Postagens

Mostrando postagens de Junho 30, 2014

Francisco concede entrevista a jornal romano

Imagem
Igreja > 2014-06-29 15:31:13


Roma (RV) – “Eu acho que é difícil permanecer honesto na política. Há pessoas que gostariam de fazer as coisas de modo claro, mas, depois, é como se elas fossem engolidas por um fenômeno endêmico, em vários níveis, transversal. Não porque seja a natureza da política, mas porque em uma mudança de época os impulsos para certo desvio moral se fazem mais fortes”. Foi o que disse o Papa Francisco em uma longa entrevista publicada neste fim de semana pelo jornal romano “Il Messaggero”.

“Hoje o problema da política é que ela se desvalorizou, arruinada pela corrupção, pelo fenômeno do suborno, disse o Santo Padre. “A corrupção é, infelizmente, um fenômeno mundial. Há chefes de Estado que estão na prisão por causa disso. Eu me questionei muito, e cheguei à conclusão de que muitos males crescem, especialmente durante as mudanças epocais. Estamos experimentando não tanto uma época de mudanças, mas uma mudança de época”, que “alimenta a decadência moral, não apenas n…

Bruna Marquezine: Aqui só existe o bem. Se você nos deseja o mal, a gente nos deseja AMOR !

Imagem

Papa aos jovens: "devemos ter presente o senso do definitivo"

Imagem
Igreja > 2014-06-30 10:25:54




Cidade do Vaticano - (RV) - O Papa Francisco encontrou-se com jovens da Diocese de Roma, que participam de um curso voltado à busca vocacional, neste sábado, 28. O encontro, realizado na Gruta de Lourdes junto aos Jardins Vaticanos, fez parte da vigília da Solenidade de São Pedro e São Paulo e começou a ser realizado ainda durante o pontificado de Bento XVI. Depois da saudação do Cardeal Agostino Vallini, Vigário da Diocese de Roma, o Pontífice deu as boas-vindas aos jovens.

“Agradeço-vos por esta visita, esta visita à Nossa Senhora que é tão importante na nossa vida. E Ela nos acompanha também na escolha definitiva, na escolha vocacional, porque Ela acompanhou seu filho no seu caminho vocacional que foi tão duro, tão doloroso. Ela nos acompanha sempre”, disse o Papa Francisco.

E prosseguiu afirmando que “quando um cristão me diz, não que não ama a Nossa Senhora, que não procura Nossa Senhora ou não reza a Ela, eu me sinto triste. Recordo que uma vez, faz …

Braga: Novo bispo auxiliar quer estar ao lado dos «que sofrem»

Imagem
Arquidiocese de ÉvoraD. Francisco Senra Coelho foi ordenado este domingo na Sé de Évora Évora, 30 jun 2014 (Ecclesia) – O novo bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, ordenado este sábado na Sé de Évora, reforçou a sua intenção de acompanhar de perto as populações mais carenciadas da Arquidiocese minhota. Numa mensagem deixada no final da Missa de ordenação, o novo membro do episcopado português transmitiu “a toda a Igreja de Braga a certeza” de uma “especial proximidade” aos “que sofrem, de todas as periferias sociais e existenciais”. “Parto na confiança que em vós me encontrarei com Deus e que convosco seremos corpo de Cristo”, sublinhou. D. Francisco Senra Coelho, de 53 anos, nasceu em Maputo, Moçambique, mas a sua família tem origem em Barcelos, na região de Braga, pelo que esta nova etapa pastoral representa um regresso às “raízes”. O prelado era até agora pároco de Nossa Senhora de Fátima, São Manços e Nossa Senhora da Consolação, na Arquidiocese de Évora, onde desde…

Timor-Leste: Papa estuda viagem ao país

Imagem
Presidente da Conferência Episcopal vai encontrar-se com Francisco no Vaticano Lisboa, 30 jun 2014 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal de Timor-Leste revelou à Agência ECCLESIA que se vai encontrar novamente com o Papa Francisco, no Vaticano, após tê-lo convidado a visitar o país lusófono. O encontro, que vai decorrer esta semana, servirá, entre outros assuntos, para “ver da possibilidade da ida do Santo Padre a Timor”, referiu D. Basílio do Nascimento, bispo de Baucau. O prelado está em Portugal, após participar na ordenação episcopal de D. Francisco Senra Coelho, seu antigo aluno, este domingo, em Évora. “Uns dias antes de sair (de Timor), recebi uma carta do cardeal Ouellet (prefeito da Congregação para os Bispos, da Santa Sé), a dizer que o Santo Padre queria encontrar-se comigo”, precisa o presidente da Conferência Episcopal Timorense. A 17 de março, Francisco recebeu os três bispos de Timor-Leste e recordou o “nascimento” da nação timorense, em 2002. O Papa argent…

Professores brasileiros se sentem desvalorizados

Imagem
domtotal.comOs professores brasileiros estão entre os que mais trabalham. Quase 90% dos professores brasileiros acreditam que a profissão não é valorizada na sociedade. Mesmo assim, a maioria está satisfeita com o emprego. O resultado foi apresentado semana passada pela Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que ouviu 100 mil professores e diretores escolares em 34 países.
De acordo com o levantamento, somente 12,6% dos professores brasileiros consideram-se valorizados. A proporção está abaixo da média internacional, de 30,9%. No entanto, 87% dos professores brasileiros consideram-se realizados no emprego, próximo da média global de 91,1%.
Apesar de não se sentirem valorizados, os professores brasileiros estão entre os que mais trabalham, com 25 horas de ensino por semana, seis horas a mais do que a média internacional. Em relação ao tempo em sala de aula, os professores brasileiros ficam atrás apenas…

