Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 17, 2018

“Monstro É Aquele Que Não Sabe Amar"!

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro* Diz a canção que “quem não gosta de samba, bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé”. Mas isso vale para quem nasceu com o samba e com ele se criou.  Gostando ou não, de samba ou de carnaval, não se pode ignorar a beleza das letras dos enredos vencedores do Carnaval carioca de 2018. “Monstro É Aquele Que Não Sabe Amar (Os Filhos Abandonados da Pátria Que Os Pariu”, da Beija-Flor de Nilópolis, bem retrata a triste realidade do massacrado povo brasileiro, carente, espezinhado, mas que não deixa de sonhar com a luz redentora, a libertá-lo de tanto sofrimento.  Um país cantado e retratado em letra de samba canção: “Ganância veste terno e gravata/Onde a esperança sucumbiu/Vejo a liberdade aprisionada/Teu livro eu não sei ler, Brasil!/Mas o samba faz essa dor dentro do peito ir embora/Feito um arrastão de alegria e emoção o pranto rola/Meu canto é resistência/No ecoar de um tambor/Vêm ver brilhar/Mais um menino que você abandonou”. E arremata: “Oh pá…

Escritora transforma cordéis em prosa e publica livro

Imagem
por Honório Barbosa - Colaborador Acopiara Depois de escrever 13 cordéis sobre temáticas variadas, a escritora Djanira Feitosa resolveu transpor para a prosa muitas de suas poesias e publicou o livro 'Minhas Histórias de Trancoso... Era uma vez'. A ideia foi resgatar as narrativas da literatura cordelista publicadas individualmente nos últimos seis anos e deixar uma obra para que netos e outros leitores pudessem conhecer em um só volume. "Eu tinha esse desejo há mais de 50 anos, muitas histórias guardadas, contatadas por minha irmã, Maristela, na nossa infância", justificou Djanira Feitosa. No sítio Cacimba dos Noés, no distrito de Trussu, zona rural de Acopiara, a escritora viveu com nove irmãos e desde cedo revelou aptidão para memorizar versos, quadras, fazer dramas domésticos e as primeiras poesias. Em um caderno, Djanira Feitosa escrevia suas primeiras ideias, copiava fielmente histórias e versos ouvidos de terceiros em estilo de repentistas e trovadores sertane…

Livro fala sobre empatia, alteridade, sentimentos reais e seres humanos

Imagem
por Carol Kossling - Repórter O conceito de perceber e ver a criança como sujeito ainda é muito novo. Assim como o conceito de moda, que veio com o mundo moderno, muito depois da criação do vestuário. Por isso há a necessidade latente de abordar temas como identidade, empoderamento e moda na infância diretamente com as crianças. E de forma mágica e sensível, a linguista e escritora Tânia Dourado conseguiu reunir todos estes assuntos, e alguns outros, com maestria no livro "Um vestido para Tutti", que foi previamente lançado na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Para termos uma breve ideia da importância do que estamos falando, vale um pulinho no passado. Nas obras do brilhante William Shakespeare, por exemplo, apenas os adultos tinham voz. E somente no século XIX, no livro "Oliver Twist", de Charles Dickens, uma criança protagonizou um romance inglês. Com muita emoção, Tânia diz que "Um vestido para Tutti" é um projeto que já nasceu grande, atrav…

Associação Peter Pan promove leitura para crianças em tratamento do câncer

Imagem
O projeto "Ler faz Bem" é desenvolvido na recepção do Centro Pediátrico do Câncer da Peter Pan ( Foto: Helene Santos ) Os olhos atentos de Vítor, 8, e Ariel, 10, capturam as aventuras dos gibis coloridos. Apesar de não saberem ler, eles se divertem imitando os personagens e interagindo com as histórias narradas por Karolina Barbosa, voluntária da Associação Peter Pan. Os meninos, que atualmente passam por tratamento contra o câncer, encontraram nos livros uma porta para o mundo da imaginação. Ao gesticular e apontar para os desenhos da Turma da Mônica, Ariel se distrai enquanto aguarda sua consulta no Hospital Albert Sabin, parceiro da Peter Pan. Ele foi diagnosticado com leucemia há 4 anos e teve a alfabetização interrompida devido à intensidade do tratamento, algo comum entre as crianças que enfrentam o câncer. Segundo a especialista em psicopedagogia Ana Karla Brasil, o incentivo ao interesse pelos livros e revistas é importante para a formação infantojuvenil. "Por m…

Sítios históricos no Ceará guardam a memória dos séculos XVIII a XX

Imagem
Dentre os sítios históricos cearenses visitados pela reportagem, quatro - Aracati, Icó, Viçosa do Ceará e Sobral- foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em Icó, a primeira cidade reconhecida, em 1998, cerca de 320 imóveis antigos formam o conjunto arquitetônico e urbanístico tombado. Os demais reúnem outras centenas de casarões, sobrados, igrejas, mercados e teatros cujas memórias abrangem do século XVIII até o século XX. Aracati tem um importante casario, de 270 imóveis, tombado pelo Iphan em 2000. A maioria deles está localizada na Rua Coronel Alexanzito, a antiga Rua Grande, construída nos séculos XVIII e XIX, no auge da economia do charque. O patrimônio arquitetônico colonial de Viçosa do Ceará, construído a partir de 1695, ainda segue de pé, em boa parte, como o testemunho vivo de três séculos de história, uma das mais importantes vilas de índios do Brasil do século XVIII, tombado pelo Iphan em 2003. Segunda cidade do Ceará que teve seu Sí…

Socorro Acioli coordena especialização em Escrita Literária

Imagem
Com experiência de uma década no campo das oficinas de criação literária, a escritora Socorro Acioli, autora de A cabeça do santo, vai lançar em Fortaleza a primeira especialização em escrita literária do Norte e Nordeste. Com inscrições abertas desde o fim de janeiro, as aulas devem ter início no dia 10 de março e se estender até meados de 2019, com uma carga total de 360 horas. “Pesquisei vários cursos, em outras universidades, em outros países, e vi que muitos deles misturam escrita para vários suportes, como roteiro e dramaturgia. Achei que era mais fortalecedor para nossa proposta que focássemos apenas na escrita literária”, explica Socorro, que ministra oficinas de escrita desde 2009 e que agora oferece a especialização em parceria com o Centro Universitário Farias Brito. Dentro desse universo específico, diversos gêneros serão contemplados pela grade. Além do romance, o curso vai abordar conto, poesia, crônica e literatura infanto-juvenil. “A escrita é um processo de muitas et…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira