Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 20, 2018

Dois dedos de poesia

POR RAUL DREWNICK Gracinhas talvez graciosas Algumas frases às vezes me vêm e me asseguram que são poesia. As mais recentes estão aqui. O que vocês acham? Ajudem-me. +++++ MÁXIMO A melhor idade para um escritor é a posteridade.
A PIOR VÍTIMA Quem há de querer assaltar um poeta? Num bolso um filhote de estrela, no outro nenhum objeto, na mão um soneto incompleto.
IGUARIA No banquete do amor com avidez dentada a dentada toda nudez será castigada.
SEGREDO Eu sei de fonte segura que o amor não tem compaixão e a paixão não tem cura.
ESCÂNDALO Apesar dos esporros as rimas obstinam-se e engatam-se como cachorros.
MARCADOR Há no livro policial entre as páginas noventa e oito e noventa e nove não uma rosa mas uma mariposa outrora curiosa que não mais se move em sua precisa e definitiva pose mortal.
CERTIDÃO Morreremos de causas naturais: falência múltipla dos órgãos e fadiga dos materiais.
CICLOS Toda velha guarda se apresentou um dia como vanguarda.
TENTAÇÕES Fechar os olhos ao mundo fechar …

Campanha de vacinação contra H1N1 começa nesta sexta em todo o Ceará

A campanha de vacinação contra Influenza nos municípios cearenses foi antecipada para esta sexta-feira (20) e deve seguir até o 1º de junho. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a estimativa é que 2.286.637 de pessoas do grupo prioritários sejam imunizadas. Ainda conforme a pasta, o Ceará irá receber 29% das 17,2 milhões de doses que serão enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados até o dia 20 de abril. Ao todo, 30 mil profissionais foram mobilizados para atuar em 2.388 postos fixos, 1.100 postos volantes, 1.100 veículos terrestres durante a campanha. No estado, oito pessoas foram acometidas pela Influenza até o dia 14 de abril deste ano: sete para influenza A H1N1 e uma para influenza B. Desse total, três casos evoluíram para óbito, 60% maior do que os registrados em 2017. Já em nível nacional, foram 286 casos de influenza e 41 óbitos até o último dia 7 de abril. Desse total, 116 são do tipo H1N1 com 16 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde. Os grupos prioritár…

Crise mundial

Gonzaga Mota* Nosso objetivo é refletir sobre algumas questões que preocupam a opinião pública mundial em nossos dias. A ganância de determinados países motiva uma desconfiança que prejudica o entendimento, gerando desigualdades e desequilíbrios políticos, econômicos, sociais e culturais. Nessa linha de raciocínio, surgem a exploração desordenada dos recursos naturais não renováveis, a miséria crescente de milhões de pessoas, a corrida armamentista, a falta de solidariedade humana, a ausência de uma paz estável, dentre outros problemas. O radicalismo tem influenciado de forma negativa as alterações de comportamento e de organização social. Esses movimentos radicais não buscam soluções, mas modelos errôneos de comportamento. Não deveriam prevalecer a ambição pelo poder (em todos os seus aspectos), a falta de ideal, o fundamentalismo e o ódio. Por sua vez, conforme Norberto Bobbio, "A primeira grande distinção no universo das doutrinas políticas é a que contrapõe teorias idealistas…

Clássicos italianos de comédia e faroeste são exibidos na Vila das Artes

Cartaz da comédia "Parente é Serpente", outro selecionado para esta edição do cineclube O cinema italiano tem grandes ligações com os irmãos Lumierè - considerados inventores da sétima arte -, já que a cinematografia naquele país nasce quase junto à criação atribuída aos irmãos franceses, o cinematógrafo, registrados pela dupla em 1895. O primeiro filme italiano data de 1896, feito com a ajuda de operadores franceses trabalhando ao lado de operários italianos. Com oito anos de existência, o Cineclube 24 Quadros realiza sessões todas as sextas-feiras com temáticas distintas a cada mês, na Escola Pública Vila das Artes. Em abril, o espaço faz uma ode à cinematografia italiana. Com curadoria de Pierre Granjeiro, nesta sexta (20) o filme "Keoma", segue com a programação, às 18h30. O longa de 1976 se passa ao final da guerra civil americana. Na história, um pistoleiro mestiço, de nome Keoma, cansado de ganhar a vida como matador de aluguel, começa a refletir sobre sua v…

