Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 13, 2018

Lançamento de dois documentários sobre o cineasta Ingmar Bergman reafirmam sua importância ha história do cinema

Em Cannes Classics, em maio, Jane Magnusson apresentou seu documentário sobre Ingmar Bergman - "Um Ano em Uma Vida". Era 1957, quando o jovem Bergman, aos 33 anos, já tinha seis filhos. Uma imagem de época, no set de "Morangos Silvestres", mostra-o em sua plenitude. O sr. Testosterona. Talvez isso hoje fosse motivo de escândalo, quem sabe de denúncia. Mas era a libertária Suécia dos anos 1950 e Bergman já fizera o filme que "despertou" a cabeça de Jean-Luc Godard, "Monika e o Desejo". Uma mulher grávida, outra amamentando e uma terceira com seu bebê engatinhando. Três filmes, e dois dos maiores, "O Sétimo Selo" e "Morangos Silvestres". Três ou quatro montagens consideradas definitivas, incluindo a de "O Misantropo", de Molière. Existem nomes de família que identificam figuras icônicas de diferentes épocas. Molière, Racine, Shakespeare. O cinema também tem dessas figuras, e Bergman é uma delas. (Federico) Fellini é …

Livreiros apostam em vendas onde o leitor compra a obra sem ver a capa

Livros embalados com papel da loja virtual Beco Literário: no esquema "às s escuras", vendas já superaram expectativas iniciais Raro era quem não se encantava com a qualidade impecável dos livros produzidos pela extinta editora Cosac Naify. Ou não desejava uma obra pela capa nas belíssimas edições da Dark Side. Há mesmo quem compre um livro só pelo título, ao passear em uma livraria. Esses são elementos importantes de comunicação com o leitor, inclusive na hora de "fisgá-lo". Muitas vezes, porém, a surpresa vem daquele livro cuja capa ou título nada lhe dizem. "Comprar novas experiências pelo que elas são" é a proposta do Beco Literário, site criado em dezembro de 2013. A priori, o blog tinha como iniciativa escrever e falar sobre literatura. Pouco depois, filmes e séries ganharam espaço, um pouco pelo volume de produções cinematográficas baseadas em publicações. Agora, o site funciona como uma espécie de sebo, onde leitores podem vender seus livros usado…

Museu da Fotografia realiza workshop em Fortaleza

por Diego Barbosa - Repórter Registros feitos por Paulo Czar com câmera DSLR (profissional): destaque para expressões e identidades, pontos trabalhados durante oficina no MFF Perceber a paisagem, mirar a lente, pressionar o botão, captar o momento, compartilhar nas redes. No imediatismo representativo da contemporaneidade - em que a busca desenfreada por likes ganha especial atenção -, resta pouco espaço para registros fotográficos feitos com qualidade e esmero -fatores preponderantes em um trabalho diferenciado. Afinal, é possível fazer um simples e belo retrato com recursos mínimos disponíveis? Para o fotógrafo Paulo Czar, sim. Graduando em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com foco em ilustração, ele acredita no potencial criativo que podemos desenvolver na seara da fotografia em um cenário cada vez mais ansioso por imagens, embora avalie o contexto com algumas ressalvas. "Apesar da amplitude do uso dos smartphones e do fato de aplicativos par…

Bíblia Sagrada

Gonzaga Mota* A Bíblia é o Livro mais vendido de todos os tempos; não sabemos se é o mais lido e interpretado. Consideramos o Texto mais sábio da literatura universal. É formado por centenas de páginas, escritas sob inspiração divina, abrangendo o Antigo Testamento (escrito antes de Cristo e mostrando a história do mundo) e o Novo Testamento (escrito depois de Cristo e apresentando os ensinamentos de Jesus). Todos os livros bíblicos destacam a importância das análises teológicas, é um convite à reflexão. Existem estudos controversos, no entanto para nós a Bíblia é a palavra de Deus. É bom salientar que a Sagrada Escritura não pertence aos estudiosos, mas ao povo. As verdades divinas constantes do Livro Sagrado, se consignaram por inspiração do Espírito Santo. O Texto não se destina somente à leitura, mas principalmente à oração. Os ensinamentos são vários, no entanto poderemos resumi-los em uma só expressão: "amar a Deus e ao próximo como a si mesmo". A exegese bíblica não é…