Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 12, 2018

O 'Big Bang' do Caribe

Imagem
Um verdadeiro furacão (Irma) e outro político (Trump) trazem desastre para o Caribe, enquanto sua cultura vive um momento de esplendor. Após o colapso do comunismo em Cuba e na Commonwealth de Porto Rico, seus escritores, músicos e artistas enfrentam a crise em um dos últimos cenários da Guerra Fria. De Rita Indiana a Junot Díaz passando pela Calle 13, uma avalanche de livros, exposições e discos mostra a vitalidade criativa de uma região em que as costuras de gêneros e blocos haviam saltado. Este sábado, Babelia dedica seu relatório para analisar e explorar esse fenômeno. "Esses escritores e artistas (...) enfrentam o desconforto não resolvido de uma cultura permanentemente tensa entre alguns Estados Nacionais cujos limites são insuficientes e pertencem a um maior arquipélago cultural e físico, unido no entanto pelo que o divide". a maldita circunstância da água em todos os lugares "que Virgílio Piñera estava lamentando, violência, tirania, invasão, pobreza e impotência…

Documento revela real data de nascimento do Pe. Cícero

Imagem
por Antonio Rodrigues - Colaborador O registro de batismo comprova que o Padre Cícero nasceu no dia 23 de março de 1844 Juazeiro do Norte. A população deste Município do Cariri cearense foi surpreendida, na última quarta-feira (10), com o compartilhamento do registro de batismo do Padre Cícero Romão Batista. Após investigação, na internet, os pesquisadores Daniel Walker e Renato Casimiro chegaram ao Livro de Batismo da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Crato. O documento comprova que Padre Cícero nasceu no dia 23 de março de 1844, embora seu aniversário seja comemorado, inclusive com feriado municipal, no dia 24. Na época, não havia o registro de nascimento atual, feito no hospital, pelo médico, e autenticado em cartório. Tudo era feito pela Igreja. O arquivo histórico está no "Livro de Batizados Crato, 1843 a 1845", na folha 61, que, após estudo da caligrafia do documento, escrito no dia 8 de abril de 1844, data do batismo, se chegou ao erro. Segundo o pesquisador Daniel…

Poesia com poder transformador

Imagem
De um milhão de seguidores no YouTube, conquistados com um notebook na cozinha de uma casa em Alto Santo, interior do Ceará, Bráulio Bessa hoje aparece para o dobro desse número, só em São Paulo, onde a média do Ibope para o programa Encontro com Fátima Bernardes alcança índices de mais de 8 pontos na escala. Além dessa marca, o poeta cearense alcançou o número de mais de 134 milhões de visualizações na plataforma de entretenimento da Rede Globo, o GShow. Dos 45 vídeos mais assistidos no serviço online, 33 são de Bráulio - cálculo com dados de abril a dezembro de 2017. Destaque também para os compartilhamentos, de cerca de 5 milhões, e os comentários, que Bráulio ressalta serem a essência do seu trabalho. > Trajetória poética  "Quando vejo um vídeo meu ter mais de nove, dez milhões de visualizações, paro e penso que foram vidas de alguma maneira impactadas positivamente pela poesia. Acredito muito no poder da palavra, no poder transformador dela. É por isso que escrevo poesia&…

ONU chama países a se preparem para movimentos migratórios maciços

Imagem
Segundo a ONU, negociações formais devem começar em fevereiro sobre este tema. Migrantes em situação ilegal na cidade líbia de Benghazi, antes de serem repatriados, em 2 de janeiro de 2018 (AFP/Arquivos) Os países-membros das Nações Unidas devem se preparar para gerir maciços movimentos de migrantes, advertiu o secretário-geral, António Guterres, em um relatório publicado nesta quinta-feira (11).
"Urge que os Estados-membros determinem uma estratégia referente aos grandes deslocamentos de migrantes", destacou Guterres no documento. "Há sobreposições evidentes entre este desafio e os do pacto mundial sobre migração" esperado em 2018, acrescentou.
Segundo a ONU, negociações formais devem começar em fevereiro sobre este tema, antes de uma conferência intergovernamental em dezembro no Marrocos para adotar um documento de gestão mundial da migração.
No final de 2017, os Estados Unidos anunciaram sua saída da elaboração do acordo mundial sobre migração, ao considerá-lo i…

Irmãs gêmeas

Imagem
Gonzaga Mota*
A Política e a Economia são duas ciências com um grau de correlação significativo e dependem de variáveis endógenas e exógenas. De forma resumida, apresentamos apenas duas situações envolvendo fundamentos relacionados com as mencionadas Ciências. Ambas abrangem diversos campos como a filosofia, o social, a justiça, a teoria dos jogos, relações internacionais, direito, administração e gestão, processo legislativo, etc. As duas situações escolhidas ressaltam dois indicadores políticos (estabilidade e incerteza) e um indicador econômico (crescimento). Comentamos, por exemplo, de forma simples, sem auxílio visual, duas situações que mostram o comportamento político e econômico de um País. Para tanto, usamos o primeiro quadrante do sistema cartesiano de coordenadas ("abscissas" - eixo horizontal e "ordenadas" - eixo vertical). O primeiro modelo (estabilidade política "versus" crescimento) nos mostra uma curva ascensional da esquerda para direita,…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil