuguesa. Mas as imagens e o som poderão ser acessados através do Vatican Player.
A devoção mariana de Francisco ficou evidente logo que foi eleito à Cátedra de Pedro, indo rezar aos pés de Nossa Senhora na Basílica de Santa Maria Maior. Desde então, ele repetiu este gesto para confiar e agradecer à Mãe de Deus momentos importan…

Papa às crianças: "Deus é amor. Confiemos!"

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – Um encontro informal, no estilo “maiêutico”: assim foi a audiência do Papa Francisco a cerca de 500 crianças da periferia de Nápoles e de Roma.

No adro da Sala Paulo VI, num estilo descontraído, as crianças fizeram uma nova versão da famosa música napolitana "'O sole mio", criando "'O Papa mio". O Pontífice agradeceu às crianças - que ele qualificou como “espertas” - pelos presentes recebidos: a terra das catacumbas de São Genaro e uma planta.

Através de perguntas e respostas, o Papa explicou que as catacumbas são sinônimo de trevas. Todavia, a escuridão é feita para a luz – luz que está dentro de nós, que nos dá alegria e esperança.

“Quando estamos na escuridão, caminhamos em direção à luz. Mas dentro de nós: sempre. E todos nós temos a possibilidade de encontrar a luz”, afirmou o Pontífice, reforçando o conceito de Deus como “amor”.

Todos juntos, como irmãos, lutando um ao lado outro pelo amor. Quando o Apóstolo João, que era muito a…

Editorial: Autêntica comunicação

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) –Neste dia 1º de junho celebramos o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Este ano o tema escolhido pelo Papa Francisco é “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. Esta comemoração foi instituída pelo Concílio Vaticano II, com o Decreto Inter Mirifica, de 1963. E como ocorre todos os anos, por ocasião da memória litúrgica de São Francisco de Sales, patrono dos comunicadores, no dia 24 de janeiro o Santo Padre divulgou uma mensagem ao mundo da comunicação social, aos profissionais e usuários.
Este ano, como já faz habitualmente o grande comunicador Francisco, para comunicar a sua mensagem usou exemplos, e desta vez utilizou a parábola do bom samaritano, exortando a sermos “cidadãos digitais” que constroem, utilizando a internet. O Papa chama este mundo criado pela inteligência do homem, de “dom de Deus”. Sim um dom que deve ser usado por todos, mas também um espaço onde as estradas deste mundo virtual podem conduzir a caminhos nem sempre f…

Papa: vaidade, orgulho e soberba não fazem parte do ministério episcopal

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – Na tarde desta sexta-feira, o Papa Francisco presidiu à ordenação episcopal do Subsecretário do Sínodo dos Bispos, Dom Fabio Fabene.

Na Basílica Vaticana, o Papa renovou os sinais do ministério episcopal previstos no rito de ordenação, com a unção da cabeça, a entrega do Livro dos Evangelhos e das insígnias e a imposição da mitra.

Sinais que indicam fecundidade, fidelidade, santidade e vocação de anúncio e guia de um ministério que, como disse o Papa pronunciando a homilia prevista no Pontifical Romano, renova a presença do próprio Cristo. Dirigindo-se a Dom Fabene, no momento em que a homilia destaca que o episcopado é um "serviço" e não "uma honra", Francisco acrescentou uma reflexão pessoal:

Fostes eleito para o rebanho: que a vaidade, o orgulho e a soberba jamais apareçam. E fostes eleito, constituído para os homens: que tua atitude seja sempre de serviço. Como Jesus.
O Papa recomendou ainda a Dom Fabene que cuide do seu rebanho sem adorme…

Ano da vida consagrada: participação de Francisco nos principais eventos

Imagem
Roma (RV) - O Papa Francisco não só abrirá e encerrará pessoalmente o Ano da vida consagrada, mas também estará presente nos eventos principais. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 30 de maio, na conclusão da 83° Assembleia da União dos Superiores Gerais (Usg).

O encontro, de três dias de duração, foi dedicado ao tema “Despertai o mundo” e contou a presença do Presidente da Usg, Pe. Adolfo Nicolás, Prepósito-Geral da Companhia de Jesus.

No último dia, o tema debatido foi o Ano para a Vida Consagrada, que o Papa Francisco convocou para 2015. As iniciativas serão organizadas em três âmbitos: através da Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; da União dos Superiores Gerais; e no âmbito mais restrito das realidades locais, de acordo com cada congregação religiosa.