Brasil e Cuba além dos estereótipos

Projeto pensado para comemorar os 20 anos do Teatro Alfa pode conseguir um panorama interessante para além dos lugares-comuns de Havana. Omara Portuondo é uma das atrações do Conexão Brasil-Cuba. (Divulgação)
Cuba ainda é um mistério. Sua música, um dos mananciais mais criativos do mundo conforme apontou o trompetista Dizzy Gillespie, está só em parte revelada talvez por uma necessidade política. Desde os anos pós-revolução de 1959, quando os Castros tomam o poder, a ilha precisa ser vendida ao planeta e a música popular oficial, descontaminada dos imperialistas norte-americanos e dos europeus, assume o front. Muito do jazz, do rock e da música de câmara, mesmo a aprendida na academia, estariam fora dos radares.
Um projeto pensado para comemorar os 20 anos do Teatro Alfa, entre sexta, 20, e domingo, 22, pode conseguir um panorama interessante para além dos lugares-comuns de Havana. Idealizado pela curadora e diretora musical Myriam Taubkin, com cenografia e luz de Gabriel Fontes Paiva…

Lúcia das Crônicas de Nárnia existiu na vida real: Conheça sua impactante história

(ACI).- A rainha Lúcia é um dos personagens mais importantes da saga de fantasia ‘As Crônicas de Nárnia”, escrita por C.S. Lewis. Ela foi a primeira dos quatro irmãos Pevensie a descobrir o mundo de Nárnia, onde viveu aventuras incríveis. O que poucos sabem é que ela existiu na vida real: foi uma beata italiana que recebeu os estigmas. A personagem é inspirada na mística Lúcia de Nárnia. A tradução em inglês de Lúcia é Lucy; Narni é uma cidade localizada entre Assis e Roma, na Itália. O biógrafo de C.S. Lewis, Walter Hooper, explica que o escritor visitou Narni e como ele gostou do nome latino (Narnia), decidiu usá-lo para o seu mundo de fantasia. Assim como Lúcia de Nárnia acreditava em Aslan, o personagem do leão que pode ser entendido como uma representação de Cristo no livro, a Beata Lúcia foi uma menina muito piedosa, que tinha uma fé muito grande, que resistiu a várias adversidades que passou. Lúcia nasceu em Narni no final do século XV, em uma família nobre. Quando criança, de…

Comissão realiza seminário de prevenção ao álcool e outras drogas

No próximo dia 23 de abril, a Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-CE realizará o seminário “Prevenção ao Álcool e Outras Drogas”, a partir das 14h, na sede da Ordem. O evento é gratuito e aberto ao público. No encontro, serão realizadas três palestras acerca do tema e sobre a proibição do álcool nos estádios de futebol.
Na ocasião, as palestras serão ministradas pelo juíz da Vara da Infância e Adolescência, Manuel Clístenes; o médico psiquiatra, Fábio Gomes de Matos, e o promotor de Justiça e coordenador do NUDTOR, Edvando Elias de França. De acordo com a presidente da Comissão, Rossana Brasil Kopf, o seminário será importante para debater e discutir o uso do álcool por menores de idade. “Esse cenário vem crescendo nos país, independente da classe social desses menores de idade. É um problema que merece atenção e cuidado. Esse seminário é importante para os pais ficarem mais informados sobre essa temática”, explica. Na ocasião dez personalidades serão homenageadas por …