Sínodo sobre a família reflete sobre a realidade

Imagem
domtotal.com Texto-base para o trabalho dos padres sinodais representa fotografia das vivências dos fiéis. Por Andrea Tornielli

Depois de ler o "instrumentum laboris", o texto que servirá de base para o trabalho do próximo Sínodo sobre a Família, a impressão mais forte que se tem é que não tem a ver com este ou aquele detalhe, com este ou aquele aspecto, com este ou aquele problema (como os sacramentos para os divorciados que contraíram novas núpciasou a atitude que é preciso ter e, relação às uniões entre pessoas do mesmo sexo). É, antes de mais nada, uma visão de conjunto. Desta vez, o texto-base para o trabalho dos padres sinodais representa uma fotografia real das vivências dos fiéis, assim como da percepção que os fiéis têm das mudanças que suas respectivas sociedades sofreram em relação a temas relacionados com a sexualidade, o casamento e a vida familiar.
Tranquilizando a todos os que se preocupavam e temiam que com o questionário de 39 perguntas os ensinamentos da Igrej…

A Igreja como aquela que serve

Imagem
domtotal.com Não há uma Igreja sem as pessoas que se reúnem, pois Igreja já significa convocação.Dizemos que os outros devem mudar. Mudemos a nós próprios. Por Luiz Carlos de Oliveira*

A Igreja já tem dois milênios de experiência de acertos e erros. Nesses longos séculos viveu épocas diferentes: Império Romano, mundo dos novos povos que são chamados bárbaros. Percorreu a Idade Média, longa o suficiente para que estes povos se estabelecessem e se formassem. Era uma Igreja dirigida por pessoas destes povos. Passou por uma longa Idade Média que gestou o mundo moderno. Foi invadida pelas belezas e problemas da Renascença. Houve o domínio da política sobre as estruturas da Igreja. Era um reino político e ao mesmo tempo Igreja de Cristo. As conseqüências foram grandes. O poder penetrou muitas esferas e muita gente o usou e o justificou. Esse assunto é muito amplo e necessita de muito conhecimento. Não basta só jogar pedras no passado, pois cada tempo tem sua maneira de pensar e deve ser entend…

'Não é preciso temer pela saúde do papa'

Imagem
domtotal.com Por Maria Antonietta Calabrò
Nenhum alerta pela saúde do papa, que na tarde dessa sexta-feira (27) cancelou de surpresa a sua visita ao Policlínico Gemelli. Os compromissos de Francisco agendados para esse fim de semana "estão confirmados" e "não há motivo de preocupação", destacou o padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa vaticana. No Vaticano, asseguraram que se trata apenas de uma "indisposição", devida aos muitos compromissos e à agenda "densa", enquanto a sua equipe deixou vazar que Bergoglio estaria "muito cansado" e com uma forte dor de cabeça. Nada de alerta, mas muita decepção por parte dos fiéis, dos doentes, dos seus familiares e dos estudantes do Policlínico Universitário, do pessoal (dos dirigentes aos empregados mais humildes) e das autoridades (ao todo, cerca de 5.000 pessoas), que já estavam esperando Francisco na praça em frente à entrada principal, onde também já havia sido posicionado o "…

Papa fala de 'decadência moral' da humanidade

Imagem
domtotal.com Em entrevista, Francisco rejeita o rótulo de marxista e retoma preocupação com o aumento do desemprego.
Roma  – O papa concedeu entrevista ao jornal italiano 'Il Messaggero', publicada nesse domingo, na qual afirma que a atual crise é sinal de uma "decadência moral" e reafirma a prioridade aos pobres. "Estamos vivendo não tanto uma época de mudanças, mas uma mudança de época: trata-se, portanto, de uma mudança de cultura", referiu Francisco, para quem esta transformação "alimenta a decadência moral, não só na política mas também na vida financeira ou social".
O papa rejeita, como em ocasiões anteriores, o rótulo de "marxista", afirmando mesmo que "a bandeira dos pobres é cristã" e que os comunistas a "roubaram". “O que eu digo é que os comunistas nos roubaram a bandeira. A bandeira dos pobres é cristã. A pobreza está no centro do Evangelho. A pobreza no centro do Evangelho”, afirma Francisco. “Podemos ver …

Imigrantes morrem enquanto viajavam de barco perto da Itália

Imagem
Vítimas estavam amontoadas em uma parte estreita da embarcação. Navio de guerra italiano faz escolta do barco até o porto de Pozzallo. Da EFE Imigrantes são resgatados de barco que levava cerca de 600 pessoas na costa da Itália. Cerca de 30 morreram asfixiados (Foto: Marinha da Itália/AP)

O Papa Francisco recebe o rei Relipe VI e a rainha Letizia da Espanha nesta segunda-feira (30

Imagem
Francisco recebeu o rei e a rainha da espanha nesta segunda (30). Felipe VI contou ao Papa como foi a transição na coroa espanhola. Da EFE O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira os reis da Espanha com uma recepção cordial, na qual não faltaram as brincadeiras, e Felipe VI se despediu do pontífice "com a esperança de vê-lo na Espanha", após contar que a substituição na coroa foi "muito intensa", mas que viveu o processo "tranquilo". Antes de entrar na biblioteca particular do papa para a reunião, que durou cerca de 40 minutos, Dom Felipe se dirigiu ao papa para perguntar, sorrindo, "Os coroinhas antes?", em alusão à recente visita ao Vaticano dos reis Juan Carlos e Sofia, quando o pontífice, com a mesma expressão, disse para passarem antes dele. "Ah é, seu pai contou?", respondeu, sorrindo, o papa, antes de ceder a passagem a Felipe VI e à rainha Letizia.

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil