Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 13, 2016

Exposição com obras de Picasso abre hoje no Rio

Mostra vai até 20 de novembro com classificação livre e entrada franca. Visitação pode ser feita de terça-feira à domingo, de 10h às 21h.
Do G1 Rio
Mostra concentra 138 obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, cerâmicas e fotografias pertencentes ao Musée National Picasso-Paris (Foto: Musée national Picasso-Paris)
Estreia nesta terça-feira (13) na Caixa Cultural, no Centro do Rio, a exposição “Picasso: mão erudita, olho selvagem”. A mostra reúne 138 obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, cerâmicas e fotografias pertencentes ao Musée National Picasso-Parise que  traçam um percurso cronológico e temático em torno de conjuntos que seguem as principais fases de Pablo Picasso.
Exposição “Picasso: mão erudita, olho selvagem” acontece de 13 de setembro à 20 de novembro (Foto: Musée national Picasso-Paris) Do total de obras da exposição, 109 são do próprio Picasso, sendo 27 pinturas, 42 desenhos, 20 gravuras e 20 esculturas, incluindo 12 cerâmicas. Dentre as outras obras, …

Academia Enem realiza aulões noturnos em Fortaleza

Aulas estão marcadas para terça e quarta (Foto: Divulgação Prefeitura) Aulões noturnos do projeto Academia Enem vão acontecer nesta terça, 13 e quarta, 14. O curso da Prefeitura de Fortaleza é gratuito em preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas no Ginásio Paulo Sarasate, de 18h às 21h, podem ser acompanhados por alunos inscritos e ouvintes. Nos dias dos aulões, haverá ônibus especiais saindo dos terminais Papicu, Messejana, Siqueira, Antônio Bezerra e Parangaba. De acordo com a Prefeitura, após as aulas desta terça e quarta, a Academia Enem terá encontros nos dias 8 e 9 de outubro próximo, no turno da tarde. Os alunos inscritos no projeto receberão os custos do vale-transporte, enquanto os demais estudantes podem participar do aulão como ouvintes. Redação O POVO Online

Má-formação cerebral causada pela zika é detectada em macaco

Imagem de ressonância magnética mostra cérebro de feto de um macaco. Cientistas detectaram pela primeira vez lesões e má-formação cerebral produzidas pelo vírus da zika no feto de uma macaca grávida. O estudo, publicado nesta segunda-feira, 12, na revista Nature Medicine, foi liderado por cientistas da Universidade de Washington (UW), em Seattle (Estados Unidos). Segundo os autores, outros pesquisadores já haviam desenvolvido modelos de estudos da infecção por zika em macacos, mas até agora as anomalias cerebrais, como a microcefalia, observadas em fetos de mulheres infectadas pela zika, ainda não haviam sido registradas em primatas não-humanos. "Nossos resultados descartam qualquer dúvida que pudesse restar sobre o fato do vírus da zika ser incrivelmente perigoso para os fetos em desenvolvimento, fornecendo detalhes minuciosos sobre como os danos cerebrais se desenvolvem", afirmou a autora principal da pesquisa, Kristina Adams Waldorf, médica e pesquisadora da UW. Os cienti…

Uma noite ao som de mestres da viola

Fernando Sodré, Miltinho Edilberto e Pereira da Viola fazem show no Teatro Bradesco.


Miltinho Edilberto, Fernando Sodré e Pereira da Viola marcam a presença da viola na música universal. Por Lílian Macedo* Três grandes mestres da viola - Fernando Sodré, Miltinho Edilberto e Pereira da Viola - se juntam em um espetáculo nesta quarta-feira, 14, onde a viola é a protagonista da noite. Esses três ases da viola levam o público a um verdadeiro passeio pelo universo do instrumento. Um espetáculo onde trinta cordas se misturam criando um diálogo em várias línguas, sotaques e sabores variados. No repertório, canções autorais como “Tá no Tombo” de Pereira da Viola e João Evangelista Rodrigues, peças tradicionais da música popular brasileira como “Feira De Mangaio” de Glorinha Gadelha e Sivuca, releituras de clássicos como Eleanor Rigby dos Beatles e momentos ímpares como os três no palco tocando Bolero de Ravel. Um encontro inédito, onde a alegria de tocar e a vivência desses mestres neste instru…

Papa Francisco crisma jovem com câncer

(ACI).- O Papa Francisco ministrou o sacramento da Crisma na manhã do último sábado a Giuseppe Chiolo, um jovem de 16 anos gravemente doente, segundo informações da Rádio Vaticano. O rito aconteceu no “Arco delle campane”, à porta que conduz à Praça de São Pedro, justo antes de começar a Audiência Jubilar. Ver imagem no Twitter ACI Prensa

Artistas brasileiros participam de festival de Arte Urbana em Portugal

Marieta Cazarré - Correspondente da Agência Brasil O Painel Pow! How!, pintado no Havaí em 2016, é mostrado no Festival de Arte Urbana em Portugal - Divulgação/Bicicleta sem FreioDivulgação Bicicleta sem Freio




















A pequena cidade portuguesa de Estarreja, na região central do país, recebe artistas nacionais e estrangeiros no festival Estarreja Arte Urbana (Estau), até o próximo domingo (18). Com mais de 30 atividades que integram a programação, o festival pretende levar arte urbana aos cerca de 7.500 habitantes da cidade, por meio de murais, instalações, exposições, workshops, filmes, visitas guiadas, música, dança e performances. Uma das atrações do evento será o trio brasileiro “Bicicleta sem freio”, que promete ilustrar a maior parede com a sua assinatura, com mais de 660 metros quadrados. Douglas, Victor e Renato se conheceram no curso de artes visuais da Universidade Federal de Goiás e viajam o mundo misturando, com cores vibrantes, psicodelia e humor. Além do trio Bicicleta sem Freio, ou…

Drama da perseguição aos cristãos vira tema de livro

Obra foi apresentada nesta segunda-feira em Roma e relata drama dos cristãos que são perseguidos em vários lugares do mundo Da Redação, com Rádio Vaticano O drama da perseguição e discriminação a milhões de cristãos no mundo que acontece ainda hoje, no início do Terceiro Milênio, virou livro apresentado nesta segunda-feira, 12, em Roma. A obra intitulada “Perseguirão também vocês” é de autoria de Marta Petrosillo, porta-voz da entidade italiana da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). A autora explica que, paradoxalmente, os valores cristãos tornam os cristãos mais vulneráveis. “Uma vez, um rapaz de Bagdá me disse: ‘eles sabem perfeitamente que nós nunca nos vingaremos e, então, essa nossa disponibilidade ao perdão nos torna obviamente mais vulneráveis’”. Confira abaixo uma entrevista com Marta por ocasião do lançamento do livro: Muitas vezes o Papa Francisco falou da perseguição dos cristãos, do seu martírio e disse “só porque são cristãos”, sublinhando o silêncio cúmpli…

Clube do Português ensina três formas eficientes de criar argumentos convincentes

Argumentar, explica Pedro Valadares, coordenador do Clube do Português, é mais do que expor uma ideia. Na coluna desta semana, ele fala sobre argumentação por ilustração, por exemplo e por analogia.Foto: Reprodução / Internet Argumentar é mais do que expor uma ideia. É fornecer elementos para gerar adesão à tese que se defende. Nesse sentido, uma das formas mais eficiente de fazê-lo é por meio de argumentos baseados em fatos. Esse grupo está dividido em três:
Argumentação por ilustração Trata-se de apresentar uma proposição geral e depois lançar mão de um fato particular, que servirá de ilustração. ex: Há cidades que ultrapassam o fator geográfico e passam a configurar um lugar simbólico no imaginário popular, incorporando valores e atributos. É o caso de Nova York, que traz em si o conceito de cosmopolitismo, modernidade e diversão.
Argumentação por exemplo Essa forma age de maneira reversa à argumento por ilustração. Ela narra um fato particular e cria um argumento que ilustra um qua…