Postagens

Mostrando postagens de Novembro 30, 2016

Comissão mista aprova MP do Ensino Médio

Imagem
Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil A comissão mista criada no Senado para discutir a medida provisória que reestrutura o ensino médio aprovou, hoje (30), o parecer do relator, Pedro Chaves (PSC-MS). O relatório inclui artes e educação física entre as disciplinas obrigatórias para o ensino médio e prevê que os estudantes poderão escolher a área na qual vão se aprofundar já no início do curso. Após a votação, na Comissão Mista da Medida Provisória 746, o texto ainda deve passar pelos plenários da Câmara e do Senado até março do próximo ano. O relatório de Pedro Chaves foi apresentado ontem (29) e houve pedido de vista coletiva, o que adiou a votação do texto. Saiba MaisRelator inclui obrigatoriedade de artes e educação física no ensino médio O relatório também estabeleceu uma meta intermediária de ampliação da carga horária para pelo menos mil horas anuais no prazo máximo de cinco anos para todas as escolas do ensino médio. O texto amplia de 50% para 60% a composição do curriculum do e…

Livro retrata vida de ambientalista cearense

Imagem
Joaquim de Castro Feitosa idealizou e instituiu a Fundação Bernardo Feitosa, mantenedora do Museu Regional dos Inhamuns ( Foto: Divulgação ) A história do ambientalista Joaquim de Castro Feitosa chega, hoje, ao município de Tauá, sua cidade natal. O livro "Um tributo a Joaquim de Castro Feitosa: 100 anos" será apresentado na Praça Regional do Museu dos Inhamuns, às 19h. Lançado pela Fundação Bernardo Feitosa, a publicação é da Imprensa Universitária, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Organizado por sua filha, a geóloga Fátima Feitosa e Maria Salete Vale Farias, secretária da fundação, o livro reúne lembranças carinhosas de pessoas que conviveram com ele e, ao seu lado, lutaram pela defesa do meio ambiente. Também compila artigos escritos pelo homenageado e publicados nos jornais do Estado do Ceará. Entre os temas abordados, a maioria se tratava de denúncias em relação ao meio ambiente, como "Agropecuária fantástica, o algodão rouba o sangue da terra", "Açõe…

Lei eleva rodeio e vaquejada à condição de patrimônio cultural do Brasil

Imagem
por Estadão Conteúdo De acordo com o texto, consideram-se patrimônio cultural imaterial do Brasil o rodeio, a vaquejada e expressões decorrentes das atividades ( Foto: Divulgação ) O presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.364/2016, que eleva o rodeio e a vaquejada - e suas respectivas expressões artístico-culturais - à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial.  De acordo com o texto, consideram-se patrimônio cultural imaterial do Brasil o rodeio, a vaquejada e expressões decorrentes, como: "montarias; provas de laço; apartação; bulldog; provas de rédeas; provas dos Três Tambores, Team Penning e Work Penning; paleteadas; e outras provas típicas, tais como Queima do Alho e concurso do berrante, bem como apresentações folclóricas e de músicas de raiz". A nova lei está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 30.

Mulher de Domingos Montagner se emociona ao receber prêmio do marido

Imagem
Giselle de Almeida e Marcela Ribeiro Do UOL, no Rio Wallace Barbosa e Marcello Sá Barretto / AgNews 29.nov.2016 - Luciana, mulher de Domingos Montagner, recebe prêmio do marido, que venceu na categoria Melhor Ator Em um dia marcado por grande tristeza pela tragédia com o acidente de avião com a equipe da Chapecoense, que chocou todo o país, muitos artistas lamentaram o ocorrido no Prêmio Extra de Televisão, nesta terça-feira (29) no Rio de Janeiro. "Velho Chico" foi a campeã em prêmios e levou cinco deles. E foi quando Domingos Montagner venceu na categoria Melhor Ator que a emoção falou mais alto. Luciana, a viúva do ator, esteve no local e não conteve as lágrimas ao subir no palco. "Peço desculpas pela fala trêmula, mas é muito emocionante estar aqui o representando. É muito talento, criatividade, dedicação, empenho, trabalho, muitos anos de batalha. Domingos não foi só um grande ator, mas um pai dedicado, amoroso, um grande companheiro. Este reconhecimento não é só …

