Pular para o conteúdo principal

Reino Unido e Brasil reunidos em Manaus

 domtotal.com

Renomado botânico e ecologista britânico estará presente como grande facilitador desta relação.


O Royal Botanic Gardens Kew, em parceria com o Instituto  Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), organizam o workshop "Brasil-Reino Unido: Biodiversidade e Bioeconomia", de 2 a 6 de junho, na sede do INPA, em Manaus.

O workshop reunirá um grupo de trabalho formado por pesquisadores e gestores de institutos de pesquisa, universidades e agências de fomento à pesquisa do Brasil e Reino Unido para a articulação de parcerias de pesquisa e extensão entre instituições brasileiras e britânicas, tendo como foco biodiversidade e bioeconomia.

O objetivo principal da reunião é identificar oportunidades de pesquisas colaborativas em biodiversidade, como também temas e projetos de pesquisa de cientistas e instituições britânicas e brasileiras, que possam concorrer aos recursos do Fundo Newton* , lançado no Brasil em abril passado, com o objetivo de fomentar o avanço em pesquisa e inovação em países emergentes.

O renomado botânico e ecologista britânico Prof. Sir Ghillean Prance**, que possui uma história de mais de 50 anos de vivência e experiência na Amazônia, estará presente na programação como grande facilitador desta relação Reino Unido-Brasil. Além das oficinas de trabalho, as delegações britânica e do INPA farão uma visita de campo à reserva Ducke, liderada por Sir Ghillean.

Em 4 de junho, Sir Ghillean Prance fará uma palestra aberta para discorrer sobre sua experiência pioneira e legado em terras brasileiras, ao longo dos últimos 50 anos. Além de homenagear um notável patrono das relações científicas entre os dois países, o evento tem como objetivo inspirar estudantes e pesquisadores interessados em preservação e uso sustentável da biodiversidade.

Ao encerramento da palestra, uma cerimônia homenageará o pesquisador e o Sr. José Ramos, seu primeiro guia na região. Ambos receberão uma Menção Honrosa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM, como reconhecimento dos esforços investidos no desenvolvimento científico da região Amazônica. Haverá também uma exposição informal de fotografias e objetos relacionados à trajetória de Sir Ghillean na Amazônia.

SERVIÇO

Palestra Sir Ghillean Prance

Data: 4 de junho de 2014 (quarta-feira)

Horário: 17h às 19h (seguido de coquetel)

Local: Auditório da Ciência - Bosque da Ciência

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

Av. André Araújo, 2936 - Petrópolis - Manaus/AM

Incrições: eventos@fapeam.am.gov.br
Instituto Carbono Brasil

Comentários