O primeiro evento já tem data marcada: 29 de novembro de 2014, para a vigília de oração que precederá a abertura oficial no dia seguinte, 30 de novembro, primeiro domingo do Advento.…

Combate à infertilidade começa no café da manhã

Imagem
|  domtotal.comPara os cientistas lanche saudável contribui no combate contra a infertilidade.Concentrar calorias diárias no café da manhã reduz níveis de glicose De manhã, a fertilidade está na boca. Essa frase resume bem um estudo publicado por pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Tel Aviv no jornal Clinical Science. Para os cientistas envolvidos nessa pesquisa, caprichar num café da manhã bem saudável – e limitar as calorias ingeridas no jantar – contribui no combate contra a infertilidade, principalmente em relação a mulheres que sofrem da síndrome de ovários policísticos. De acordo com o professor Oren Froy, que liderou um estudo de doze semanas envolvendo 60 mulheres não-obesas com idade entre 25 e 39 anos, concentrar calorias diárias no café da manhã reduz os níveis de glicose e melhora os índices de sensibilidade à insulina – problema recorrente em que tem ovários policísticos. Não só isso: a taxa de ovulação tem um aumento significativo. Em…

Nintendo deve lançar videogame para mercados emergentes

Imagem
domtotal.comProdutos serão direcionados a consumidores com rendas menores e menos experiência com jogos.Wii U teve vendas decepcionantes e fica fora de países emergentes Por Sophie Knight
TÓQUIO - O presidente-executivo da Nintendo, Satoru Iwata, disse que planeja lançar um novo tipo de videogame e programas para mercados emergentes a partir do ano que vem, em vez de lançar aparelhos existentes como seu Wii U ou o portátil 3DS. Iwata disse em uma entrevista após encontro com analistas que a Nintendo oferecerá os novos produtos para países como a China, direcionados a consumidores com rendas menores e menos experiência com jogos do que consumidores em países desenvolvidos. A Nintendo divulgou seus resultados anuais neste mês, contabilizando seu terceiro ano no vermelho após vendas decepcionantes de seu console Wii U. Reuters

Reino Unido e Brasil reunidos em Manaus

Imagem
domtotal.comRenomado botânico e ecologista britânico estará presente como grande facilitador desta relação.Evento ocorre de 2 a 6 de junho, na sede do INPA, em Manaus.
O Royal Botanic Gardens Kew, em parceria com o Instituto  Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), organizam o workshop "Brasil-Reino Unido: Biodiversidade e Bioeconomia", de 2 a 6 de junho, na sede do INPA, em Manaus.
O workshop reunirá um grupo de trabalho formado por pesquisadores e gestores de institutos de pesquisa, universidades e agências de fomento à pesquisa do Brasil e Reino Unido para a articulação de parcerias de pesquisa e extensão entre instituições brasileiras e britânicas, tendo como foco biodiversidade e bioeconomia.
O objetivo principal da reunião é identificar oportunidades de pesquisas colaborativas em biodiversidade, como também temas e projetos de pesquisa de cientistas e instituições britânicas e brasileiras, que possam concorrer aos recursos do Fundo Newton* , lançado no Brasil em abri…

Como dizer a Páscoa de outra maneira?

Imagem
domtotal.comA Festa da Ascensão nos atrai para as alturas, mas nos reenvia ao cotidiano da nossa vida.Às pessoas, Cristo confia sua missão de humanizar o mundo. Por Raymond Gravel*

Páscoa e Ascensão: dois momentos do mesmo mistério; duas faces de uma mesma festa; duas maneiras de contar a Ressurreição. A Festa da Ascensão nos atrai para as alturas, mas nos reenvia ao cotidiano da nossa vida. Jesus foi para o céu, mas para inaugurar o tempo do Espírito Santo e nos enviar em missão para os nossos irmãos e nossas irmãs. Hoje é, portanto, a festa da Igreja, Corpo de Cristo, cuja cabeça está no céu e pés na terra. Que mensagens podemos tirar do livro dos Atos dos Apóstolos e do evangelho de Mateus sobre a festa de hoje? A todos os Teófilos (amigos e amigas de Deus) Lucas é o único que tem o relato da Ascensão. Na verdade tem dois: Lc 24,50-53 e At 1,1-11. Sabemos hoje que o relato de Marcos (Mc 16,9-20) é um acréscimo bem posterior à redação do evangelho, cujo autor inspirou-se nos outros ev…