Brasileiros planejam realizar a 1ª missão espacial sul-americana até a Lua

Imagem
grupo de brasileiros tenta viabilizar o envio da primeira sonda sul-americana até a Lua, colocando-a na órbita de nosso satélite natural -- não haverá pouso por lá, portanto. Seria a primeira vez que estudiosos do Brasil realizariam uma missão além da órbita terrestre, de acordo com os organizadores. A previsão, se tudo der certo, é que o nanossatélite (um pequeno satélite não tripulado) seja lançado até dezembro de 2020. A missão foi batizada de “Garatéa-L”, que significa “Busca Vidas” em tupi-guarani, e conta, por meio de empresas britânicas, com a parceria da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial do Reino Unido (UK Space Agency). Esta deverá ser a primeira missão comercial de espaço profundo (além da órbita da Terra) dessas agências - chamada de Pathfinder. Dentro do foguete que será lançado - o indiano PSLV-C11 - cinco pequenos satélites serão enviadas à Lua, entre eles, o brasileiro. O mesmo foguete indiano enviou com sucesso a missão Chandrayaan-1 para a lua, em 20…

Teste de nova vacina experimental contra a aids renova esperança

Imagem
A África do Sul lançará na quarta-feira um ensaio clínico de envergadura inédita para testar uma vacina experimental contra a Aids, depois de 30 anos de esforços em vão. Pela primeira vez desde a identificação do vírus, em 1983, os cientistas acreditam ter encontrado um estudo promissor. Batizado HVTN 702, o estudo, que começará na quarta-feira, envolverá durante quatro anos mais de 5.400 voluntários, homens e mulheres sexualmente ativos de entre 18 e 35 anos, em 15 locais distribuídos por todo o território sul-africano. Este ensaio clínico, um dos mais importantes já realizados, reaviva a esperança da comunidade científica. "Se for utilizada ao mesmo tempo que os métodos de prevenção com eficácia comprovada que já estamos usando, uma vacina segura e eficaz poderia ser o golpe de misericórdia contra o HIV", afirmou Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) dos Estados Unidos. "Até mesmo uma vacina moderadamente eficaz reduzir…

SIM São Paulo retorna com atrações para fãs e profissionais

Imagem
A Semana Internacional de Música chega à sua nova edição ao encontrar um modelo para seguir. A SIM São Paulo, quatro anos depois, está em uma posição favorável. Estabeleceu-se como uma convenção de música capaz de atrair profissionais do mercado e interessados em mergulhar na indústria - com 42 painéis, 8 workshops e 27 shows cases gratuitos -, ao mesmo tempo que se aproxima do público consumidor de música, ao vivo ou nas telonas. 
Não é um acaso o carro-chefe, no universo popular, ser a presença de bons documentários sobre música na Mostra Audiovisual. Encontrar o grande público, principalmente com o caso do filme Oasis: Supersonic, é fundamental para estabelecer uma ligação entre a SIM e a massa. Curiosos e fãs da banda dos irmãos Gallagher certamente lotarão as duas sessões de entrada gratuita, às 15h e 17h do dia 10 de dezembro, no Centro Cultural São Paulo. Quem é mais interessado em pesquisa, ainda terá a chance de assistir a Xingu Cariri Caruaru Carioca, vencedor do festival In…

Lúcia das Crônicas de Nárnia existiu na vida real: Conheça sua impactante história

Imagem
(ACI).- A rainha Lúcia é um dos personagens mais importantes da saga de fantasia ‘As Crônicas de Nárnia”, escrita por C.S. Lewis. Ela foi a primeira dos quatro irmãos Pevensie a descobrir o mundo de Nárnia, onde viveu aventuras incríveis. O que poucos sabem é que ela existiu na vida real: foi uma beata italiana que recebeu os estigmas. A personagem é inspirada na mística Lúcia de Nárnia. A tradução em inglês de Lúcia é Lucy; Narni é uma cidade localizada entre Assis e Roma, na Itália. O biógrafo de C.S. Lewis, Walter Hooper, explica que o escritor visitou Narni e como ele gostou do nome latino (Narnia), decidiu usá-lo para o seu mundo de fantasia. Assim como Lúcia de Nárnia acreditava em Aslan, o personagem do leão que pode ser entendido como uma representação de Cristo no livro, a Beata Lúcia foi uma menina muito piedosa, que tinha uma fé muito grande, que resistiu as várias adversidades que passou. Lúcia nasceu em Narni no final do século XV, em uma família nobre. Quando criança, d…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

VIVENDO E APRENDENDO

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599