Postagens

Mostrando postagens de Maio 17, 2017

Rede de Escritoras Brasileiras atua em todo o País

Imagem
É típico das existências intensas que o tempo pareça ter pressa em correr. Assim pode se falar da trajetória da Rede de Escritoras Brasileiras, a Rebra, que em março chegou à "maioridade". Os 18 anos da entidade, que congrega autoras de todo o Brasil e de fora dele, foram comemorados em um evento no Sesc Vila Mariana (SP). "Foi uma festa lindíssima. A Bruna Lombardi tinha chegado da Índia naquele dia e foi fazer a apresentação", conta a escritora Joyce Cavalcantte, fundadora da rede que relaciona 515 associadas. "Hoje, temos representantes em quase todos os estados - nas capitais e em cidades no interior do Brasil", diz. Na ocasião, a Câmara Brasileira do Livro - representada por seu presidente, Luís Antonio Torelli - participou do evento e entregou prêmios e honrarias às associadas da Rebra. Fundação Em agosto de 1998, houve um congresso de escritoras em Rosário na Argentina. Na ocasião, discutiu-se a criação de congregações de autoras. "De lá, saír…

Anexo do Theatro José de Alencar é reaberto com novas programações

Imagem
Reavivando na memória dos fortalezenses a presença de um grande espaço cultural no centro da Cidade, o Theatro José de Alencar (TJA) tem seu anexo reaberto nesta quarta, 17. Após aproximadamente quatro meses sem estar em seu uso pleno, o espaço voltará a ser utilizado. A abertura traz oficinas e atividades que marcam um novo momento do Theatro. Há dois anos, Selma Santiago é a responsável pela direção do TJA e reconhece que a obra de manutenção, que custou R$ 200 mil, era um dos principais desafios desde o início de sua gestão. Foram feitas cobertas, nova pintura, uma revisão hidráulica e elétrica, além do tratamento do piso de madeira de algumas salas, necessário para a prática da dança. "Para a Cidade, a manutenção do local é a rememoração de que temos um centro cultural no coração de Fortaleza, de 12 mil m², com esse anexo como um espaço para a diversidade cultural", explica Selma. Por meio de chamada pública, o TJA selecionou 77 projetos para a ocupação artística deste …

Como o ensino bilíngue beneficia as crianças

Imagem
“Which fruit is this?”, perguntou a professora Letícia Santana, no Colégio Santa Cecília, na Aldeota, ao mostrar a figura de uma laranja. Liz Vasconcelos, de seis anos, responde prontamente: “Orange, teacher!”. Liz é aluna de uma das escolas de Fortaleza que têm investido em ensino bilíngue já na educação infantil. Nessas escolas, os estudantes têm, pelo menos, uma aula diária da língua inglesa.
Na Escola Canadense Maple Bear, na Sapiranga, as crianças têm, até os 4 anos, todas as disciplinas ensinadas em língua estrangeira. No ensino fundamental, 50% do turno é em inglês, incluindo o ensino de ciências e matemática. O restante das aulas ocorre em português. “A vantagem é a plasticidade cerebral. A criança desenvolve raciocínio mais rápido e aguçado, o que auxilia em outras disciplinas”, explica a diretora, Raquel Fiúza. A partir dos dois anos, as crianças já têm aulas de inglês no colégio Ari de Sá Cavalcante. “O ensino bilíngue começou em fevereiro deste ano e os alunos já estão le…

A grande festa do cinema começa em Cannes

Imagem
Dezenove filmes - a maioria de diretores já consagrados em Cannes - estão na mostra oficial. Infográfico sobre o festival, que neste ano completa 70 anos. (AFP)
O Festival de Cannes inicia nesta quarta-feira sua 70ª edição, dominada por atrizes como Nicole Kidman, Julianne Moore e Jessica Chastain, e precedida pelo anúncio de um documentário de Michael Moore sobre Donald Trump.
Pela primeira vez um espanhol será o presidente do júri que anunciará no dia 28 de maio a Palma de Ouro: o cineasta Pedro Almodóvar estará à frente de um grupo integrado, entre outros, pelos americanos Will Smith e Jessica Chastain, a chinesa Fan Binbing e a alemã Maren Ade.
Dezenove filmes - a maioria de diretores já consagrados em Cannes - estão na mostra oficial. Um dos favoritos é "Happy end", do austríaco Michael Haneke, que pode se tornar o primeiro cineasta vencedor de três Palmas de Ouro, após os triunfos de "A Fita Branca" e "Amor".
Sofia Coppola é uma das três mulheres na…

Cresce violência contra pessoas LGBT; a cada 25 horas, uma é assassinada no país

Imagem
Sayonara Moreno – Correspondente da Agência Brasil Em 2017, até o início deste mês, 117 pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT) foram assassinadas no Brasil devido à discriminação à orientação sexual. A informação é do Grupo Gay da Bahia (GGB), que participa de programação sobre o tema durante toda esta quarta-feira (17), Dia Internacional Contra a Homofobia. O militante LGBT e membro honorário do GGB, Genilson Coutinho, informa que o dia será marcado por debates em diversos pontos de Salvador, como centros de apoio, para que a violência contra LGBT's não seja esquecida e se torne alvo de medidas legislativas e políticas públicas nos níveis municipal, estadual e federal. O foco principal este ano será a campanha, a ser lançada, no decorrer do dia, pelo siteDois Terços, de apoio a pessoas LGBT, que vai denunciar a invisibilidade de quem tem alguma deficiência ou necessidades especiais. Por estarem inseridas em dois contextos que geram discriminação, sofrem, consequ…

ONG Internacional lança campanha para combater o abuso de crianças e adolescentes

Imagem
A Visão Mundial faz campanha global #ItTakesAWorld para mobilização em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Em 2015 houve mais de 17 mil denúncias de violência sexual no Brasil, isso equivale a aproximadamente duas denúncias por hora, sendo 70% entre meninas.Foto: Pixabay
Em 2015 houve mais de 17 mil denúncias de violência sexual no Brasil, isso equivale a aproximadamente duas denúncias por hora, sendo 70% entre meninas. Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, a ONG Internacional World Vision (Visão Mundial), maior organização humanitária do mundo e que tem status consultivo junto à ONU, faz campanha global de mobilização e enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
O lançamento da cartilha sobre prevenção ao abuso da campanha #ItTakesAWorld é uma das atividades que marcam o dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploraç…

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

O STF é uma vergonha

Dom Aloísio em nossos corações

Além das aparências