'O dinheiro não é o que mais preocupa o Papa'

Imagem
domtotal.com Aquele que fora arcebispo de Sidney e um dos homens mais próximos a Bento XVI, George Pell tem em suas mãos a tarefa de sanar as finanças vaticanas. O Papa Francisco acaba de nomeá-lo prefeito da nova Secretaria para a Economia da Santa Sé. É membro, além disso, da Comissão para a Reforma da Cúria, conhecida como C8 vaticano.
Eis a entrevista: Como está vivendo estas novas tarefas? É uma mudança muito grande em relação ao meu trabalho como arcebispo de Sidney. Dei-me conta do esforço que requer durante a Páscoa passada. Durante 40 anos tive que celebrá-la na minha diocese, pregar muitas vezes e escrever artigos para os jornais. Desta vez tive apenas uma homilia e pude participar de todas as celebrações quase como um fiel comum. Foi uma mudança importante. Qual é o clima entre os membros do C8? Todos os cardeais que fazem parte desta comissão estão completamente a favor das reformas que o Papa está propondo e quer levar adiante. Não temos nenhuma dúvida. As reformas foram um …

Movimento católico alerta para 'marcas profundas' da violência

Imagem
domtotal.com Lisboa, Portugal, 31 mai (SIR) – A mensagem do Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças (MAAC), para o Dia da Criança deste ano, expressa “grande preocupação” pelas situações de violência que se têm abatido sobre os mais novos. O organismo, ligado à Igreja Católica, alerta para as “marcas profundas” que as agressões físicas, verbais e psicológicas do "bullying" ou fenômenos como “a violência doméstica” e “a pedofilia” deixam “no mais íntimo de cada criança e adolescente”. A carta do MAAC partiu de uma reflexão feita nos vários grupos do movimento, com as crianças e os adolescentes. “O desemprego dos pais, o desentendimento entre o casal, a falta de confiança, a solidão”, a procura de afirmação de “superioridade”, da parte “de algumas pessoas e até dos amigos da escola” ou “a ilusão de encontrar amizades verdadeiras” são alguns dos fatores que potenciam situações de risco para as crianças. “O fato de não terem voz ativa, terem medo e vergonha de denunci…

90% lamentam ter consumido primeiro cigarro

Imagem
domtotal.com54% dos brasileiros relatam um alto grau de dependência à nicotinaA maioria dos fumantes brasileiros não quer fumar, mas está presa pela dependência.
A maioria dos brasileiros fumantes (85% - 89%) lamenta ter dado início ao hábito. Os dados fazem parte da Pesquisa Internacional de Tabagismo (ITC, na sigla em inglês), apresentado em razão do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado neste sábado (31).
A militar aposentada Vânia Cristina da Costa, 55 anos, é uma das brasileiras que compõem essa estatística. Ela diz que começou a fumar aos 15 anos, por modismo, que se arrepende da decisão e tem medo das consequências.
"Cigarro é minha válvula de escape. Se eu estou estressada ou tenho um problema grave eu fumo e me acalmo. Aos 15 anos, quando comecei, era moda adolescente. Hoje me arrependo de ter começado a fumar, principalmente, por trabalhar na área de saúde. E tenho receio de ter um câncer de pulmão ou algo assim", lamenta.
De acordo com a pesquisa, 54% dos brasileiros …

X-Men: Days of Future Past

Imagem
No futuro, os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask (Peter Dinklage). Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman), que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados. O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1970. Lá ela ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) para que, juntos, impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.
País: EUA , Reino Unido Ano: 2014 Gênero: Ação Classificação: 14 Direção: Bryan Singer Elenco: Hugh Jackman, James McAvoy, Michael Fassbender Duração: 2h12min. Classificação dos Internautas: Classifique o Filme 1 2 3 4 5

Em cartaz

Ana Virgínia: De obesa a esportista, mulher perde 25 kg e adere às meias maratonas

Imagem
Ana Virgínia, de 53 anos, começou a perder peso em 2010. A morte da mãe fez com que assistente social procurasse ajuda médica.  Do G1 BA 1 comentário Assistente social Ana Virgínia perdeu 25 kg (Foto: Arquivo Pessoal)

Mais Visitadas

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

A Palavra Não